segunda-feira, 6 de novembro de 2023

TEMPORAIS , Ventos Fortes, Enchentes, Árvores Caidas, A Falta de PREVENÇÃO (Podas e Retiradas de árvores GIGANTES).Árvores próprias para plantar em Calçdas, . Aquecimento Global e as Consequências no Planeta TERRA..

O Aquecimento Global e a falta de Planejamento e Prevenção, faz com que tenhamos todos os Anos, Notícias de Chuvas acima da Média,  Tempestades com Ventos Muito Fortes, queda de Árvores, deslizamentos de Encostas, Inundações e Enchentes nas Grandes e Médias Cidades, Mortes e Pessoas feridas. Devemos ressaltar também que o Crescimento Urbano Desordenado, com muitos prédios e muitos moradores em locais onde é muito difícil o escoamento das águas de chuvas, tem provocado a dificuldade de escoamento das enxurradas e muitos motoristas que tentam enfrentar a situação acabam presos no meio delas, podendo até perder suas Vidas. Campinas, por exemplo, quando temos chuvas fortes, as Avenidas Orozimbo Maia (Cambuí,Guanabara) e Princesa D'Oeste na Via Norte Sul, ficam alagadas e impossível de se transitar nelas.

Prevenção: Infelizmente não está sendo dada a devida atenção para esses Acontecimentos que ocorrem todos os anos que vem aumentando consideravelmente.

O que Fazer?  Sugestões são dadas todos os anos mas, depois que as coisas ficam amenizadas, muitos esquecem e esperam o que vai acontecer no ano seguinte.

01) Tipos de Árvores plantadas Errôneamente em calçadas e canteiro central de Avenidas.
Exemplos: Canafístula, Sibipiruna, Espatódea, Pau Ferro e outras de grande Porte. Como as calçadas e canteiro central tem revestimento (pedra ou cimentada), não sobra espaço para a água penetrar, ser absorvida, fazendo com que a raíz cresça e a árvore tenha maior estabilidade. Notamos que as árvores caídas (de grande Porte), tem raízes curtas que não dão a devida sustentação para a planta. Com ventos fortes, elas simplesmente são arrancadas do chão e caem. "Copiei abaixo da Internet 4 fotos de árvores gigantes somente ilustrar o Texto".

01- Pau Ferro

02 - Canafístula

03 - Sibipiruna

O4 - Espatódea

Sugestão: Substituir essas árvores Gigantes por árvores de pequeno porte. É um Trabalho que pode durar meses mas vai compensar no Futuro. Um Engenheiro Florestal e Botânicos poderão  Ajudar na escolha de mudas de árvores para serem plantadas e não causar quedas no futuro.

Famílias que Moram em beira de Rios e em Encostas dos Morros: Tem que contruir casas para elas e tirá-las das Áreas de Risco. Pode demorar alguns meses mas tem que ser tomada essas providências. Não é respeitada a distância das margens dos rios em relação à MATA CILIAR. Existem Normas e Lei para Isso mas, infelizmente, não são respeitadas.

Árvores Indicadas para Plantio em Calçadas; são de pequeno Porte mas devem ter manutenção com Poda no tempo certo. Algumas podem ter espinho no Caule, que devem ser tirados para não ferir os que passam nas Calçadas."Dois Exemplos abaixo, com fotos  copiadas da Internet só para Ilustração".

01- Escova de Garrafa

02- Resedá Rosa

Correção: No título a palavra Correta é CALÇADAS; faltou a letra a.







Nenhum comentário: