domingo, 19 de novembro de 2023

PIX - Facilidade de PAGAMENTOS para alguns e Dor de Cabeça para Outros. Os cuidados que todos devemos TER!

PIX, forma de Pagamento e Transferênçia de Dinheiro que foi idealizada entre 2016 e 2020 e começou a funcionar a partir de 16 de Novembro de 2020, depois de vários testes feitos pelo Banco Central do Brasil. Vem batendo recordes e recordes nesse tipo de atividade (Pagamento ou Transferência) entre os usuários do Sistema.

Mas a falta de cuidado e atenção de alguns Usuários, bem como o aparecimento de Golpistas e Espertinhos, vem sendo mostrado na Mídia as várias situações em que as pessoas estão sendo prejudicadas e perdendo dinheiro.

Atenção: Toda Vez que surge alguma coisa nova para melhorar a Vida e Movimentação de alguém, aparecem os espertinhos para atrapalhar essa melhora. Ditado Antigo! "Quando a Esmola ou Oferta for boa demais, até o Santo Desconfia". Por isso todo cuidado é pouco!


IMPORTANTE: 

a) Quando for fazer um Pagamento para alguma Empresa, de prestação de Serviços ou de Outro setor, Comercial ou Industrial, confira se o CNPJ da Empresa se é verdadeiro. Nunca faça para um CPF, informado por um funcionário, pois pode ser um GOLPE e você dificilmente vai recuperar o valor que transferiu.

b) Evite fazer PIX por Telefone, sem ter certeza que o valor vai para pagar o que você Comprou ou Consumiu. Tem muitas pessoas caindo em Golpe, conforme a Mídia mostra sempre. Cuidado com a digitação da chave e verifique sempre se o nome da pessoa física ou Jurídica está de acordo com o seu pagamento, bem como a confirmação do CPF e CNPJ.

c) Você tem as chaves que o sistema PIX oferece; quando você coloca um CPF ou CNPJ, vai aparecer o nome do beneficiado, sendo pessoa física ou Jurídica. Não pague conta de Pessoa Jurídica com CPF de pessoa que você pode nem conhecer. Jurídica tem que ser com o CNPJ.

d) Não compre e pague com PIX valor do Carro por fotos ou Leilão, pois pode ser que ele não existe (vá ver pessoalmente e consulte todos os dados no Site do DETRAN (dívidas IPVA, Multas) antes de pagar. A reportagem mostrou anos atrás um pessoa que comprou um caminhão pela foto que o espertinho tirou na Rua, que estava com a Placa Vende-se. Normalmente esses falsários colocam um preço muito abaixo de Mercado e o comprador, pensando que está fazendo um bom Negócio acaba caindo num Golpe. Deposita o Valor e o falso vendedor, com ajuda e outros ou não saca o dinheiro e você fica no Prejuizo. A Mídia tem mostrado vários Leilões Falsos.

e) Quem pensa em Levar Vantagem em algum negócio que se mostra Vantajoso acaba perdendo dinheiro.

f) Antes de fechar uma compra ou outro negócio, procure verificar se a empresa Existe Físicamente, se oriente  no Procon, confirme se o CNPJ ou CPF é verdadeiro. Sempre é melhor ir físicamente na loja em que está aparecendo essas ofertas, para confirmar se são Verdadeiras ou milagrosas e falsas! A Comodidade, às vezes, leva as pessoas a cometer erros,  perder dinheiro que não tem Volta. A Mídia tem mostrado que essas pessoas tem "LARANJAS", para retirar ou transferir  o dinheiro para outros na hora em que o pagador Transfere.

g) Obs: Se você não souber cuidar do que é seu, depois de tanto tempo de trabalho e luta, não pense que outra pessoa vai fazer o que você não fez!

Amigos e Leitores do BLOG! Se quiserem fazer algum comentário para melhorar esse Texto sobre o PIX, agradeço Antecipadamente!

Nenhum comentário: