terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Moradores de Rua: "Pousada" das Alamandas, das Palmeiras, das Mangueiras, dos Abacateiros e outras.

Sabemos que Campinas tem a Casa da Cidadania, com pessoas competentes e habilitadas para lidar com esses Problemas Sociais que acontece não só na nossa cidade mas em  várias partes do mundo.

Provavelmente o aumento do desemprego, os atritos familiares por vários motivos e entre eles o consumo de drogas lícitas (álcool, tabaco) e das drogas ilícitas (Crack, Cocaína, Maconha e outras) tem causado, em vários países o aumento dos moradores de rua.
Acredito que, se for feito um trabalho conjunto entre as secretarias do município, das ONGS e outras entidades, conseguiremos recuperar e dar dignidade para essas pessoas.

A  Assistência Social faz um trabalho para que eles não durmam embaixo de lajes ou árvores. Por várias vezes, ouvimos e vimos na mídia que muitos não querem ir para os abrigos oferecidos pela prefeitura.

A consequência disso é que tudo que eles usam à noite para se proteger, como Colchões velhos, Caixas  de Papelão, cobertores oferecidos por voluntários, ficam jogados em diversos lugares no centro de Campinas.

Muitas entidades oferecem alimentos e roupas para os moradores de rua. A prefeitura tenta recuperar essas pessoas oferecendo cursos e orientações para que voltem ao mercado de trabalho e façam um tratamento clínico e acompanhamento para ser reinserido na sociedade. Acredito que seja feito uma triagem e grupos pequenos são escolhidos para participar desses cursos e orientações de pessoas especializadas no assunto. Essa informação foi dada por um representante da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas numa das reuniões do Conseg.

Na Av. Aquidabã tem muitas árvores, frutíferas ou não; alguns desses moradores de rua colocam papelão ou colchão velho para dormir à noite. Tentam se proteger do vento , deitando nos colchões ou papelões que são colocados atrás dos vasos de cimento que contém os pés de Alamanda (Allamanda cathartica).



Tirei uma foto de um desses locais que chamei de "Pousada", só para  chamar a atenção sobre esse grave Problema Social.

Av. Aquidabã: embaixo dos pés de  Alamandas.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Nomes Científicos de Plantas e Animais- Carl Von Linné.

Foi o Botânico, Zoólogo e Médico sueco Carl Nilsson Linnaeus (Carl Von Linné) ou em português Carlos Lineu (1707/1778), que criou a Nomenclatura Binomial e Classificação Científica dos Seres Vivos, usando uma língua extinta (o Latim), para denominar os nomes das Plantas e Animais, usando a Letra Maiúscula para o Gênero e minúscula para a espécie. A escrita é feita usando a letra em Itálico. Essa nomenclatura é usada mundialmente.

Alguns exemplos:

a) Homem: Homo sapiens.
b) Mosquito da Dengue: Aedes aegypti.
c) Milho: Zea mays.
d) Abelha: Apis melífera.
e) Asno: Equus asinus.
f) Bacilo do Tifo: Salmonella tiphosa.
g) Cão: Canis familiaris.
h) Cascavel: Crotalus durissus.
i) Lombriga: Ascaris lumbricóides.
j) Lula: Loligo brasiliensis.
k) Pulga: Pulex irritans.
l) Arnica: Arnica montana.
m) Abacaxi: Ananas comosus.
n) Alce: Alces alce.
o) Amoreira: Morus nigra.
p) Anis; Pinpinella anisus.
q) Aveia: Avena sativa.
r) Bananeira: Musa paradísiaca.
s) Carneiro: Ovis aries.
t) Cacto: Cactus spp.
u) Dourado (peixe): Salminus spp.
v) Polvo: Octopus spp.
x) Rato: Ratus ratus.
y) Tomateiro: Lycopersicum esculetum.
z) Rúcula: Eruca sativa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Febre Amarela Urbana Erradicada Poderá Voltar?

A Febre Amarela Urbana (erradicada em 1942), provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti  poderá voltar caso pessoas picadas em áreas silvestres (mata fechada, beira de rios) pelo mosquito Haemagogus, sejam picadas nas áreas urbanas pelo transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chycungunia. Com isso a fêmea do  Aedes passa a ter na sua saliva o vírus da Febre Amarela; ao picar outra pessoa poderá passar o vírus .
Obs: O nome científico do mosquito é escrito em Latim (língua extinta), com o gênero e espécie do ser vivo, sendo letra Maiúscula para o Gênero e minúscula para a espécie, com estilo de letra Itálico.

A solução ainda é Vacinar as pessoas que moram nas áreas de mata e nas cidades que tem o surto da doença; são necessários 10 dias, depois da Vacinação, para que o corpo fabrique anticorpos.

As pessoas que pretendem viajar para regiões que tem mata e para as cidades que estão tendo o surto da doença devem se prevenir  e  vacinar com antecedência. 


As 2 fotos abaixo foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.




terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PET: Cocô e Xixi de Cachorros nas Calçadas e Gramados.

Infelizmente, voltei ao assunto; Ter um cachorro é muito legal; a maioria cuida bem deles mas, ao sair para passear com o mesmo, muitas pessoas não coletam as fezes e quando coletam deixam um saquinho perto de uma árvore ou na beira dos muros ou grades.

Muitos fazem xixi nos postes ou muros; nos postes temos tubos galvanizados que com o tempo ficam corroídos pela umidade e também pelo efeito dos componentes do xixi do cachorro.

Seria importante que as lojas que vendem produtos para cachorros e outros animais, fizessem um folheto e entregasse aos clientes pedindo a colaboração para ajudar a manter nossa cidade limpa.

Observando o comportamento de alguns cachorros, percebi que eles não defecam e nem fazem xixi num tipo de planta que tem uma florzinha amarela (foto abaixo). Não sei se é o odor da flor que o afasta da planta. O nome dessa planta é Grama Amendoim.


No final do texto coloquei algumas fotos com fezes de cachorros.

01) Cachorros (Cães).

Em 14/04/2010, foi sancionada pelo então prefeito de Campinas, Dr. Helio de Oliveira Santos, a Lei 13822/2010 que regulamenta a questão da coleta de fezes de animais nas calçadas, praças, ruas e avenidas de Campinas, com multa para quem não coletar as fezes do seu animal, caso não coloque em saco plástico e em local adequado. Lamentavelmente é uma Lei difícil de ser aplicada porque fica inviável a prefeitura ter centenas de fiscais para multar as pessoas que não a cumpre. Querer que um cidadão campineiro fotografe e envie a foto para a prefeitura,  indicando quem deixou as fezes nas calçadas é deveras complicado; se for seu vizinho ou conhecido, você pode até conversar com o mesmo e pedir a colaboração para manter o ambiente limpo. É só a prefeitura  de Campinas colocar alguns fiscais nas ruas do centro e adjacências, multar as pessoas que insistem em não coletar as fezes dos seus cães, que a situação poderá minimizar.

01) Rua Irmã Serafina- Campinas-SP - ao lado da Cúria Metropolitana. Cocô na grama.

02) Rua Dr. Quirino.

03) Rua Dr. Quirino

 04) Rua Uruguaiana.

05) Rua Lusitana

06) Rua Irmã Serafina




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Calçadas; Falta de Conservação e Tampões de Ferro Fundido.

Além da péssima situação das Calçadas em várias Ruas e Avenidas  da cidade de Campinas, com inclinação, buracos, matos e outros, quem as utiliza tem que tomar cuidado, principalmente nessa época de chuvas, com os tampões de ferro fundido de várias empresas, que ocupam espaço nas calçadas e podem ser causadores de acidentes.Importante: Evitar pisar nesses tampões, mesmo estando nivelados.

Fotos de algumas calçadas:
01)Calçada nova na Av. Francisco Glicério - Campinas
Ponto de Táxi no Largo do Pará.
                          

                          



Calçada na Av. Aquidabã - Prejudicada pelas raízes de uma árvore.

Idem: Aquidabã - Árvore: raízes levantam o cimentado.

Calçada na Rua Lusitana- Campinas- SP


Calçada na Rua Irmã Serafina- Campinas-SP




TAMPÕES DIVERSOS:
São tampões de empresas de Telefonia, da CPFL, dos Registros de Água para Incêndio, do Departamento de Água e Esgoto (Sanasa e alguns antigos da era DAE) , da Internet e TV a cabo, e alguns pequenos, como da empresa de Gás e algumas tampas de inspeção. Quando molhados ficam escorregadios.Nas calçadas largas fica fácil evitar pisar nos tampões quando estão molhados; mas nas calçadas estreitas temos que ter mais cuidado e desviar deles(se possível).

Tirei fotos de vários tipos de tampões e publiquei abaixo:
 
As 2 fotos acima foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.

As fotos abaixo foram tiradas por mim em vários locais de Campinas.
















Obs: Sem a tampa de inspeção, colocaram massa com cimento no buraco.

 Obs: Sem a tampa de ferro fundido, foram colocadas tábuas para tapar o buraco;cimentado em volta.

A tampa de plástico quebrou e ficou o buraco na inspeção.

Antigamente eram colocadas tampa de inspeção de metal.

Calçada cimentada e tampa de inspeção.

Calçadas com problemas na conservação.

Tampas de plástico para inspeção (Frágil)-muitas quebradas em vária calçadas.

Calçada toda irregular e com tampão de ferro pequeno.

Esse  tipo de tampão é um dos mais perigosos.(Calçada estreita); se estiver molhado, os pedestres podem escorregar e se machucar.


Sugestão: Verificar a possibilidade de se colocar algum tipo de fita adesiva antiderrapante sobre os mesmos ou Lixar para deixar mais aderente ao pisar; os frisos que tem nos mesmos já estão muito lisos e os escorregões são inevitáveis; nem sempre dá para evitar de pisar nesses tampões (principalmente nas calçadas mais estreitas).

sábado, 14 de janeiro de 2017

Arena Multiuso para Ponte Preta e Guarani

Bom dia a todos leitores que acompanham as publicações no meu BLOG!

Resolvi copiar e colar a publicação feita no Correio do Leitor de 26/12/2012, sobre a construção de uma Arena de Futebol Multiuso para ser usada pelos  times de Campinas.

Numa situação difícil em passa o país e as dificuldades da maioria dos times de futebol em honrar seus compromissos, pagando em dia todas as pessoas que fazem parte da agremiação, recolher os impostos federais que estão em atraso, para que construir 2 novos estádios de futebol?

Poderia ser construída uma Arena Multiuso Municipal para os clubes de Campinas, com revezamento no seu uso e a prefeitura receberia um aluguel em cada partida realizada (com porcentagem a ser definida entre as partes) e uma Taxa de Manutenção Mensal. Como escrevi, no Correio do Leitor, a parte de baixo das arquibancadas poderia ser utilizadas para salas de aula e creche. Poderia também ser usada para Shows desde que se faça uma boa proteção do Gramado. Como foi colocado no texto publicado no jornal, teria um grande estacionamento com seguro e seguranças. Entradas e Saídas deverão ser separadas evitar encontro das torcidas.

É importante deixar as vaidades de lado, pensar e agir, para termos uma boa gestão das partes envolvidas.
Temos, como bom exemplo, o estádio da Univates (Taquari/RS) que, além do campo de futebol, tem pista para prática de atletismo e salas de aula embaixo da arquibancada.Vocês podem conferir consultando UNIVATES.

Alcinio Daher
Professor, Campinas

Seria muito importante a construção de uma arena multiuso para os dois clubes de Campinas utilizarem, mas o local apropriado, creio eu, seria perto do Aeroporto de Viracopos, na Rodovia Santos Dumont, perto da Rodovia dos Bandeirantes. Por que isso? Além de facilitar a locomoção dos times de Campinas e dos que vem jogar aqui, facilitaria também o trabalho da Polícia Militar na prevenção. Os dois estádios, nos lugares que estão, muito populosos, sem estacionamento, com trânsito intenso, não têm condições de receber grandes jogos. Além da arena, estacionamento fechado, poderiam ser construídos dois centros de treinamento e a parte de baixo das arquibancadas poderia ser utilizada como escola ou creche pelos moradores dos bairros próximos. (...)
Correio Popular 26/12/2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Supermercados: Os cuidados com a data de validade dos produtos e com as possíveis diferenças de preços entre o que está na Gôndola e os que aparecem no monitor do Caixa!

01) Validade  dos produtos:

Preste bastante atenção na Validade dos produtos: Normalmente são misturados na Gôndola produtos com diferentes datas de validade; observe bem e escolha o de validade mais longa.

Muitas vezes, os Supermercados, fazem promoções de produtos perto do vencimento; aí é você que decide: se vai usar logo, compensa comprá-lo, caso contrário não é vantagem. Assim mesmo. é importante verificar se os preços estão bem mais baixos mesmo.



02) Diferença entre o preço colocado na Gôndola e o que está no Monitor do caixa.

Nós, consumidores, devemos continuar atentos ao fazer nossas compras em Supermercados; infelizmente muitas vezes os preços, de alguns produtos, são mudados no sistema e na gôndola permanece o preço anterior, que na sua maioria é menor do que vai aparecer no monitor dos caixas, quando você está passando as mercadorias.
Por isso, preste atenção no preço da Gôndola e no preço que aparece na tela do monitor.
Vale o preço da Gôndola e você deve exigir o desconto ou a devolução do valor pago a maior.

Sugestão: Srs. Gerentes ou funcionários responsáveis pelas alterações nos preços das mercadorias; Mudem os preços com o Supermercado fechado, tanto no computador como nas Gôndolas.