sexta-feira, 13 de maio de 2016

Torta na Cara: mau gosto, induzindo a erro na educação de um povo!

Algumas redes de TV como o SBT (Passa ou Repassa), Rede TV (Conexão Models), tem programas de excessivo mau gosto ao permitir e incentivar  uma pessoa que acerta uma resposta  antes de um concorrente  esfregue uma torta no rosto do perdedor. Parte das perguntas tem relação com Conhecimentos Gerais mas não fica bem e não é educacional ver pessoas jogando torta no outro.

Acredito que está no tempo dessas emissoras de TV, que tem concessão do Governo Federal, repensar seus programas de auditório e apresentar disputas de escola contra escola, procurando incentivar e verificar o grau de conhecimento e de cultura dos alunos.Incentivar a leitura de livros, jornais e revistas para que o jovem se insira na Sociedade como um ser crítico, tolerante, ético, observador e responsável pelos seus atos. Oferecer prêmios para as escolas e aos alunos ganhadores como troféu, medalhas, viagens, etc.

Em 2007 começou no Programa  Caldeirão do Huck o "Quadro Soletrando", onde  alunos de escolas publicas de todo o Brasil, passavam por eliminatórias em seu estado de origem e depois vinham para o auditório da TV Globo participar do programa; teriam que soletrar uma palavra dada dentro de um certo tempo. As dificuldades aumentavam de acordo com a disputa entre os alunos. Esse tipo de questionamento desenvolve, no aluno, o raciocínio e a concentração.

Programas, como o da TV Cultura (Viver Escola), que apresentava perguntas de Conhecimentos Gerais para alunos representantes de escolas de todas as regiões do País também foi muito importante. Havia a participação da Comunidade, Direção, Coordenação e Alunos.

Nenhum comentário: