segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dengue : Os benefícios do Inhame , Citronela e Borra de Café - Não esquecer da Prevenção !

Esse ano de 2015, muitas pessoas foram contaminadas com o vírus da DENGUE; infelizmente, em alguns casos, o nº de   Plaquetas presentes no sangue diminuem drasticamente e algumas pessoas acabam tendo hemorragias que poderão levá-las à morte ou não. As plaquetas participam do processo de coagulação do sangue (formando coágulos); com isso evitam as hemorragias. A vitamina K (encontrada nos vegetais de folhas verdes),figado de boi, sementes de soja e outros alimentos, é importante para ajudar na formação das plaquetas; portanto tem função anti hemorrágica.

São importantes as medidas preventivas de não deixar água acumulada em pneus,pratos de vasos de flores, copos jogados em terrenos baldios, garrafas com a boca para cima, calhas entupidas por sujeira e folhas. Não deixar caixa de água sem tampa ou mal encaixada, piscina com água em (chácaras,casas e condomínios) sem limpeza e sem tratamento e outros.Com atitude cidadã poderemos ajudar no combate ao criadouro  do mosquito e evitar a doença.

As Secretarias (Saúde e Educação) de Campinas, integradas com outras secretarias, estão fazendo um trabalho muito bem organizado, envolvendo a comunidade e escola (Pais, alunos, funcionários, professores, diretores, coordenadores), para que, num trabalho conjunto e prática de Cidadania possam enfrentar essa situação, eliminando os criadouros; É importante avisar a prefeitura pelo 156 ou na Administração Regional do seu bairro sobre casas e terrenos  abandonados, com entulho e água acumulada nos objetos que lá foram descartados.

                             Como diz um velho ditado: "Prevenir é o melhor remédio"

Abaixo temos dicas que ajudam mas é importante sempre que aparecer os primeiros sintomas (febre alta,manchas vermelhas no corpo (parecidas com Sarampo),diarreia,dores nas articulações,prostração,dor de cabeça), solicitar atendimento médico no Pronto Socorro ou num Posto de Saúde.
                 
                                          Borra de café - Citronela - Inhame

A Borra do Café, a Citronela e o Inhame amenizam a situação mas não evitam a doença porque  o mosquito voa de 50 a 100 metros e numa altura de até 1, 20m; se seus vizinhos não cuidarem do seu ambiente, você poderá pegar a doença mesmo que não tenha criadouro na sua casa ou apartamento.

a) Borra de Café  colocar na terra dos vasos para evitar o desenvolvimento do mosquito;segundo estudos, a larva poderá se desenvolver na terra úmida.

b) Citronela: plantar em vasos; pegar folhas,cortar em pedaços, misturar na água e álcool (bater no liquidificador), coar  e pulverizar. Pode também picar as folhas, colocar num pratinho e deixar perto das janelas.
Existe também a vela feita com Citronela e o Creme com Citronela para passar na pele (ótimo repelente).

c) Inhame: usado com depurativo do sangue, possui vários sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas (B1 e B5).Segundo estudos  a vitamina B5 presente no inhame reforça o Sistema Imunológico pois ajuda na produção de anticorpos. Além do uso normal na cozinha, muitas pessoas tomam suco feito com  inhame.

Importante: Além das dicas acima é de suma importância que se procure assistência médica; só o médico poderá orientar corretamente e receitar os medicamentos para o tratamento; Pelos sintomas apresentados e relatos do paciente o médico pode pedir aplicação de soro e exame de sangue para verificar a quantidade de plaquetas.Não tomar Aspirina (A.A.S) (ácido acetil salicílico) e nem outros remédios que tem A.A.S na sua composição se estiver com dengue.
No exame normal o nº de plaquetas na corrente sanguínea, segundo os laboratórios, deve estar entre 150 mil e 400 mil por mililitro de sangue.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto, pai! Espero que as pessoas propagem estas informações!
Rapha