sábado, 6 de janeiro de 2024

MATEMÁTICA FINANCEIRA - A Falta que FAZ na Educação, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Precisamos Aumentar o Nº de Escolas e Professores Preparados para, desde cedo e Progressivamente, desde o Fundamental I, a ensinar e Explicar para os Alunos a Importância da Educação Financeira para que na Idade Adulta saiba fazer as Operações Básicas, Aprender Corretamente sobre PORCENTAGEM, Medidas, Quantidades,Valores Comparativos, Desconto em Promoções de Lojas e Supermercados (por exemplo), para não cair em "Pegadinhas" ou outro tipo de "ilusão" Matemática dos Preços.

Os Pais devem ensinar aos seus filhos a Importância do Controle das Mesadas que recebem, desde pequeno. Explicar o que é Poupar e quanto pode Gastar!

Coisas que Acontecem no Cotidiano:

Observando as Pessoas fazendo compras em Supermercados, Atacadistas ou não, notamos que:

01) Mesmo tendo em mãos o Celular para se comunicar , deveriam também usá-lo para fazer as contas e comparação de preços dos Produtos que está comprando para não cair em "Armadilhas". Exemplos:


a) Papel Higiênico; Existem várias Marcas, qualidades diferentes e também metragem diferentes. O Comprador, com a Calculadora do Celular na Mão pode dividir o Valor pela quantidade de Rolos que tem na Embalagem, com a mesma metragem de 30 m.
Algumas empresas fabricam papéis com folhas duplas ou Triplas.Tem Pacotes de 4 rolos, 12, 16, 24 e outras quantidades. Muitas vezes, levando 2 pacotes de 12 rolos, sai mais barato do que levar um de 24 rolos; isso se deve ao Estoque da Empresa, compras em quantidade da embalagem menor, com preço bom. Por isso, pegue a Calculadora, divida o valor pela quantidade de Rolos e compare os preços nas 2 embalagens.

02) Azeite; Além de pesquisar as Marcas que passaram no Teste da "PROTESTE".Org., verifique a quantidade na embalagem; alguns fabricantes estão diminuindo a quantidade de 500 ml para 450 ml e 400 ml, sem baixar o preço de maneira Proporcional. Cuidado com azeites falsos que tem misturas com outros tipos de Oleos para poder vender mais barato; e pode fazer mal à sua Saúde.  A Relação dos Azeites Aprovados e os Falsos estão no Site da Proteste.Org. Consulte!

03) Bolachas, Biscoitos, Chocolates e Bombons:  Também Houve mudança significativa na Quantidade e Peso dentro das Embalagens. O preço não caiu Proporcionalmente.

Vamos prestar mais Atenção nas Compras; vamos melhorar nossa Matemática Financeira. Fim.



Nenhum comentário: