sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aditivos Químicos - Causam problemas na nossa saúde ? Leia sempre os rótulos! A poluição e contaminação do ar, da água e do solo também causam doenças! O que são produtos Transgênicos?

Além dos problemas respiratórios e outras doenças causadas pelo ar, água e solo (contaminados e poluídos), temos um outro grande problema que são os Aditivos Químicos colocados nos mais diversos tipos de alimentos o que poderá aumentar a procura por especialistas nas mais diversas áreas da medicina, com destaque para Alergologistas, Dermatologistas, Pneumologistas e em alguns casos (Oncologistas). As aplicações dos aditivos estão na 1ª tabela depois do texto.

Obs: Como são muitas as informações, leia com atenção !


          Resultado de imagem para imagens de pessoas com alergias por aditivos             Resultado de imagem para fotos de pessoas com alergia na pele por aditivos quimicos

Imagens meramente ilustrativas de pessoas com Alergias; copiadas da Internet.

Obs: Muitas alergias também podem ser provocadas por auto medicação ou remédios com receita médica, ácaros em blusas de frio ou cobertor guardados; importante colocar essas blusas e cobertor para tomar sol.

Se um medicamento provocar Urticária ou outro tipo de alergia, siga orientação médica para resolver o problema .

Edema de Glote: Algumas pessoas alérgicas a medicamentos, alimentos com aditivos químicos, picadas de insetos (ex: abelha africana) podem sofrer choque anafilático e precisar de socorro médico urgente. Muitas pessoas tem alergias a frutos do mar, leite de vaca, gluten,etc


O Decreto nº 55.871 de 24/04/1965 regulamenta o uso de aditivos químicos nos alimentos e a divulgação obrigatória nos rótulos das embalagens é datada de 17/02/1976, segundo o livro "Alimentos em Pratos Limpos" , edição de 1994, Editora Atual, , escrito por Egídio Trambaiolli. Dele foram tiradas as tabelas colocadas no final do texto, para divulgação e análise dos leitores.Como são usados letras do nosso alfabeto e nº romanos para classificar os aditivos químicos, a maioria dos consumidores não tem paciência de ler o que está escrito nos rótulos dos alimentos e as  consequências,ao consumir, para sua saúde e de seus familiares. De vez em quando, aparecem em alguns programas de TV, nutricionistas e especialistas explicando e orientando aos telespectadores os prós e contra dos mais diversos tipos de alimentos.
Várias portarias e resoluções foram publicadas pela ANVISA, desde 1997, regulamentando o uso dos aditivos químicos pelas indústrias, para produção dos mais variados tipos de alimentos.

PARA REFLEXÃO :
Será que há necessidade de uma grande variedade de alimentos ter seu prazo de validade  de um a dois anos na embalagem fechada? Após aberta a embalagem, cada alimento tem seu prazo para consumo. Não seria melhor colocar menos aditivos e  validade menor para diminuir o nº de consumidores com  problemas alérgicos? Como as indústrias precisam produzir em grandes quantidades para ter um preço menor no atacado e no varejo, pode ser que não tenham interesse em mudar a sua rotina de produção. Talvez a redução de impostos e uma Lei mais rígida  para o controle da produção  de alimentos (menos aditivos) possa diminuir o nº de pessoas que necessitam de atendimento médico e hospitalar.

Em tempo: Quando as casas das famílias tinham quintal e se  plantavam hortaliças em canteiros com adubo orgânico, criavam seus animais sem antibióticos e hormônios e mesmo sem geladeira, não tínhamos tantos problemas de saúde. Com  aumento da população, houve a necessidade de uma maior produção de alimentos; começaram a ser usados adubos químicos (NPK), agrotóxicos (inseticidas, pesticidas, herbicidas) e outros produtos para aumentar a produção; mas as consequências para a saúde da população ainda estão em estudos.  Não devemos esquecer que a maioria dos quintais são cimentados e como os casais na sua maioria, trabalham fora, o interesse em cuidar de uma horta ficou de lado, ou por falta de tempo ou outro problema.

 E os Transgênicos fazem mal ou não? Os cientistas continuam pesquisando.

Transgênicos: São alimentos produzidos nas plantações em que foram usadas semente geneticamente modificadas para resistir a um herbicida mais potente e produzir de 30 a 35% mais de grãos por hectare. Essas sementes são muito usadas nas plantações de soja que hoje representa quase 46% da produção de grãos no Brasil. Na safra 2013/2014, dos 191 milhões de toneladas de grãos, quase 87 milhões foram de soja, Nas safra 2014/2015 poderá chegar a quase 50%.

Segundo o site Infoescola, temos os pontos positivos e negativos na produção de Transgênicos:

Pontos positivos

  • Aumento da produção
  • Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
  • Resistência aos agrotóxicos
  • Aumento do conteúdo nutricional
  • Maior durabilidade e tempo de estocagem

Pontos negativos

  • seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
  • Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
  • Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.

Curiosidade Histórica: Nicolas Appert ( 1749/1841), confeiteiro e inventor francês, descobriu em 1809 que, recipientes  hermeticamente fechados conservavam os alimentos por muito mais tempo, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Em 1911, foram encontradas no Ártico uma lata de ervilha e uma de carne; elas foram abandonadas pelo explorador inglês Sir William E.Perry em 1824; portanto, passados 87 anos, os alimentos não estavam deteriorados. Foi Napoleão Bonaparte que incentivou Nicolas Appert a inventar esse tipo de embalagem. Motivo: Produzir alimentos em grande quantidade, embalar hermeticamente, para a alimentação dos soldados durante a guerra. No início Appert colocava os alimentos em recipiente de vidro grosso com tampa de rolha; só mais tarde vieram as latas e a invenção dos abridores pois no começo usavam martelo e talhadeira para abrir as latas. Pasteur provou mais tarde (1846) que, na verdade, quem eliminava as bactérias, principalmente as que provocam o Botulismo, era a fervura por que passava os alimentos e não só por ser embalagem hermética; para Pasteur, os microrganismos estão presentes nos alimentos e no meio ambiente e destacou a importância da higiene na manipulação dos alimentos e na esterilização dos objetos usados pelos médicos nos hospitais.


TABELAS ABAIXO COPIADAS DO LIVRO "ALIMENTOS EM PRATOS LIMPOS"- DE 1994.

Para fins ilustrativos e leitura de conscientização.





Obs: Nos exemplos acima você verifica os aditivos que constam no rótulo e na tabela abaixo o nome de cada um deles. 




Lembre-se: Sempre que tiver alguma alergia ou outro problema de saúde, consulte um médico; só ele pode determinar qual tratamento deve fazer. Não se auto medique pois pode ser prejudicial à sua Saúde.




Um comentário:

Unknown disse...

É verdade, pai! Há um documentário muito bom que se chama FoodMatters que fala sobre isso!