sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dengue - Zika Vírus - Febre Chikungunya - Prevenção.

Aedes Aegypti
Pensamento:
          Ofereça flores a quem lhe oferece espinhos; com  certeza ,um dia, eles se  tornarão macios  como pétalas de rosas! Prof. Alcínio

Prevenção é a palavra chave quando se comenta sobre uma doença; Há anos, todos sabem que devemos eliminar os criadouros do mosquito da dengue. Só um trabalho de conscientização coletiva, com participação de toda a sociedade, conseguiremos evitar que a Dengue se alastre, passando de endemia para  epidemia , como vemos atualmente em várias cidades da região metropolitana, com grande incidência em Campinas.
Quando estava na ativa, fizemos uma trabalho envolvendo  os alunos e pais na escola que lecionei; a descrição do projeto segue no artigo abaixo, publicado no Correio Popular, em 10/10/2014.




Zika vírus. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É um arbovírus, um tipo de vírus transmitido por artrópodes, como os insetos. Conhecido pela sigla ZIKV, é parente dos causadores de outras doenças, como a dengue, a febre amarela e a febre ocidental do Nilo.


Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

"Dados acima, Zika e Febre Chikungunya, foram copiados da Internet"

Nenhum comentário: