quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tampões de Ferro Fundido nas Ruas e Avenidas- Esgoto e Telefonia- Tubulações Antigas

Quem circula pelas Ruas e Avenidas de Campinas, tanto a pé como de carro, percebe que muitos tampões de Esgoto da Sanasa e alguns tampões de empresas telefônicas estão abaixo ou acima do nível do calçamento ou do asfalto.

Isso acontece pelo simples motivo; A empresa de engenharia que faz o recapeamento com asfalto não tem junto uma equipe de profissionais para fazer o contorno com concreto e recolocar os tampões no nível da Rua ou da Avenida. 
                            Sugestão: Levar junto profissionais para fazer esse acerto. Sabendo o diâmetro do Tampão, poderia levar junto um quadrado de concreto com um círculo no meio para encaixar exatamente o tampão e fazer o acabamento (podendo colocar uma borracha de vedação entre o tampão e a placa de concreto(com armação de ferro)) para aguentar o peso de caminhões e ônibus. Favor estudar essa sugestão!

Transtornos: Prejudica a suspensão dos veículos (danificando os amortecedores e outras peças do conjunto), podendo  provocar acidentes caso o condutor do veículo queira desviar desses tampões.

Na Rua Uruguaiana, entre José Paulino e José de Alencar tem um serviço muito bem feito em um tampão, com borda de concreto no nível da Rua.

Algumas ruas e avenidas que notei problemas nos tampões:

Nas Avenidas José de Souza Campos ( Norte- Sul , Andrade Neves, Orozimbo Maia, Rua Henrique Barcelos, Av. Saudade(perto da Sanasa e até perto do Cemitério), Rua da Abolição, Rua Proença, Rua Benjamin Constant perto do Mercado Municipal  e muitos outros locais tem tampões desnivelados . Sabemos que não dá para arrumar tudo em pouco tempo mas se começar, em 1 a 2 meses, dá para fazer o serviço, dependendo do nº de trabalhadores que o farão.

A Sanasa está entre as 10 melhores empresas do Brasil no setor de Tratamento de Água e Esgoto e merece o reconhecimento da população de Campinas. Esperamos que se coloque uma equipe para verificar e resolver o problema desses tampões desnivelados com as ruas e avenidas.

Sabemos que a Sanasa está substituindo várias tubulações, tanto de água como de esgoto pelo simples motivo; a cidade cresceu muito e as tubulações antigas não suportam mais o fluxo, tanto de água como de esgoto ou porque ainda temos muitas manilhas de barro de 4" e 6" (por ex.) e que muitas tubulações que levam a água  para nossas casas ainda são de ferro galvanizado e em muitos lugares podem ter vazamento o que provoca a perda de mais de 20% da água tratada segundo os especialistas na área.

Solução tem: mesmo fazendo aos poucos dá para acertar essas irregularidades.
Já enviei e.mail para 195 da Sanasa solicitando providências; se você notar na sua rua ou no seu bairro algum problema na rede de água e esgoto, pratique cidadania: telefone para 156, 195, solicitando uma solução.

Nenhum comentário: