terça-feira, 5 de março de 2019

DROGAS - Ilícitas e Lícitas (Álcool e Tabaco (cigarro e charuto))- Medicamentos- Prevenção!


DROGAS

01)   ÓPIO DO GREGO (Opion) OU DO LATIM (Opium) : Substância  extraída de cápsulas maduras de diversas espécies da flor chamada papoula. O ópio mascado provoca euforia , sonho de fantasias. Ele causa dependência. Na    medicina é usado como sedativo da dor. Ele contém morfina e papaverina.

02)   Morfina- vem do latim Morpheus (deus dos sonhos). È  um poderoso analgésico e psicodisléptico, derivado do ópio que vem da papoula. A morfina é sedativa e ansiolítica. A intoxicação por morfina provoca excitação,  náuseas , taquicardia, cianose (retenção de CO2 ) , hipotermia, colapso e morte. O tratamento é feito com respiração artificial e anti-morfíticos. É usada em pacientes terminais de câncer e edemas pulmonares.

03)   Heroína: vem do latim heroine. Poder analgésico 2 a 3 vezes maior que a morfina. Ela causa dependência física e psíquica. A fabricação é proibida, mas ela é produzida em laboratório clandestino.

04)   Ecstasy > droga alucinógena à base de anfetaminas (remédios para emagrecer). Ela é euforizante (causa euforia) e afrodisíaca. Ela é apresentada em foram de cápsulas ou comprimidos.
05)   Crack- droga potente , resultante de uma mistura de cocaína e bicarbonato de sódio, que após inalada causa excitação e depois depressão; é 7 vezes mais potente que a cocaína.

06)   Cocaína : Alcalóide que se extrai das folhas de coca; anestésico de superfície e potente estimulante do SNC( Sistema Nervoso Central). Ela gera dependência psíquica.

07)   LSD- substância alucinógena, cristalina, pouco solúvel em soluções ácidas e alcalinas. Vem do ácido LSD (ácido lisérgico).

08)   Maconha : vem da planta  Cannabis sativa ; possui   tetraidrocanabinol  (THC) – no começo o indivíduo tem sensação de bem estar e relaxamento, taquicardia,  confusão de ideias, diminuição da saliva e dilatação das pupilas; na segunda  fase ele sente sonolência, insônia e excitação nervosa, irritação, ansiedade e tensão ; nesta fase aumenta o apetite. O CANABIDIOL Trata as Convulsões, Crises Epilépticas, Esclerose Múltipla , Câncer e outras doenças.

09)   Álcool ; danos provocados ao organismos, fígado (cirrose, câncer), cérebro, etc.

10)   Cigarro (Tabaco) ; danos ao pulmão e outros órgãos , provocando cancer , danos ao bebê (mulher fumante), etc.

11)    Merla – Derivada da cocaína – mais potente que o crack. A merla é um produto grosseiro, obtido das primeiras fases de separação da cocaína, quando da preparação .
12)    Oxxi – Também derivada da cocaína  mas misturada com solventes ou produtos do petróleo

13)   Maconha Sintética – misturada com temperos (orégano, manjericão) chamada de K2, HI-5, Incenso do diabo-  conhecida com Spice (tempero em inglês).

14)   Cristais de Catinona- Planta Catha edulis usada como agrotóxico e repelente; tem efeito alucinógeno. É vendida como sais de banho; conhecida  como Salt Baths, Miau Miau, Vanila Ski, Flakka. Pode ser cheirada, fumada ou injetada.

15)    Nbome- É uma Metanfetamina, vendida em ampolas, pílulas ou papel embebido com o líquido alucinógeno (Blotters), da mesma forma como o LSD

 16)  "Metanfetamina é uma droga sintética (ilícita), ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do sistema nervoso central. Entre os usuários, a metanfetamina  (C10H15N)é conhecida como Ice, Tina, Meth, cocaína de pobre, Speed ou cristal".Obs: os dados da Metanfetamina foram copiados da Internet para completar esse texto.Site: Infoescola.com.br/drogas

17 - Medicamentos tarja vermelha e tarja Preta; só fazer uso depois do atendimento  e orientação médica.Os de tarja Preta tem a receita retida pelas farmácias e drogarias.

PREVENÇÃO : Evitar o uso dos mais variados tipos de DROGAS é a melhor coisa que todos podem fazer; lamentavelmente, todos os dias vemos notícias de usuários de drogas se envolvendo em confusões.

Nenhum comentário: