segunda-feira, 23 de outubro de 2023

CBF , CLUBES, Dirigentes ! FUTEBOL BRASILEIRO - O QUE PODERIA SER FEITO PARA VOLTAR A MOSTRAR SUA FORÇA E QUALIDADE???????? Será que mudar o modo de Pensar e Administrar Ajuda?

São Vários Pontos de Interrogação sobre a situação de queda e qualidade do futebol brasileiro do começo do século 21 até esse ano de 2023.

A Tríade, usada por Pestalozzi, poderá fazer as mudanças acontecerem. Pestalozzi, educador Suiço dizia os seus Ensinamentos: Temos que "Sentir, Pensar e Agir"! 

Quem foi  Pestalozzi ?Johann Heinrich Pestalozzi (Zurique12 de janeiro de 1746 — Brugg17 de fevereiro de 1827), 81 anos, foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Wikipedia. Alan Kardec foi um dos seus discípulos.

Algumas situações comentadas na Mídia tem sentido; não há renovação de valores e pouco investimento na base. Parece que a preocupação maior, devido a altas despesas de alguns clubes, formar um bom jogador e vender o seu passe para clubes do Exterior e não pensar de montar um time de qualidade e trazer novamente à tona bons jogos de futebol.

Os principais comentários que vimos na Mídia tem sentido; vejamos alguns:

01- Alguns  jogadores ganham muito (por seus méritos), outros ganham bem mas a maioria ganha  pouco (embora deixam em dúvida a qualidade técnica, preparo físico ou outro problema ; ao contrário das décadas de 1970 -1980, onde muitos jogadores jogavam muito e ganhavam pouco na época por falta de patrocínio e outros ; tinham amor ao clube  e as torcidas assistiam grandes jogos.  Se você é jovem e conversar com alguém da época, com certeza, vão citar vários nomes de grandes jogadores nessas décadas citadas acima.

02) Falta de treinamento de faltas e pênaltis depois dos exercicios do dia, com o técnico e preparador físico do time. Antigamente tínhamos muitos jogadores que ficavam treinando falta depois dos exercícios do dia.

03) Os jogadores atualmente tem empresários e advogados que cuidam da sua parte financeira e mudança de clube; o que é normal no mundo atual. Mas a cabeça do jogador como fica? Pensa no Clube ou na parte financeira? a carreira de jogador não é longa e ele quer fazer o seu "Pé de Meia", como se fala sempre!

04) Muitos atletas saem de uma situação de vida difícil da família e querem crescer para promover uma condição de vida melhor para todos os seus familiares. Mas, talvez a falta de orientação de um profissional especializado, alguns, logo que ganham uma boa grana, pensam em ter carro de luxo do ano, atividades extra-campo de diversão e entretenimento que não tinham antes e que poderia levá-los a uma situação complicada no seguimento de sua carreira.

05) Muitos que se dedicam e são exigidos físicamente podem se contundir e desfalcar o seu time por dias e meses. Cada jogador tem um limite e os clubes tem pessoal especializado para monitorar o anotar o limite  de esforço que cada atleta tem.

06) Situações Extra-Campo - Festas e outros eventos que podem prejudicar a performance e condições físicas de alguns jogadores. Alguns precisam de orientação para não cair em armadilhas de aplicação financeira (como a Mídia noticiou) e pensar que o clube que trabalha tem seus objetivos também.

07) Seleção Brasileira; Como se comentou que na próxima Copa, até 7 times dos 10 sulamericanos podem participar, por que não fazer a Renovação da Seleção, colocando a maioria dos jogadores novos de 20 a24 anos, que estão se destacando nos seus clubes e 2 a 3 jogadores mais  velhos e tarimbados para ajudar no emocional dos mais novos.

08) Em tempo; Jogadores que se destacaram nos últimos 10 anos (por exemplo) e jogam no Exterior ganhando altos salários, devem dar lugar aos mais jovens para que eles cresçam e tenham também um futuro promissor.

09) Despesas dos Clubes: Contratações mal feitas, altos salários, atrasos nos pagamentos, como se comenta sempre na Mídia, tem feito com que a qualidade do futebol caia; cada jogador tem suas despesas e a conversa de que quando entra em Campo com Salários atrasados ele esquece disso, pode não ser verdadeira. Cada clube tem que se adaptar e contratar jogadores ou usar os da base com valores salariais que poderá pagar, dentro das Receitas diversas que poderá entrar. Não tem sentido o clube ter uma previsão de renda anual de R$10  milhões , por exemplo, e assumir divida de 15 milhões! onde ele vai conseguir o que falta para cumprir os compromissos do Clube.

10) Sugestões e Solução dadas por especialistas; investir na garotada e jovens da Base, formar uma equipe competitiva, com vontade de jogar, se dedicar ao clube e honrar a camisa que veste no momento.
FIM

Nenhum comentário: