segunda-feira, 30 de maio de 2016

Esgoto e Águas Pluviais - Sugestão!

Empresas prestadoras de serviço, para a Prefeitura Municipal de Campinas e Sanasa, poderiam se organizar e, quando do recapeamento de alguma Rua ou Avenida, trabalhar em conjunto para já levantar os tampões de esgoto ou de águas pluviais e deixar no nível do asfalto.Assim, ficaria um serviço bem feito; evitaria acidentes e estragos na  suspensão dos veículos! Convém ressaltar que, em alguns lugares, a firma que presta serviço à Sanasa já nivelou alguns tampões; observa-se também que alguns acabam afundando no asfalto depois de muito trânsito com veículos pesados.

Espero que alguns responsáveis por esses dois órgãos públicos leiam esta mensagem e resolvam atuar juntos na solução deste problema.

Em tempo: Cumprimento a empresa que fez o recapeamento na Av. Orozimbo Maia e parte da Rua da Abolição. Na Orozimbo Maia, rasparam a camada do asfalto antigo; depois colocaram massa asfáltica nova. A aderência, consistência e acabamento ficaram perfeitos. Esperamos que este tipo de trabalho seja feito em outras ruas e avenidas, onde o asfalto mole formou saliências altas como na rua Dr. Mascarenhas (sentido rodoviária de Campinas) e outras vias.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Calçadas de Campinas - Um perigo para quem caminha nelas!

Depois de várias reportagens que vimos nos canais de Televisão, seria importante que cada cidadão, que lesse os dados abaixo, observando na rua em que mora ou por onde passa, se as calçadas estão em péssimas condições de uso; telefonar no 156 ou outro setor da prefeitura de sua cidade para fazer a reclamação, cobrando o conserto das mesmas.

Reclamar só para os que estão do seu lado não resolve; pratique Cidadania e faça a cobrança nos órgãos competentes.


Quem caminha pelas ruas do Centro de Campinas e Adjacências, nos seus bairros sofre com os buracos nas calçadas, falhas no piso e outros problemas. As mulheres que usam salto alto são ainda mais prejudicadas; de vez em quando o saltinho do sapato enrosca num buraco ou fica preso no mesmo.

Nos anos 70 e 80 do século passado,a maioria das calçadas eram feitas com pedra mista de Basalto, preta, branca e rosada.

Dos anos 90 para cá, mais ou menos, cada proprietário começou a fazer do jeito que queria; motivo; preço menor e facilidade de manutenção. E o que é pior; muitas calçadas desniveladas.

Quem tiver algum problema de saúde ou precisar se locomover usando cadeira de rodas, dificilmente vai encontrar calçadas em boas condições de locomoção.

Tipos de Calçadas em Campinas:

1) Cimentada ou concretada.

2) Cimentada e pintada; as pessoas podem escorregar e se machucar.

3) Pedra Mista;  Na falta de algumas pedras, muitas calçadas tem remendo de massa com cimento.

4) Massa Asfáltica.

5) Piso de Cerâmica: perigoso e liso.

6) Piso de Granito; se polido é muito perigoso.

7) Piso de tijolo de cimento- Campinas ( Centro de Convivência, Sesc, em volta do Bosque, algumas calçadas do Cambuí). Esse tipo de piso é de boa qualidade e não escorrega. Fácil manutenção.

8) Piso de cimento com Granilite; como na Av. Francisco Glicério (Campinas-SP); muitos já foram trocados  por estarem quebrados. Como era época de chuvas , provavelmente muitos ficaram com ar embaixo por falta de massa.

9) Pedra Miracema ou outro tipo de pedra.

10) Piso da  Rua Treze de Maio (Campinas- SP); muitos trincados ou quebrados; precisando sempre de manutenção.

11) Outros.

Sugestão: Uma lei Municipal que intime o proprietário do imóvel a fazer os reparos necessários, dando um prazo máximo de 60 dias para o término e,  em caso de descumprimento por parte do proprietário fica a Prefeitura autorizada a fazer os reparos da calçada  e cobrar o serviço por metro quadrado no carnet anual do IPTU.  



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Voleibol, Futebol, Basquete e outros - Importante para a Disciplina, Respeito, Socialização, Saúde e Educação.

A prática de uma Atividade Esportiva é muito importante para desenvolver na criança, no jovem e no adulto uma série de benefícios, conforme citado na postagem.

Precisamos lembrar que até a década de 1980, nos bairros da cidade de Campinas e outras cidades tínhamos muitos campos de futebol onde todos se beneficiavam; com o crescimento da população e uso dessas áreas para construção de moradias boa parte da população se viu privada de lugares para práticas desportivas, principalmente quem não tinha condições de ser sócio de algum clube da cidade e pagar mensalidade.

Boa parte dos alunos que estudavam à tarde, faziam a lição de casa de manhã, ia para o campo de futebol, voltava, tomava seu banho e  ia para as escolas.

Quem estudava de manhã , fazia as atividades ao contrário.

Saiu uma notícia na mídia que o governo quer construir centros de treinamento de Voleibol para a prática esportiva e formação de novos craques. Acho importante mas também seria legal se aproveitassem as escolas que já tem quadra de esportes e modernizar, fazendo o seguinte:

01) Cobrir as quadras não cobertas.

02) Fazer um piso de qualidade e pintar com tinta emborrachada para evitar que as pessoas escorreguem. Muitas tem cimentado comum, pintados com tinta comum, o que facilita queda e contusões simples ou mais graves.

03) Colocar uma cesta de barbante na armação para Basquete. Atualmente muitas quadras só tem o aro de ferro. Ter lugar para colocar o suporte e rede para jogar volei.

04) Colocar Traves e Redes Novas para Futebol de salão; muitas tem redes furadas e velhas.

05) Colocar um profissional da Saúde para fazer Eletrocardiograma, medir pressão das pessoas para autorizar praticar qualquer atividade esportiva e se necessário outros exames para evitar mal súbito.

06) Ensinar todas as regras de cada esporte que irá praticar.

07) Preparar as pessoas, com palestras, para respeitar as regras do jogo e evitar a violência.

08) Contratar profissionais da área de educação física, abrir as escolas nos finais de semana e incentivar as crianças a praticar esportes.Seria importante, pois com isso a criança ou jovem não ficaria somente na frente da televisão jogando Vídeo Game, com celular, tablete ou notebook o tempo todo. A tecnologia é super importante no mundo atual mas nós não devemos ficar escravo dela, prejudicando nossa saúde e como consequência diminuir nosso relacionamento com outras pessoas ao participar de qualquer atividade esportiva.

Em tempo: Aproveitando essas colocações, nós que moramos nesse país maravilhoso, ficamos muito chateados com a situação que acontece em alguns lugares do Norte e Nordeste, principalmente, onde muitas escolas não tem carteira, não tem material didático, falta professores e outros problemas.

Os casos mais graves acontecem na Zona Rural ou locais de difícil acesso em algumas regiões; crianças tem que caminhar 4 a 5 km para chegar à escola ou ainda ter que atravessar rios em barcos sem proteção e sem coletes salva-vidas;incrédulo também fiquei quando vi na reportagem ônibus de transporte escolar quebrado e sem manutenção. Embarcações quebradas encostadas nas margens dos rios.

Com tantos gastos para a Copa da Mundo em 2014 e outros tantos gastos para sediar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será que não se poderia reservar uma verba para a pratica dos esportes nas quadras das escolas por todo o Brasil?

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Torta na Cara: mau gosto, induzindo a erro na educação de um povo!

Algumas redes de TV como o SBT (Passa ou Repassa), Rede TV (Conexão Models), tem programas de excessivo mau gosto ao permitir e incentivar  uma pessoa que acerta uma resposta  antes de um concorrente  esfregue uma torta no rosto do perdedor. Parte das perguntas tem relação com Conhecimentos Gerais mas não fica bem e não é educacional ver pessoas jogando torta no outro.

Acredito que está no tempo dessas emissoras de TV, que tem concessão do Governo Federal, repensar seus programas de auditório e apresentar disputas de escola contra escola, procurando incentivar e verificar o grau de conhecimento e de cultura dos alunos.Incentivar a leitura de livros, jornais e revistas para que o jovem se insira na Sociedade como um ser crítico, tolerante, ético, observador e responsável pelos seus atos. Oferecer prêmios para as escolas e aos alunos ganhadores como troféu, medalhas, viagens, etc.

Em 2007 começou no Programa  Caldeirão do Huck o "Quadro Soletrando", onde  alunos de escolas publicas de todo o Brasil, passavam por eliminatórias em seu estado de origem e depois vinham para o auditório da TV Globo participar do programa; teriam que soletrar uma palavra dada dentro de um certo tempo. As dificuldades aumentavam de acordo com a disputa entre os alunos. Esse tipo de questionamento desenvolve, no aluno, o raciocínio e a concentração.

Programas, como o da TV Cultura (Viver Escola), que apresentava perguntas de Conhecimentos Gerais para alunos representantes de escolas de todas as regiões do País também foi muito importante. Havia a participação da Comunidade, Direção, Coordenação e Alunos.

domingo, 8 de maio de 2016

PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL- O EXCESSO PREJUDICA QUEM VAI GOVERNAR !

Para Reflexão: Como pode um país, um estado ou um município ser governado com disputa entre 35 partidos políticos registrados no TSE até maio de 2016?  Passa eleição, vem novas eleições e notamos certas alianças políticas entre partidos que poderão, no passar do tempo, prosperar ou não. Quais acordos teriam que ser feitos pelo grupo político que ganhar as eleições para poder governar com ética, segurança, responsabilidade e honestidade? Será que tudo isso que vem acontecendo nos últimos anos não serve de alerta? 

Quanto gasta um deputado para se eleger? Dados do Em.com.br, para a eleição de 2014, mostra o seguinte:


A eleição de um deputado federal vai custar, em média, R$ 6,437 milhões, segundo estimativa apresentada à Justiça Eleitoral por oito dos maiores partidos políticos – PT, PSDB, DEM, PP, PMDB, PPS, PSB e PR. Para deputado estadual, disputa em que são necessários menos votos para se eleger, a conta também é alta: a estimativa dessas legendas é a de que conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa vá custar, em média, R$ 3,8 milhões.

Fica a dúvida; se um deputado federal ganha perto de R$33.000,00 (trinta e três mil reais por mês), perto de R$400.000,00 por ano, em 4 anos receberá perto de R$1.600.000,00 ( hum milhão e seiscentos mil reais ). Como ele vai recuperar os outros R$4.800.000,00 que gastou, em média, para se eleger?
Para reflexão: O candidato pode alegar que recebeu o valor acima em doação; mas quem foram os doadores e porque doaram? É dever de todo candidato prestar contas ao TRE e TSE e são esses tribunais que fazem as análises e informam se as contas foram aprovadas ou não.

Importante: Deveriam ser nomeados para  Cargos de Confiança só Ministros e Secretários.
Todos os outros cargos para assessores deveriam ser preenchidos por profissionais que participarem de Concurso Público. Eles teriam estabilidade de emprego e não seriam dispensados quando houvesse mudança de governo.

Quando em 1966 foram criados 2 partidos , MDB e ARENA, pensávamos que a partir daí, como acontece no EUA, seria mais fácil governar e ter ética e responsabilidade na política.

O que vimos de lá para cá uma enxurrada de novos nomes de partidos políticos, por dissidência ou por não acatar o  programa de governo dos partidos inciais.

A partir do MDB surgiu o PMDB e outros tantos partidos, como o PSDB por exemplo.

A  partir da Arena surgiram outros partidos. O partido Arena mudou o nome para PDS; um grupo dissidente formou o PFL que, atualmente é o DEM. Outros políticos do PDS formaram o PPR, mudou o nome para PPB e atualmente o partido se chama PP (Partido Progressista).

Depois de ser fundado o PT e passados alguns anos, vieram outros partidos por dissidência dentro do PT; apareceram entre eles o PSOL, PSTU.

O ideal seria reduzirmos para no máximo 5 partidos e que cada um postulante se encaixasse no Programa de Governo de cada um desses partidos.

Voto Distrital: Na Reforma Política, que se faz necessária, esse tipo de votação fará com que o cidadão eleja um deputado federal de sua região, acompanhe seu trabalho no Congresso Nacional e faça as devidas cobranças caso seu candidato não cumpra o que prometeu na campanha. É importante também para deputado estadual; o eleitor terá também mais facilidade de cobrar as promessas de campanha do mesmo.

Talvez , um dia, conseguiremos ter no máximo 3 partidos: de Centro, de Direita e de Esquerda; mas com projeto para o país.
Várias coisas são  importantes: evitar MP ( medida provisória), a não ser de extrema necessidade, todos os projetos enviados à Câmara ou Senado teriam que ser votados no máximo em até 6 meses (terminaria o engavetamento de projetos), os políticos teriam que trabalhar de 2ª à 6ª , diminuir o nº de assessores e os que entrarem só com Concurso Público.

Em tempo: Um político eleito deveria ser proibido de mudar de partido antes de completar o seu mandato a não ser que aconteça algum problema interno no partido e o TSE aprove essa mudança.

Leia abaixo o nome dos partidos , sua Sigla e data do registro no TSE.

Teste: Depois de ler e sem olhar , pegue uma folha de papel e tente escrever o maior nº possível de nomes de partidos e sua Sigla.


Partidos Registrados no TSE:

0001
SIGLA
NOMEDEFERIMENTOPRESIDENTE NACIONAL
1PMDBPARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO30.6.1981
MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA
15
2PTBPARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO3.11.1981
ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO FRANCISCO
14
3PDTPARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA10.11.1981CARLOS LUPI12
4PTPARTIDO DOS TRABALHADORES11.2.1982RUI GOETHE DA COSTA FALCAO
13
5DEMDEMOCRATAS11.9.1986JOSÉ AGRIPINO MAIA
25
6PCdoBPARTIDO COMUNISTA DO BRASIL23.6.1988LUCIANA BARBOSA DE OLIVEIRA SANTOS
65
7PSBPARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO1°.7.1988CARLOS ROBERTO SIQUEIRA DE BARROS
40
8PSDBPARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA24.8.1989AÉCIO NEVES DA CUNHA
45
9PTCPARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO22.2.1990DANIEL S. TOURINHO
36
10PSCPARTIDO SOCIAL CRISTÃO29.3.1990EVERALDO DIAS PEREIRA
20
11PMNPARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL25.10.1990TELMA RIBEIRO DOS SANTOS
33
12PRPPARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA29.10.1991OVASCO ROMA ALTIMARI RESENDE
44
13PPSPARTIDO POPULAR SOCIALISTA19.3.1992ROBERTO FREIRE
23
14PVPARTIDO VERDE30.9.1993JOSÉ LUIZ DE FRANÇA PENNA
43
15PTdoBPARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL11.10.1994LUIS HENRIQUE DE OLIVEIRA RESENDE
70
16PPPARTIDO PROGRESSISTA16.11.1995CIRO NOGUEIRA LIMA FILHO
11
17PSTUPARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO19.12.1995JOSÉ MARIA DE ALMEIDA
16
18PCBPARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO9.5.1996IVAN MARTINS PINHEIRO*
21
19PRTBPARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO18.2.1997JOSÉ LEVY FIDELIX DA CRUZ
28
20PHSPARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE20.3.1997EDUARDO MACHADO E SILVA RODRIGUES
31
21PSDCPARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO5.8.1997JOSÉ MARIA EYMAEL
27
22PCOPARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA30.9.1997RUI COSTA PIMENTA
29
23PTNPARTIDO TRABALHISTA NACIONAL2.10.1997JOSÉ MASCI DE ABREU
19
24PSLPARTIDO SOCIAL LIBERAL2.6.1998LUCIANO CALDAS BIVAR
17
25PRBPARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO25.8.2005MARCOS ANTONIO PEREIRA
10
26PSOLPARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE15.9.2005RAIMUNDO LUIZ SILVA ARAÚJO
50
27PRPARTIDO DA REPÚBLICA19.12.2006ANTONIO CARLOS RODRIGUES
22
28PSDPARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO27.9.2011GUILHERME CAMPOS JÚNIOR, no exercício da presidência55
29PPLPARTIDO PÁTRIA LIVRE4.10.2011SÉRGIO RUBENS DE ARAÚJO TORRES54
30PENPARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL19.6.2012ADILSON BARROSO OLIVEIRA51
31 PROSPARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL24.9.2013EURÍPEDES G.DE MACEDO JÚNIOR90
32SDSOLIDARIEDADE24.9.2013PAULO PEREIRA DA SILVA77
33NOVOPARTIDO NOVO15.9.2015JOÃO DIONÍSIO FILGUEIRA B. AMOÊDO30
34REDEREDE SUSTENTABILIDADE22.9.2015GABRIELA BARBOSA BATISTA18
35PMBPARTIDO DA MULHER BRASILEIRA29.9.2015
SUÊD HAIDAR NOGUEIRA
35