sábado, 28 de janeiro de 2017

Nomes Científicos de Plantas e Animais- Carl Von Linné.

Foi o Botânico, Zoólogo e Médico sueco Carl Nilsson Linnaeus (Carl Von Linné) ou em português Carlos Lineu (1707/1778), que criou a Nomenclatura Binomial e Classificação Científica dos Seres Vivos, usando uma língua extinta (o Latim), para denominar os nomes das Plantas e Animais, usando a Letra Maiúscula para o Gênero e minúscula para a espécie. A escrita é feita usando a letra em Itálico. Essa nomenclatura é usada mundialmente.

Alguns exemplos:

a) Homem: Homo sapiens.
b) Mosquito da Dengue: Aedes aegypti.
c) Milho: Zea mays.
d) Abelha: Apis melífera.
e) Asno: Equus asinus.
f) Bacilo do Tifo: Salmonella tiphosa.
g) Cão: Canis familiaris.
h) Cascavel: Crotalus durissus.
i) Lombriga: Ascaris lumbricóides.
j) Lula: Loligo brasiliensis.
k) Pulga: Pulex irritans.
l) Arnica: Arnica montana.
m) Abacaxi: Ananas comosus.
n) Alce: Alces alce.
o) Amoreira: Morus nigra.
p) Anis; Pinpinella anisus.
q) Aveia: Avena sativa.
r) Bananeira: Musa paradísiaca.
s) Carneiro: Ovis aries.
t) Cacto: Cactus spp.
u) Dourado (peixe): Salminus spp.
v) Polvo: Octopus spp.
x) Rato: Ratus ratus.
y) Tomateiro: Lycopersicum esculetum.
z) Rúcula: Eruca sativa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Febre Amarela Urbana Erradicada Poderá Voltar?

A Febre Amarela Urbana (erradicada em 1942), provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti  poderá voltar caso pessoas picadas em áreas silvestres (mata fechada, beira de rios) pelo mosquito Haemagogus, sejam picadas nas áreas urbanas pelo transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chycungunia. Com isso a fêmea do  Aedes passa a ter na sua saliva o vírus da Febre Amarela; ao picar outra pessoa poderá passar o vírus .
Obs: O nome científico do mosquito é escrito em Latim (língua extinta), com o gênero e espécie do ser vivo, sendo letra Maiúscula para o Gênero e minúscula para a espécie, com estilo de letra Itálico.

A solução ainda é Vacinar as pessoas que moram nas áreas de mata e nas cidades que tem o surto da doença; são necessários 10 dias, depois da Vacinação, para que o corpo fabrique anticorpos.

As pessoas que pretendem viajar para regiões que tem mata e para as cidades que estão tendo o surto da doença devem se prevenir  e  vacinar com antecedência. 


As 2 fotos abaixo foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.




terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PET: Cocô e Xixi de Cachorros nas Calçadas e Gramados.

Infelizmente, voltei ao assunto; Ter um cachorro é muito legal; a maioria cuida bem deles mas, ao sair para passear com o mesmo, muitas pessoas não coletam as fezes e quando coletam deixam um saquinho perto de uma árvore ou na beira dos muros ou grades.

Muitos fazem xixi nos postes ou muros; nos postes temos tubos galvanizados que com o tempo ficam corroídos pela umidade e também pelo efeito dos componentes do xixi do cachorro.

Seria importante que as lojas que vendem produtos para cachorros e outros animais, fizessem um folheto e entregasse aos clientes pedindo a colaboração para ajudar a manter nossa cidade limpa.

Observando o comportamento de alguns cachorros, percebi que eles não defecam e nem fazem xixi num tipo de planta que tem uma florzinha amarela (foto abaixo). Não sei se é o odor da flor que o afasta da planta. O nome dessa planta é Grama Amendoim.


No final do texto coloquei algumas fotos com fezes de cachorros.

01) Cachorros (Cães).

Em 14/04/2010, foi sancionada pelo então prefeito de Campinas, Dr. Helio de Oliveira Santos, a Lei 13822/2010 que regulamenta a questão da coleta de fezes de animais nas calçadas, praças, ruas e avenidas de Campinas, com multa para quem não coletar as fezes do seu animal, caso não coloque em saco plástico e em local adequado. Lamentavelmente é uma Lei difícil de ser aplicada porque fica inviável a prefeitura ter centenas de fiscais para multar as pessoas que não a cumpre. Querer que um cidadão campineiro fotografe e envie a foto para a prefeitura,  indicando quem deixou as fezes nas calçadas é deveras complicado; se for seu vizinho ou conhecido, você pode até conversar com o mesmo e pedir a colaboração para manter o ambiente limpo. É só a prefeitura  de Campinas colocar alguns fiscais nas ruas do centro e adjacências, multar as pessoas que insistem em não coletar as fezes dos seus cães, que a situação poderá minimizar.

01) Rua Irmã Serafina- Campinas-SP - ao lado da Cúria Metropolitana. Cocô na grama.

02) Rua Dr. Quirino.

03) Rua Dr. Quirino

 04) Rua Uruguaiana.

05) Rua Lusitana

06) Rua Irmã Serafina




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Calçadas; Falta de Conservação e Tampões de Ferro Fundido.

Além da péssima situação das Calçadas em várias Ruas e Avenidas  da cidade de Campinas, com inclinação, buracos, matos e outros, quem as utiliza tem que tomar cuidado, principalmente nessa época de chuvas, com os tampões de ferro fundido de várias empresas, que ocupam espaço nas calçadas e podem ser causadores de acidentes.Importante: Evitar pisar nesses tampões, mesmo estando nivelados.

Fotos de algumas calçadas:
01)Calçada nova na Av. Francisco Glicério - Campinas
Ponto de Táxi no Largo do Pará.
                          

                          



Calçada na Av. Aquidabã - Prejudicada pelas raízes de uma árvore.

Idem: Aquidabã - Árvore: raízes levantam o cimentado.

Calçada na Rua Lusitana- Campinas- SP


Calçada na Rua Irmã Serafina- Campinas-SP




TAMPÕES DIVERSOS:
São tampões de empresas de Telefonia, da CPFL, dos Registros de Água para Incêndio, do Departamento de Água e Esgoto (Sanasa e alguns antigos da era DAE) , da Internet e TV a cabo, e alguns pequenos, como da empresa de Gás e algumas tampas de inspeção. Quando molhados ficam escorregadios.Nas calçadas largas fica fácil evitar pisar nos tampões quando estão molhados; mas nas calçadas estreitas temos que ter mais cuidado e desviar deles(se possível).

Tirei fotos de vários tipos de tampões e publiquei abaixo:
 
As 2 fotos acima foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.

As fotos abaixo foram tiradas por mim em vários locais de Campinas.
















Obs: Sem a tampa de inspeção, colocaram massa com cimento no buraco.

 Obs: Sem a tampa de ferro fundido, foram colocadas tábuas para tapar o buraco;cimentado em volta.

A tampa de plástico quebrou e ficou o buraco na inspeção.

Antigamente eram colocadas tampa de inspeção de metal.

Calçada cimentada e tampa de inspeção.

Calçadas com problemas na conservação.

Tampas de plástico para inspeção (Frágil)-muitas quebradas em vária calçadas.

Calçada toda irregular e com tampão de ferro pequeno.

Esse  tipo de tampão é um dos mais perigosos.(Calçada estreita); se estiver molhado, os pedestres podem escorregar e se machucar.


Sugestão: Verificar a possibilidade de se colocar algum tipo de fita adesiva antiderrapante sobre os mesmos ou Lixar para deixar mais aderente ao pisar; os frisos que tem nos mesmos já estão muito lisos e os escorregões são inevitáveis; nem sempre dá para evitar de pisar nesses tampões (principalmente nas calçadas mais estreitas).

sábado, 14 de janeiro de 2017

Arena Multiuso para Ponte Preta e Guarani

Bom dia a todos leitores que acompanham as publicações no meu BLOG!

Resolvi copiar e colar a publicação feita no Correio do Leitor de 26/12/2012, sobre a construção de uma Arena de Futebol Multiuso para ser usada pelos  times de Campinas.

Numa situação difícil em passa o país e as dificuldades da maioria dos times de futebol em honrar seus compromissos, pagando em dia todas as pessoas que fazem parte da agremiação, recolher os impostos federais que estão em atraso, para que construir 2 novos estádios de futebol?

Poderia ser construída uma Arena Multiuso Municipal para os clubes de Campinas, com revezamento no seu uso e a prefeitura receberia um aluguel em cada partida realizada (com porcentagem a ser definida entre as partes) e uma Taxa de Manutenção Mensal. Como escrevi, no Correio do Leitor, a parte de baixo das arquibancadas poderia ser utilizadas para salas de aula e creche. Poderia também ser usada para Shows desde que se faça uma boa proteção do Gramado. Como foi colocado no texto publicado no jornal, teria um grande estacionamento com seguro e seguranças. Entradas e Saídas deverão ser separadas evitar encontro das torcidas.

É importante deixar as vaidades de lado, pensar e agir, para termos uma boa gestão das partes envolvidas.
Temos, como bom exemplo, o estádio da Univates (Taquari/RS) que, além do campo de futebol, tem pista para prática de atletismo e salas de aula embaixo da arquibancada.Vocês podem conferir consultando UNIVATES.

Alcinio Daher
Professor, Campinas

Seria muito importante a construção de uma arena multiuso para os dois clubes de Campinas utilizarem, mas o local apropriado, creio eu, seria perto do Aeroporto de Viracopos, na Rodovia Santos Dumont, perto da Rodovia dos Bandeirantes. Por que isso? Além de facilitar a locomoção dos times de Campinas e dos que vem jogar aqui, facilitaria também o trabalho da Polícia Militar na prevenção. Os dois estádios, nos lugares que estão, muito populosos, sem estacionamento, com trânsito intenso, não têm condições de receber grandes jogos. Além da arena, estacionamento fechado, poderiam ser construídos dois centros de treinamento e a parte de baixo das arquibancadas poderia ser utilizada como escola ou creche pelos moradores dos bairros próximos. (...)
Correio Popular 26/12/2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Supermercados: Os cuidados com a data de validade dos produtos e com as possíveis diferenças de preços entre o que está na Gôndola e os que aparecem no monitor do Caixa!

01) Validade  dos produtos:

Preste bastante atenção na Validade dos produtos: Normalmente são misturados na Gôndola produtos com diferentes datas de validade; observe bem e escolha o de validade mais longa.

Muitas vezes, os Supermercados, fazem promoções de produtos perto do vencimento; aí é você que decide: se vai usar logo, compensa comprá-lo, caso contrário não é vantagem. Assim mesmo. é importante verificar se os preços estão bem mais baixos mesmo.



02) Diferença entre o preço colocado na Gôndola e o que está no Monitor do caixa.

Nós, consumidores, devemos continuar atentos ao fazer nossas compras em Supermercados; infelizmente muitas vezes os preços, de alguns produtos, são mudados no sistema e na gôndola permanece o preço anterior, que na sua maioria é menor do que vai aparecer no monitor dos caixas, quando você está passando as mercadorias.
Por isso, preste atenção no preço da Gôndola e no preço que aparece na tela do monitor.
Vale o preço da Gôndola e você deve exigir o desconto ou a devolução do valor pago a maior.

Sugestão: Srs. Gerentes ou funcionários responsáveis pelas alterações nos preços das mercadorias; Mudem os preços com o Supermercado fechado, tanto no computador como nas Gôndolas.

sábado, 31 de dezembro de 2016

2017! Que todos nós tenhamos um ótimo ano! Vamos Resgatar os Valores Humanos.

Que, em 2017, tenhamos um ano bem melhor que tivemos em 2016; e que os Valores Humanos, deixados de lado, sejam resgatados e a convivência entre os povos sejam melhoradas.

Vamos preservar o Meio Ambiente, diminuindo a Poluição, evitando o Desmatamento e as Queimadas. Vamos repor as Matas Ciliares dos nossos Mananciais. A Vida no Planeta Terra depende de atitudes corretas e coerentes. Sejamos mais participativos, cobrando dos políticos, eleitos por nós, atitudes corretas e projetos que atendam aos anseios de toda população.

Vamos ler e repensar quais dos valores humanos abaixo não foram observados e respeitados:

a) Fé.
b) Perseverança.
c) Honestidade.
d) Respeito.
e) União.
f) Amizade.
g) Sinceridade.
h) Responsabilidade.
i) Harmonia.
j) Atenção Prioritária à Saúde e Educação.
k) Maleabilidade.
l)  Ética.
m) Moral.
n) Disciplina.
o) Valor da Vida.
p) Bondade.
q) Amor ao próximo.
r) Reflexão.
s) Pontualidade.
t) Trabalho.
u) Moradia digna para quem não tem.
v) Disciplina.
x) Compaixão.
y) Coragem.
z) Lealdade.
Desejo, de coração, um Feliz e Próspero 2017 para todos!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Natal

Natal
Alcínio S.Daher
Professor, Campinas
A palavra Natal significa nascimento e o Natal marca a comemoração do nascimento de Jesus Cristo.Essa data, que deveria ser para reflexão, união das famílias e pessoas, pensar no que poderíamos fazer para melhorar esse mundo tão desigual, orar para os povos se unirem e parar com essas guerras que não levam a nada, para o que vemos todos os dias na midia: atendimento precário à saúde (...), vários produtos no comercio sendo vendidos com preços majorados, aumento de passagem de ônibus, políticos aumentando seus próprios salários. (...) A Educação é a base de tudo e poderá melhorar mais ainda se as famílias participarem de maneira efetiva na educação escolar de seus filhos, não faltando às reuniões, fazendo parte das APMs, estabelecendo horário de estudo em casa para seus filhos e cumprimento das tarefas.

26/12/2012- Publicado no Correio do Leitor- Correio Popular de Campinas- SP.- Brasil.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Trânsito: Respeito às Leis. Atenção na Sinalização. Atitudes corretas evitam acidentes !

Muitos acidentes poderiam ser evitados no trânsito, tanto nas cidades como nas rodovias.

Atitudes simples que podem ser adotadas e o resultado positivo sempre aparece:

01) Respeitar a Placa Pare e a de Via Preferencial.

02) Não parar em cima da faixa de Pedestres.

03) Não ultrapassar na Faixa Continua.

04) Parar no sinal vermelho.

05) Não estacionar em locais proibidos.

06) Não colocar o veiculo em cima da calçada.

07) Não estacionar nas vagas dos Idosos e das Pessoas com Necessidades Especiais. As pessoas que usam essas vagas tem que fazer o cadastro no departamento de trânsito de sua cidade, pegar a credencial e quando estacionar colocar em cima do painel do carro; mesmo assim, em algumas vagas, além da credencial tem que colocar o cartão da zona Azul.

08) Carga e Descarga; motoristas das transportadoras devem respeitar o horário regulamentado; muitos param em fila dupla (por não ter um lugar reservado para carga e descarga) e alguns ficam com parte da carroceria numa das faixas de trânsito, o que poderá provocar colisão na traseira.

09) Não falar ao celular quando está dirigindo e nem quando está parado no trânsito; o valor da multa e dos pontos na CNH aumentaram mas, infelizmente, muitos motoristas desrespeitam a Lei e colocam em risco suas vidas e a vida de terceiros.

10) Os motoristas dos ônibus Urbanos devem respeitar a velocidade e sinalizar quando vão mudar de faixa e não jogar simplesmente o ônibus para a direita ou para a esquerda. Acredito que essa orientação do departamento de trânsito das cidades já existe mas alguns motoristas ignoram.

11) Todos os motociclistas, aprovados nos exames para tirar a carta, deveriam assistir filmes e palestras sobre o excesso de acidentes com motos, mostrando as pessoas internadas nos hospitais.

12) Aumentar a fiscalização e punir os motociclistas infratores que cometem irregularidades no trânsito, tais como: Passar no farol vermelho, dirigir as motos em cima da faixa de pedestres e nas calçadas, passar entre os carros batendo no retrovisor ou nos para lamas dos carros.

13) Olhar para a frente e para os retrovisores quando for fazer alguma conversão ou manobra; se você vai entrar à direita não fique na faixa da esquerda e depois joga o carro na frente de quem está do seu lado; muitas batidas laterais acontecem e são causadas por esse tipo de imprudência.

14) Não discutir no trânsito.

15) Orientar os motoristas de Carretas, Caminhões e Ônibus, que usam as rodovias para que respeitem a velocidade indicada nas placas, não forcem a ultrapassagem e nem pressione o veículo da frente dirigindo colado no mesmo.

16) Na Renovação da CNH, deveria ser aplicado um Teste, com pelo menos 20 perguntas; o motorista ou motociclista teria que acertar pelo menos 70% (14). No site do Detran tem simulado para a pessoa testar o conhecimento.



                       Imagens copiadas da Internet só para fins ilustrativos

17) Olhar as condições dos pneus e a calibragem do mesmo. É melhor calibrar com os pneus frios, de acordo com o nº de pessoas que vão estar no carro. Olhar o marcador de combustível e evitar de rodar com o tanque na reserva; pode ter falha na boia do tanque e você ficar na rua ou na estrada e isso também dá multa. Olhar o nível do óleo com o motor frio (de preferência de manhã antes de ligar o veículo). 

18) Dirigir com farol baixo ligado nas rodovias e não ligar o farol alto que poderá ofuscar os olhos dos motoristas que estão em sentido contrário ou atrapalhar a visão de quem está na sua frente.

19) Se precisar parar no acostamento de uma rodovia, por pane no veículo ou pneu furado, sinalize com o triângulo e não fique dentro do carro, nem na beira da pista. Além do triângulo, se tiver mato por perto, corte alguns galhos e coloque a mais de 50 metros atrás do veículo.

20) Em época de chuvas, evite parar embaixo de árvores; se tiver poste caído e fio solto não saia do carro pois poderá sofrer choque elétrico e falecer. Não enfrente enxurradas e alagamentos; procure um lugar mais alto para não ter o perigo de ficar preso dentro do carro que está sendo arrastado pelas águas.

21) Não dirigir se estiver alcoolizado ou se estiver fazendo tratamento com remédio controlado (tarja preta).

22) Verifique se a sua documentação e a do carro estão em ordem.