domingo, 23 de setembro de 2018

Desemprego! Que providências poderão ser tomadas para Minimizar a Situação?

São várias as atitudes que nossos Gestores e Governantes poderiam tomar para a criação de Empregos e com isso, resgatar a Dignidade e Cidadania de muitas Famílias que estão com vários de seus entes queridos desempregados.

Quais seriam essas Providências?

01) Incentivar novamente a Construção Civil. tanto na construção de novas moradias bem como na reforma de milhares de prédios antigos que estão abandonados (principalmente na Região Central de várias cidades), prédios em que a Construtora faliu ou deixou apenas o esqueleto de  edifícios em várias cidades. Exemplo: Campinas tem alguns prédios inacabados. Tanto em obras grandes ou em pequenas reformas em residências, o comércio vende mais, a indústria produz mais, o governo arrecada mais e muitas pessoas conseguem um emprego.

02) Saneamento Básico: Construção de Estações de Tratamento de Água e Esgoto, Coleta Seletiva do Lixo, Aterros Sanitários.
Acabar de vez como os Lixões a Céu Aberto; existe uma Lei (12305/2010), mas muitos municípios continuam despejando o Lixo em locais inapropriados onde as pessoas carentes se misturam com os Urubus, Ratos, Cobras, insetos e outros animais para ver se conseguem algumas coisas e vender pra Reciclagem. Os lençóis subterrâneos ficam contaminados com a penetração do chorume no subsolo.

O que se vê é o surgimento de várias doenças nessas pessoas (de Pele, Intestinais, Respiratórias, etc).
Lixão a Céu aberto - Agência Brasil; foto copiada da Internet só para ilustrar o texto.

A foto abaixo de um Aterro Sanitário (Pensamento Verde) foi copiada para ilustração do Texto.É colocado um plástico preto para evitar o Vazamento do Chorume e depois o lixo é coberto com Terra para evitar o mau cheiro e presença de pessoas e animais. O Chorume (líquido escuro) vai para um tanque e é tratado.


03) Agricultura Familiar; Conversar com as famílias que moram em áreas de Risco (Encostas de Morros, Comunidades, Palafitas, Beira de córregos poluídos) e oferecer moradias em vários Estados, que tem terras ótimas para o plantio e colheitas; mas tem que ser feito um planejamento e oferecer a essas famílias uma Moradia decente com Saneamento Básico, Postos de Saúde, Escolas Rurais, Transporte, Mini mercados e locais para o Lazer. Poderiam vender o que produziriam e viver muito melhor. Com água tratada, esgoto canalizado e tratado em pequenas estações, muitas doenças seriam evitadas. Com horta Orgânica, a alimentação seria muito mais saudável.

Importante: Depois de Organizados, os pequenos e médios agricultores poderão se reunir em uma Cooperativa; isso facilitará o escoamento dos seus produtos.

Foto copiada da Internet- Agência Brasil-EBC- só para ilustração do Texto.

04) Fazer PPP ( Parcerias Públicas Privadas) para a limpeza dos Mananciais ( Rios, Córregos, Ribeirões, Lagoas e outros) que estão poluídos e sem vida aquática. Também criará empregos.

Importante: Todo o esgoto coletado nas redes devem ir para uma estação de Tratamento e não para os rios e córregos como  ainda acontece atualmente em vários lugares.

Construir Estações de Tratamento de Esgoto em todas as cidades, evitando o que vemos sempre em Reportagens; Poluição dos Rios Tietê e Pinheiros e das águas da Baía do Guanabara, de ribeirões e córregos que cortam as cidades de todo o País.

Campinas: Cidade exemplar no Saneamento Básico. A empresa Sanasa está entre as 10 melhores do Brasil.


Nenhum comentário: