sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

SAÚDE - A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR BEM FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS! Sempre Alerta!

Alguns cuidados IMPORTANTES temos que ter antes de Consumir, Frutas, Legumes e Verduras, para evitar vários tipos de doenças provocadas por Vírus, Bactérias, Fungos e Protozoários e Vermes.

Exemplo Perigoso: Noticia no G1 - Internet - 11-01-2024 - Abaixo.

Por g1 Santos  

01) Higienização de FrutasDepois da compra, quando chegar em casa, antes de Guardar na Geladeira ou colocar na Fruteira, lavar bem em água corrente primeiro e depois coloque em uma bacia com água e hipoclorito de sódio. Copiei e colei da Internet  a explicação abaixo, colocando em itálico.

"Uma colher de hipoclorito de sódio (a famosa água sanitária) diluída em um litro de água é o suficiente para higienizar as frutas. Deixe as bananas, ainda nas pencas, mergulhadas na solução entre dez a quinze minutos, enxague e guarde-as logo depois, sem secar".8 de nov. de 2021

Algumas pessoas costumam também higienizar, lavando bem primeiro e depois colocando uma colher de Bicarbonato de Sódio num litro de água e  deixar de molho 15 minutos. Nunca pegue uma fruta que cai no chão (goiaba, manga, maçã, etc) e coma sem lavar  bem primeiro.


02) LEGUMES: Lavar bem em água Corrente e depois colocar numa vasilha com 2 litros de água e 1 colher de Hipoclorito de Sódio; deixar de Molho por 10 a 15 minutos e lavar novamente em água corrente; enxugar ou deixar secar numa vasilha com pano de prato seco e limpo. Depois de seco, pode ser enrolado num filme de PVC e guardar na Geladeira. O filme protege, evita humidade e o legume tem maior durabilidade sem perder seus Nutrientes. Algumas pessoas usam também Bicarbonato de Sódio ou VINAGRE  dissolvido na água e deixam de molho por 10 a 15 minutos. Lavam novamnte em água corrente e secam para guardar ou usar. Exemplos: Tomate, Berinjela, Pimentão, Pepino, Abobrinha,etc).


03) VERDURAS: Alface, Almeirão, Couve, Chicória (Escarola) e outras folhas verdes, devemos ter o cuidado de tirar as folhas de fora (por ter mais agrotóxicos) e mesmo as orgânicas que podem ter algum tipo de agente (bactérias, ovos e vermes,etc). Lavar primeiro em água corrente (folha por folha) e depois deixar de molho (10 a 15 minutos) em bacia com 2 litros de água e 1 colher de Hipoclorito de Sódio; podendo usar também o Bicarbonato de Sódio ou Vinagre. Depois, lavar novamente em água Corrente, deixar secar e colocar na SALADA . Perigo; Pode ter ovos de Vermes da Lombriga (Áscaris Lumbricóides), Bactérias , Ameba (Amebíase) ou Giárdia Lâmbia (Giardíase).


Obs: Não esqueça de lavar bem as mãos antes de fazer a Higienização dos Alimentos. Importante também, quando for aos Supermercados, lavar as mãos depois de escolher , pesar ou embalar algum alimento. A Maioria tem lavatório para você higienizar a mãos. Todos os clentes mexem, você pode sujar as mãos com algum legume ou fruta estragados nas bancadas e contaminá-las.


Nenhum comentário: