quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

TRILHAS Na Mata - Quais os cuidados que devemos ter?

Ultimamente temos visto e ouvido várias notícias na Mídia (TV, Rádio, Jornal, Revistas), sobre acontecimentos que ocorrem com pessoas aventureiras que saem para caminhar em trilhas nas matas sem um GUIA especializado e com mais acompanhantes. Algumas mortes ocorreram; por isso é melhor se Prevenir.

Muitos ficam maravilhados com o que o Brasil tem de bonito nas Matas (em todos os estados) e se aventuram a ir sozinhos, sem planejar o roteiro e o  que pretendem fazer.

Existem muitas orientações para quem quer fazer trilha; mas nunca você deve ir sozinho ou com alguém que não conhece nada do local.

Abaixo, fiz uma pesquisa e coloquei algumas dicas para quem quer fazer trilhas na Mata, passar por Cavernas, beira de rios, etc.

01) Fazer um Roteiro com um desenho dos locais que pretende passar na sua caminhada.
02) Ter sempre ao seu lado um Guia preparado e que conhece os locais por onde pretendem passar.
03) Converse com amigos que já fizeram essa trilha; isso ajudará no Planejamento do seu Roteiro.
04) Nunca vá sozinho ou com alguém que não seja de confiança.
05) Sempre se preparar  com roupas e demais acessórios adequados para esse tipo de lazer.
06) Verifique as previsões Meteorológicas; vai chover, vai fazer frio, vai estar muito ensolarado?
07) Avise seus familiares e amigos, indicando onde você vai!
08) Muitos que já fizeram a mesma trilha, tiveram surpresas ao refazê-la.
09) Cuidado com pessoas que não fazem parte do seu grupo e ficam sabendo dos comentários sobre aonde vocês pretender caminhar. Infelizmente temos pessoas que ficam sempre observando o que os turistas estão fazendo.
10) Verifique se seu celular e de seus amigos está com a bateria carregada e se informe se no meio da mata ou da trilha tem sinal.
11) Não se apavore se você se perder do grupo; Pare, pense e não se desespere; procure ver o roteiro combinado e combine um modo de se comunicar com o restante da turma.
12) Se pretende voltar pelo mesmo caminho, você e seus amigos devem marcar bem o lugar; isso facilita o retorno.
13) Tenha sempre em mãos um manual de primeiros socorros e uma caixa de medicamentos, gaze, esparadrapo, pomada para picada de insetos e outros.
14) Se tiver que atravessar um pequeno córrego, pegue uma Vara e meça a profundidade.
15) Respeite sempre os colegas que tem mais dificuldade de caminhar e não acelere seus passos, deixando-os para trás.
16) Tenha sempre na mochila algum tipo de alimento e água.
17) Cuidado com animais Peçonhentos e Carnívoros. Uma bota, tênis cano alto, calça clara, ajuda na sua caminhada. A Calça branca facilita você verificar se tem algum carrapato na sua roupa, principalmente o ESTRELA, presente nas Capivaras e outros animais.
18) Use repelente para mosquitos.
19) Vacina contra a Febre Amarela; importante se vacinar 10 dias antes de entrar na Mata.
20) Se pretendem acampar e passar a noite com a Turma, tenha em mãos uma Barraca de qualidade e procure proteger o local para evitar a presença de animais que tem hábito noturno e se acender uma Fogueira tenha o cuidado de não montá-la e acende-la muito perto do grupo ou perto de muito material seco, pois poderá provocar um incêndio na mata ou também alguém sofrer queimaduras.
Obs: Na Internet tem vários sites que explicam bem o que fazer se quiser fazer uma trilha. Pesquise sempre antes de se aventurar. 

Nenhum comentário: