terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Moradores de Rua: "Pousada" das Alamandas, das Palmeiras, das Mangueiras, dos Abacateiros e outras.

Sabemos que Campinas tem a Casa da Cidadania, com pessoas competentes e habilitadas para lidar com esses Problemas Sociais que acontece não só na nossa cidade mas em  várias partes do mundo.

Provavelmente o aumento do desemprego, os atritos familiares por vários motivos e entre eles o consumo de drogas lícitas (álcool, tabaco) e das drogas ilícitas (Crack, Cocaína, Maconha e outras) tem causado, em vários países o aumento dos moradores de rua.
Acredito que, se for feito um trabalho conjunto entre as secretarias do município, das ONGS e outras entidades, conseguiremos recuperar e dar dignidade para essas pessoas.

A  Assistência Social faz um trabalho para que eles não durmam embaixo de lajes ou árvores. Por várias vezes, ouvimos e vimos na mídia que muitos não querem ir para os abrigos oferecidos pela prefeitura.

A consequência disso é que tudo que eles usam à noite para se proteger, como Colchões velhos, Caixas  de Papelão, cobertores oferecidos por voluntários, ficam jogados em diversos lugares no centro de Campinas.

Muitas entidades oferecem alimentos e roupas para os moradores de rua. A prefeitura tenta recuperar essas pessoas oferecendo cursos e orientações para que voltem ao mercado de trabalho e façam um tratamento clínico e acompanhamento para ser reinserido na sociedade. Acredito que seja feito uma triagem e grupos pequenos são escolhidos para participar desses cursos e orientações de pessoas especializadas no assunto. Essa informação foi dada por um representante da Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas numa das reuniões do Conseg.

Na Av. Aquidabã tem muitas árvores, frutíferas ou não; alguns desses moradores de rua colocam papelão ou colchão velho para dormir à noite. Tentam se proteger do vento , deitando nos colchões ou papelões que são colocados atrás dos vasos de cimento que contém os pés de Alamanda (Allamanda cathartica).



Tirei uma foto de um desses locais que chamei de "Pousada", só para  chamar a atenção sobre esse grave Problema Social.

Av. Aquidabã: embaixo dos pés de  Alamandas.

Nenhum comentário: