segunda-feira, 23 de maio de 2016

Voleibol, Futebol, Basquete e outros - Importante para a Disciplina, Respeito, Socialização, Saúde e Educação.

A prática de uma Atividade Esportiva é muito importante para desenvolver na criança, no jovem e no adulto uma série de benefícios, conforme citado na postagem.

Precisamos lembrar que até a década de 1980, nos bairros da cidade de Campinas e outras cidades tínhamos muitos campos de futebol onde todos se beneficiavam; com o crescimento da população e uso dessas áreas para construção de moradias boa parte da população se viu privada de lugares para práticas desportivas, principalmente quem não tinha condições de ser sócio de algum clube da cidade e pagar mensalidade.

Boa parte dos alunos que estudavam à tarde, faziam a lição de casa de manhã, ia para o campo de futebol, voltava, tomava seu banho e  ia para as escolas.

Quem estudava de manhã , fazia as atividades ao contrário.

Saiu uma notícia na mídia que o governo quer construir centros de treinamento de Voleibol para a prática esportiva e formação de novos craques. Acho importante mas também seria legal se aproveitassem as escolas que já tem quadra de esportes e modernizar, fazendo o seguinte:

01) Cobrir as quadras não cobertas.

02) Fazer um piso de qualidade e pintar com tinta emborrachada para evitar que as pessoas escorreguem. Muitas tem cimentado comum, pintados com tinta comum, o que facilita queda e contusões simples ou mais graves.

03) Colocar uma cesta de barbante na armação para Basquete. Atualmente muitas quadras só tem o aro de ferro. Ter lugar para colocar o suporte e rede para jogar volei.

04) Colocar Traves e Redes Novas para Futebol de salão; muitas tem redes furadas e velhas.

05) Colocar um profissional da Saúde para fazer Eletrocardiograma, medir pressão das pessoas para autorizar praticar qualquer atividade esportiva e se necessário outros exames para evitar mal súbito.

06) Ensinar todas as regras de cada esporte que irá praticar.

07) Preparar as pessoas, com palestras, para respeitar as regras do jogo e evitar a violência.

08) Contratar profissionais da área de educação física, abrir as escolas nos finais de semana e incentivar as crianças a praticar esportes.Seria importante, pois com isso a criança ou jovem não ficaria somente na frente da televisão jogando Vídeo Game, com celular, tablete ou notebook o tempo todo. A tecnologia é super importante no mundo atual mas nós não devemos ficar escravo dela, prejudicando nossa saúde e como consequência diminuir nosso relacionamento com outras pessoas ao participar de qualquer atividade esportiva.

Em tempo: Aproveitando essas colocações, nós que moramos nesse país maravilhoso, ficamos muito chateados com a situação que acontece em alguns lugares do Norte e Nordeste, principalmente, onde muitas escolas não tem carteira, não tem material didático, falta professores e outros problemas.

Os casos mais graves acontecem na Zona Rural ou locais de difícil acesso em algumas regiões; crianças tem que caminhar 4 a 5 km para chegar à escola ou ainda ter que atravessar rios em barcos sem proteção e sem coletes salva-vidas;incrédulo também fiquei quando vi na reportagem ônibus de transporte escolar quebrado e sem manutenção. Embarcações quebradas encostadas nas margens dos rios.

Com tantos gastos para a Copa da Mundo em 2014 e outros tantos gastos para sediar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será que não se poderia reservar uma verba para a pratica dos esportes nas quadras das escolas por todo o Brasil?

Nenhum comentário: