sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Febre Amarela,Peste Bubônica e Varíola. Oswaldo Cruz o grande Cientista do Século XX.

Quando se fala no Brasil sobre Febre Amarela, Peste Bubônica e Varíola, devemos lembrar sempre do grande Cientista Brasileiro Oswaldo Gonçalves Cruz.

Oswaldo Cruz, nasceu em São Luiz de Paraitinga (SP) em 05 de agosto de 1872 e faleceu em 11 de fevereiro  de 1917 aos 44 anos.

a) Formou-se em Medicina em 1892 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Começou a frequentar a faculdade aos 15 anos.

b) Fez especialização em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris.

c) Na Fazenda Manguinhos, ele e auxiliares trabalhavam num laboratório improvisado que foi melhorado com a chegada de novos materiais.A FIO CRUZ (Fundação Instituto Oswaldo Cruz) está instalada num prédio maravilhoso, estilo neomourisca, construído entre 1904 e 1908.

As três fotos abaixo da FIOCRUZ foram copiadas da Internet somente para ilustração do Texto.

 



d) Ele e equipe trabalhavam até 14 horas por dia e quem chegava atrasado levava bronca.

e) Como a cidade não tinha Saneamento Básico adequado, muitas doenças apareceram e entre elas destacamos a Febre Amarela Urbana  (transmitida pelo Aedes aegypti que ao picar injeta o flavivirus), a Peste Bubônica ou Peste Negra ( doença pulmonar ou septicêmica provocada pela bactéria Yersinia pestis  presente na pulga que está presente nos ratos pretos) e a Varíola conhecida como Bexiga ( doença infectocontagiosa provocada por um Ortopox virus ); o nome popular é bexiga por causa das bolhas formadas na pele.  




 




Obs: As 3 fotos acima (Febre Amarela, Peste Bubônica e Varíola) foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.

Sintomas da Febre Amarela:
Dores localizadas: abdominal, lombar (costas) ou musculares.
No corpo: febre, fadiga,calafrios, sentir-se mal ou perder o apetite
No aparelho digestório: vômitos e náuseas.
Outros sintomas: mente confusa,cefaléia, hemorragia ou icterícia(amarelado na pele e nos olhos).

Problemas nos rins e fígado; tem que fazer hemodiálise se os rins pararem de funcionar.    

f) Quando foi aprovada uma Lei de Vacinação Obrigatória (inicio do século XX) para combater a Varíola, a população foi às ruas e protagonizou a "Revolta de Vacina". O motim foi controlado após 6 dias e 5 noites.

g) No caso do Aedes aegypti, foram criadas as brigadas mata mosquitos de Oswaldo Cruz; elas invadiram casas e cortiços para eliminar os criadouros do mosquito. A 1ª vacina foi desenvolvida em Havana por William Gorjas em 1901; no Brasil a produção em escala industrial começou em 1937.

h) Quatro anos depois da Revolta, com a limpeza e controle do lixo, dos ratos e insetos estavam erradicadas no Rio de Janeiro a Febre Amarela, a Peste Bubônica e a Varíola.

i) Em 1913 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

Obs: Carlos Chagas, outro grande cientista da época,  descobriu o agente que provoca a doença de Chagas (aumenta o tamanho do coração); em homenagem ao colega Oswaldo Cruz, colocou o nome  Trypanosoma cruzi, no protozoário. Esses 2 grandes cientistas brasileiros trabalharam juntos na FIOCRUZ.


Nenhum comentário: