Vimos na Mídia uma reportagem sobre a retirada de grande quantidade de lixo dos córregos e rios que na sua maioria entra pelas bocas de lobo e bueiros. Foram várias toneladas e o trabalho ainda continua.
Tirei 11 fotos de bueiros para ilustrar o texto.
A foto abaixo foi tirada dia 19/02/2017, perto do 09:50 horas, na Av. Francisco Glicério em Campinas- perto do Largo do Rosário, com garrafa Pet e outros tipos de lixo dentro do bueiro.
Muita coisa poderemos fazer para evitar que toda essa quantidade de lixo vá para as bocas de lobo e atinja os mananciais (córregos e rios). Além do trabalho para a retirada de todo esse entulho, o tratamento de água e esgoto fica muito mais caro.
a) Fazer um folheto orientativo e entregar para as pessoas que frequentam as ruas mais movimentadas de Campinas. Explicar os danos que o hábito de jogar nas ruas e calçadas papel, toco de cigarro, restos de alimentos, plásticos ou jogar ou varrer direto nas bocas de lobo causam no Meio Ambiente.
b) Conversar com o pessoal do Comércio (lojas, restaurantes, lanchonetes,bares, mercearias,etc) para que coloquem o lixo das calçadas e sarjetas em sacos plásticos; eles serão retirados pela empresa Renova. Pedir para que, quando lavarem os estabelecimentos ou varrerem as calçadas não empurrar o lixo para as bocas de lobo.
c) Pedir aos Síndicos de Condomínios que oriente o pessoal da limpeza a varrer a calçada e ensacar o lixo. Se empurrar para a beirada da sarjeta, com a chuva, ele acabará indo para as bocas de lobo e causar entupimento e mau cheiro.
d) Muitos bueiros ou bocas de lobo de Campinas estão com lixo, mau cheiro e até mato dentro.
e) Mais importante: trabalhar com os alunos, desde pequeno, em todas as escolas de Campinas (Municipais, Estaduais e Federais) a importância da Preservação Ambiental e as vantagens para a Saúde de toda a População.
f) Os telejornais também poderiam ajudar mostrando os problemas e pedindo a colaboração da população em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário