segunda-feira, 25 de maio de 2015

Autoridade e Autoritarismo: Conceitos para Reflexão

Escrever sobre Autoridade e Autoritarismo,para reflexão dos amigos internautas, é um grande desafio pois muitos ainda confundem o significado das duas palavras. O lema da escola que trabalhei (Sentir, Pensar e Agir), desenvolvido por Johann Heinrich Pestalozzi (1746/1827) nos mostra um caminho para melhorar e mudar um país através da educação. Quem não pensa e não sente, poderá ter dificuldades de agir corretamente,  respeitar o semelhante e saber conviver com as diferenças.

01) AUTORIDADE; Aquele que tem (ou é a) autoridade deveria sempre ser justo, coerente, íntegro, ético, sempre disposto a discutir com os colegas de trabalho (de qualquer setor de nossa sociedade) temas importantes, para que as relações de convivência diária resulte no entendimento e crescimento interior de cada um.
         Para exercer a autoridade, o ser humano não precisa ser agressivo, ríspido e tratar mal os seus comandados; você pode ser líder, formar uma equipe de qualidade e gerir empresas de qualquer área, com liderança, ética, respeito e postura correta.Na direção de uma empresa, no gerenciamento, na sala de aula, se algum colega de trabalho ou um aluno na sala de aula se comportar de modo inadequado, chame-o do lado, não grite, converse sempre, mostre que você está interessado que ele mude seu comportamento, seguindo normas, sabendo dos seus direitos e deveres onde quer que ele esteja, trabalhando ou estudando; depois de esgotadas todas as possibilidades de melhora é que se deve tomar providências para resolver a situação, dentro das regras e normas colocadas pela empresa ou pela escola.

02) AUTORITARISMO; Muito comum em governos autoritários, ditatoriais, antidemocráticos e antissociais, comandados tanto por civis como por militares; muitos deles, como já vimos em várias regiões do planeta TERRA, só pensam em perpetuar no poder, através do medo, de ameaças e censura. O autoritarismo pode provocar revolta da população, guerra civil com muitas mortes, fome, miséria, doenças, etc. Vários países da Africa, do Oriente Médio e de outras partes do planeta , estão passando por essa situação grave e caótica. Infelizmente o Autoritarismo também se encontra presente nas células familiares e no ambiente de trabalho, o que fortalece ainda mais este comportamento.

Reflexão entre as duas palavras: embora sejam conceituadas de modo diferente, autoridade e autoritarismo, estão interligados pelo jeito que a autoridade é exercida.
          O autoritarismo seria o modo ruim de se exercer a autoridade em qualquer ramo de atividade. Normalmente as pessoas autoritaristas não tem senso de liderança, não tem o devido conhecimento e sabedoria para que as normas e regras sejam discutidas e seguidas, podendo ser mudadas, de acordo com as necessidades e desafios que poderão surgir. Há sempre dificuldade de muitas pessoas aceitarem as mudanças que poderão surgir e  melhorar o desempenho de todos.

Relacionamento familiar e repressão: No relacionamento familiar, o carinho é importante no processo educativo dos filhos; ser afetivo e carinhoso com seu filho, não significa que você perde sua autoridade, desde que você saiba dividir e reprimir na hora certa no processo educacional, sem ser simplesmente autoritário e agressivo.
           Não se educa o filho pelo medo e sim mostrando a ele os caminhos que poderá seguir ou não, explicando as diferenças para crescer numa sociedade humanitária e mais justa.
           A autoridade mostrada pelos pais ao conversar com seu filho, deve ser sempre uma fonte de respeito, entendimento e afeto.

***

Sobre a Liderança (ou ser Líder): Para exercer a liderança, você precisa atrair seguidores, influenciando de forma positiva o raciocínio mental e os comportamentos. Para ser líder precisa saber aglutinar, praticar os valores humanos, esquecidos por muitos, como paciência, respeito, disciplina, união, harmonia, responsabilidade, perseverança, fé, ética, moral, etc.

Nenhum comentário: