domingo, 10 de março de 2019

Mata Ciliar ? - Construções de Moradias nas Beiras dos Rios e Córregos - Moradias nas Encostas dos Morros. Chuvas e Deslizamentos! Prevenção?

Todo ano as Reportagens e Tragédias se Repetem; a falta de uma política pública mais efetiva para moradias populares  e esclarecimento ao povo que mora em área de risco,  o descaso em algumas situações tem provocado muitas mortes e feridos.


Verão- Chuvas, Enchentes - Mata Ciliar.

 Todo Verão as notícias são as mesmas: Chuvas Torrenciais, Enchentes, Deslizamento de Terra ou de Pedras nos Morros, Mortes, Pessoas Feridas,  Milhares de Desabrigados ou Desalojados.
  

Como pode num país imenso, "abençoado por Deus e bonito por natureza",  frase que faz parte  da musica País Tropical que Jorge Ben Jor canta , com tantos lugares bonitos para se morar, as autoridades das cidades da maioria dos estados brasileiro deixar construir casas na beira dos rios e nas encostas?
Se não houver uma determinação e ação dos prefeitos, governadores e dos representantes do governo federal (seguindo orientação da presidente), construindo moradias a mais de 100 metros dos mananciais  retirando da beira dos rios e colocando nessas casas a população ribeirinha, recompondo a Mata Ciliar, continuaremos a ver e ouvir, todos os anos na mídia, notícias tristes.

Vocês já perceberam que no Sistema Cantareira não tem a Mata Ciliar? Imagine então nos milhares de rios e outros mananciais  que temos no Brasil!
Por que os prefeitos da região  não pedem aos funcionários de suas prefeituras para pegar mudas de plantas no viveiro de Vargem (perto de Extrema-MG) e junto com os alunos das escolas de suas cidades façam o reflorestamento das margens do Sistema Cantareira?

           
              Sistema Cantareira                               Alto Tietê                e   Outros lugares.

        Onde está a Mata Ciliar ?    Por que não Reflorestar já?
O Correio Popular (Campinas),  publicou no Correio do Leitor, o artigo que enviei e copiei abaixo:

04/01/2013
Verão
Alcínio S. Daher
Professor, Campinas
Todo Verão são as mesmas notícias: enchentes na região Sudeste e seca no Nordeste. Existe solução no Sudeste? Sim, os especialistas pedem a construção de moradias e retirada dos moradores dos locais de risco, com o reflorestamento das áreas desmatadas e recuperação das matas ciliares. (...)
Seca no Nordeste: se construímos mais de 6 mil quilômetros de tubulação para trazer gás da Bolívia e perdemos a Petrobrás construída lá para os andinos, por que não se trazer água dos grandes rios da Amazônia para o Nordeste, ao invés de se fazer a transposição do Rio São Francisco (obras abandonadas mostradas na TV) que, segundo especialistas poderá provocar no futuro a morte do velho Chico? (…)

Obs: Não devemos esquecer, que nesse ano de 2019, por causa do fenômeno "El NIno", as chuvas caíram e continuam com maior intensidade na Região SUL e Sudeste e muitas cidades foram atingidas pelas enchentes.  A cidade de São Paulo e suas ruas asfaltadas facilitam a formação de enxurradas devido impermeabilização do solo; as bocas de lobo e bueiros não conseguem absorver toda água e as residências e comércio sofrem com a sujeira e lama que invadem seus imóveis. 





Nenhum comentário: