Sempre que você for a um supermercado, mercearia, padaria e outros locais que vendem alimentos, preste atenção em 3 coisas importantes:
01) Preço colocado nas etiquetas das prateleiras e preço no monitor dos caixas; muitas vezes o funcionário muda o preço no computador central e não muda o preço na gôndola ou na etiqueta. O código do consumidor diz que vale sempre o preço menor; o cliente não tem culpa pela falha; exija o desconto ou devolução da diferença se a nota estiver fechada. Preste atenção nos preços quando o funcionário do caixa estiver passando o produto.
Outra coisa: Muitas vezes os produtos colocados na altura de nossa visão são os mais caros e os que estão na parte de baixo podem estar mais baratos. Não tem outro jeito; temos que olhar e comparar.
02) Validade dos produtos; preste bastante atenção pois, muitas vezes encontramos nas prateleiras dos supermercados produtos iguais mas com datas de validade diferentes; olhe com cuidado e pegue aquele com data de validade mais longa.Cuidado com latas amassadas e congelados com muito gelo;pode ser que descongelou por falta ou diminuição de energia e congelou novamente.
Imagens são meramente Ilustrativas (fonte: Morguefile.com) |
03) Qualidade : Cuidado! Muitas vezes você compra um produto mais barato; mas a qualidade poderá ou não ser a mesma de um produto já conhecido. Algumas vezes o mais barato poderá até ser melhor que uma marca conhecida.Você é que tem que decidir na hora da compra. Muito cuidado ao comprar produtos já embalados na bandeja de isopor e com filme de PVC ( Frios,Verduras, Legumes, Frutas); verificar a qualidade e o vencimento.
Faça valer o seu direito; caso um produto esteja deteriorado e dentro do prazo de validade; junte a nota ou cupom fiscal e troque onde você comprou. Caso seja longe de sua residência ou a empresa negar a troca,verifique na embalagem se tem o telefone 0800, ligue e faça valer o seu direito. Hoje as indústrias estão trocando rapidinho os produtos com problemas,mostrando o respeito ao consumidor.
Um comentário:
Sim, temos q fazer nossa parte. Prestando atenção e cobrando, os mercados terão q ficar mais atentos q o consumidor não é bobo.
Postar um comentário