Trânsito ; Infelizmente a imprudência (falta de atenção ao dirigir) e em alguns casos a imperícia ( de alguns motoristas e motociclistas sem o preparo suficiente para dirigir), tem causado muitas mortes e feridos (com gravidade ou não), nessa situação de trânsito que vemos nas médias, grandes e até em cidades com poucos habitantes.
Os fatos marcantes que ocorrem frequentemente são muitos; abaixo alguns deles:
01) Uso do Celular quando está dirigindo (carro em movimento), parado nos faróis ou nos congestionamentos, o que é proibido mas, muito mais que isso, é uma falta de responsabilidade de quem está no volante. Alguns até fumam, falam ao celular e dirigem ao mesmo tempo.
02) Não obediência à placa PARE; até brinquei com um amigo que se colocassem em inglês (STOP), talvez os motoristas e motociclistas (desobedientes), respeitassem.03) Ultrapassagem e conversão em locais proibidos.
04) Não olham as setas no chão que indica o sentido do trânsito. ex: Na Av. Morais Sales, sentido bairro centro, na esquina com Irmã Serafina, tem sinalização no solo mas, alguns que se acham mais espertos ficam na faixa da esquerda ( que é para subir a rua Irmã Serafina) e viram à direita , podendo provocar acidentes;deveriam ser multados por não obedecer a sinalização.
06) Não observar que, quando está numa faixa de trânsito, só poderá mudar de faixa quando a mesma não for continua e se houver espaço e tempo suficiente para mudança; todos os dias vemos motoristas fazendo barbaridades no trânsito.
07) Pedestres que não esperam o sinal verde para eles. Muitos descem a calçada falando ao celular (ou com fone de ouvido); atravessam sem olhar o trânsito.
09) Motoristas que dirigem numa parte da rua na contra mão; também para não dar uma volta na quadra.
10) Dirigindo e ingerindo bebida alcoólica ou algum tipo de medicamento que provoca sonolência ou agitação.
11) Estacionar em locais proibidos e muitos em cima de calçadas.Muitos param em frente de garagens de casas e condomínios.
12) Não respeitar as vagas de idosos e de pessoas com necessidades especiais.
13) Dirigindo com som alto nos carros; talvez agora com a multa de quase R$1.500,00 e apreensão do veiculo as coisas melhorem.
15) Não uso do cinto de segurança e além disso carros com mais de 5 pessoas dentro e crianças pequenas em pé, sem a cadeirinha.
17) Ocupar uma vaga e meia no estacionamento, tanto nas ruas como nos supermercados.
18) A maioria dos motoristas e motociclistas não usam a seta quando vão entrar à direita ou à esquerda; temos que adivinhar o que eles vão fazer.
20) Escapamentos de Motos possantes e de Carros que produzem um som muito alto, acordando muita gente à noite e de madrugada.
21) Filas duplas em frente de escolas, de prédios públicos, de bares, restaurantes, padarias . Quando o agente de trânsito está por perto os motoristas respeitam e não param ( isso é correto ?).
22) Pais que param o carro no meio da rua , abrem a porta para o filho descer e entrar na escola; não tem paciência para estacionar e fazer como que o filho desça do carro do lado da calçada e atravesse na faixa de pedestre.
23) Alguns jogam objetos pela janela (cigarros, latinha, garrafas plásticas,papéis e outros).
24) Estacionamento Rotativo ( 1,2 ou 5 horas); não colocam o papel com horário, dia e placa; são multados e depois reclamam com o agente de trânsito. Não arrisque; embora o valor de 1 hora em estacionamento é muito caro, ainda assim é mais barato que uma multa e 3 pontos na carteira.
25) Carga e Descarga: como,às vezes, não tem espaço para estacionar, muitos motoristas param os caminhões em fila dupla o que pode provocar acidentes..
25) Carga e Descarga: como,às vezes, não tem espaço para estacionar, muitos motoristas param os caminhões em fila dupla o que pode provocar acidentes..
2 comentários:
Ótimo ! Precisamos conscientizar e preparar melhor os novos motoristas e motociclistas;reeducar os faltosos pois ó multar não resolve.
Todos os casos citados acima demonstram uma atitude individualista e egoísta, com a qual a pessoa que, normalmente, está errada no trânsito, acredita que tem o direito de cometer cada um desses deslizes, como se o restante do mundo girasse em torno de suas vidas. Mas muitos, hoje, têm vergonha de serem educados, gentis, generosos, justos, e respeitar o outro, porque são cobrados a estarem sempre na frente, sempre vencer e, no trânsito, parece, muitas vezes, que estamos num campo de batalha, disputando território com o motorista do lado - vida ou morte! É uma pena que seja assim!
Postar um comentário