quinta-feira, 28 de março de 2019

FUTEBOL - Influência da Meteorologia, da Física e da Matemática - Sugestões aos Técnicos e Jogadores!

Toda vez que assistimos uma partida de Futebol nos canais de TV ou indo aos Campos de Futebol, podemos verificar que mais jogadas bonitas sairiam e mais GOLs Também, caso os jogadores fossem mais bem treinados e orientados.

 Vemos partidas que são jogadas em Campos totalmente ou parcialmente encharcados pelas chuvas constantes que caíram, sob um intenso SOL  ou num Campo em boas condições de jogo.

Influências:

a) Meteorologia : Os jogadores tem que ser orientados (e alguns talvez são), que com o Campo Encharcado é muito melhor lançar a Bola pelo alto do que tentar fazer passe rasteiro para o companheiro do time; normalmente a bola para na poça d´água e poderá favorecer um ou outro jogador.

Se estiver ventando e seu time está jogando contra o Vento, sem chuva, o melhor é fazer o passe rolando a bola pelo gramado.

b) A Física nos orienta pra que façamos as jogadas de acordo com a influência do Tempo e da Temperatura. 
O jogador tem que saber por a força certa na bola quando  for fazer o passe, bater falta, pênalti ou escanteio. Tudo isso se aperfeiçoa com treinamento.

O que vemos todos os dias nos escanteios e faltas nas laterais do Campo: Jogadores Altos, de defesa, vão pra área adversária esperando um bola por cima e o batedor bate rateiro ou à meia altura, ou ainda chuta a bola com curva pra trás do Gol. Pra que ficar dois jogadores perto da batida de escanteio ou de falta; isso não engana!

Se tiver ventando forte não adianta chutar mirando um dos cantos do goleiro; preferível mirar no meio do gol que o vento e a curvatura do movimento da bola, a levará pra  um dos lados do Gol.

Obs: Não temos mais grandes batedores de falta ou pênalti; Vocês se lembram do ZICO, DICÁ, NETO, Rogério Ceni, Jorge Mendonça, Ronaldinho Gaúcho, Renato Cajá (na época boa), Marcelinho Carioca, Otero e mais alguns que não me lembro agora. Os Corintianos da década de 1950 se lembram do Cláudio ( que batia as faltas por fora da barreira (com curva).

c) Matemática ; Tem que se levar em  consideração a força que o jogador vai imprimir na Bola, o ângulo do chute, a distância do GOL, etc.
Dependendo da posição do jogador, ele tem que observar o  ângulo que vai direcionar o movimento da bola no seu chute; tem que ver que de frente para o GOL o ângulo é quase reto (90 Graus), ou nas laterais do bico da grande Área, onde os ângulos podem variar de medida em relação às Traves do GOL.
Tem jogadores que ao bater falta de frente para o GOL , acabam batendo tiro de meta, jogando a bola na Torcida ou nas Arquibancadas Vazias.
É claro que tudo isso depende de treinamento e observação do técnico e seus auxiliares.
Os jogadores orientados para bater falta, deveriam ficar treinando depois de acabar o treino da equipe , como fazem ou fizeram alguns jogadores (Exemplo citado pela mídia sempre foi Rogério Ceni (ótimo cobrador de faltas e de pênaltis.


Jogadas Bizarras ou estranhas numa partida de  Futebol; Problemas de Bastidores do Clube!

01) Jogadores de defesa e de meio campo ficam passando lateralmente a bola um para o outro, pensando que estão jogando futebol de salão; acho que muitos estão  no esporte errado. "Tem tanto time de futebol de salão precisando desses craques".

02) Bola que sai pelas laterais do Campo: Muitos andando vários metros pra frente para fazer o lançamento da Bola (embora, atualmente alguns árbitros e auxiliares fazem voltar perto do lugar correto) ; só que se adiantam e depois jogam a bola pra traz para um dos zagueiros.

03) Jogador que vai ser substituído; alguns caem no chão para tentar tempo e muitos não estão machucados; irritam os jogadores da outra equipe e os árbitros deveriam dar cartão amarelo ou vermelho. Parece que tem orientação para isso.

04) Jogador que sobe numa dividida e dá cotovelada no adversário; tem que ser expulso e pegar mais jogos de suspensão.

05) Alguns jornalistas que transmitem futebol pela TV ficam, talvez "sem querer", acabam, indiretamente (por seus comentários), torcendo para os clubes que tem mais dinheiro ou torcida ganhar o jogo ou marcar um gol.

06) Árbitros, fora do campo, que comentam decisões dos colegas ; alguns colocam suas opiniões contrárias aos comentaristas do jogo. Quando estavam em campo apitando um jogo de futebol erravam também mas será que reconheceram seus erros ou falhas. Errar é humano mas...

07) Jogadores reservas que estão no banco; alguns querem apitar o jogo ou invadem o campo e levam cartão amarelo.

08) Técnicos que não obedecem seu espaço para orientar o time e quase invadem o campo.

09) Será que alguns jogadores em fim de contrato ou já compromissados com outros clubes, vão se esforçar nos últimos jogos do campeonato, sabendo que poderão se machucar e perder a chance de brilhar em outro time? Essa dúvida sempre foi comentada mas devemos tomar o devido cuidado para não generalizar!

10) Poucos jogadores ganham muito dinheiro segundo a mídia; mas, mesmo assim, com os salários atrasados, jogam com vontade de ganhar (se o emocional estiver abalado)?

11) Devemos fazer uma Reflexão sobre tudo isso; a qualidade do futebol brasileiro, segundo comentários está muito abaixo do que era anos atrás; será que é verdade? podemos melhorar!

12) Clubes que não conseguem honrar todos os seus compromissos devido altos salários de jogadores, recolhimento de impostos, acabam recorrendo ao PROFUT, criado em governo anterior para refinanciar as dívidas e dando um prazo longo para pagamentos mensais; segundo notícias alguns clubes não estão honrando seus compromissos e tentando um novo Refinanciamento.

13) Para tentar fazer um bom campeonato fazem contratações de jogadores por preços  e salários altíssimos; que acabam não sendo pagos em dia por alguns clubes. Muitos jogadores fazem acordos ou entram na Justiça do Trabalho, como vemos e ouvimos na mídia.






Nenhum comentário: