sexta-feira, 19 de junho de 2015

Drogas - O Perigo para a Saúde da População.

Discutir o tema "Drogas" no mundo atual é muito complexo; se não houver um esforço conjunto de todas as nações do planeta Terra, o controle rígido na produção de algumas drogas que são usadas como remédios e uma atuação mais efetiva em todas  fronteiras e aeroportos clandestinos para evitar a entrada das drogas mais conhecidas ( Cocaína e Maconha ), o que poderemos esperar das pessoas que usam na geração presente e o que será das gerações futuras?

Existem muitas variações de drogas que são produzidas atualmente, ou em laboratórios clandestinos ou nas indústrias farmacêuticas. Muitas podem ser usadas como remédios ( as legalizadas) mas precisam de orientação médica, receita retida e paciente bem orientado para evitar uma Overdose.

Infelizmente muitos jovens que vão às baladas ou festas Rave, acabam se envolvendo com os mais variados tipos de drogas e potencializam seu efeito devastador ao misturar com bebidas alcoólicas, energéticos ou injetando, cheirando ou misturando várias drogas ao mesmo tempo; muitos sofrem vários tipos de distúrbios entre os quais agressividade, euforia, alucinação, vômitos e outros. A mídia mostra todos os dias famílias chorando a perda de um ente querido, por ingerir drogas ou provocar e morrer em acidentes de trânsito; sem falar nas outras vítimas que esses motoristas alcoolizados  acabam matando ou deixando-as muito feridas ou inválidas. Muitas famílias que perderam seus entes queridos reclamam das Leis em vigor; o motorista alcoolizado assume o risco de provocar acidentes e muitas vezes a justiça solta ou o delegado arbitra uma fiança (estão seguindo a Lei) e a pessoa sai pela porta da frente, após pagar o valor estipulado (é o que vemos toda semana na TV). Muitos pedem uma Lei mais rígida para esses casos de acidentes de trânsito com motoristas drogados (por álcool ou outra substância).

Resultado de imagem para fotos de drogas sinteticas                     Resultado de imagem para fotos de drogas sinteticas







Resultado de imagem para fotos de drogas sinteticas                   
Imagens Ilustrativas de algumas Drogas; tiradas da Internet.


DROGAS

01) ÓPIO – DO GREGO (Opion) OU DO LATIM (Opium) : Substância  extraída de cápsulas maduras de diversas espécies da flor chamada papoula. O ópio mascado provoca euforia , sonho de fantasias. Ele causa dependência. Na    medicina é usado como sedativo da dor. Ele contém morfina e papaverina.

02) Morfina- vem do latim Morpheus (deus dos sonhos). È  um poderoso analgésico e psicodisléptico, derivado do ópio que vem da papoula. A morfina é sedativa e ansiolítica. A intoxicação por morfina provoca excitação, naúseas, taquicardia, cianose (retenção de CO2 ) , hipotermia, colapso e morte. O tratamento é feito com respiração artificial e anti-morfíticos. É usada em pacientes terminais de câncer e edemas pulmonares.

03)   Heroína: vem do latim heroine. Poder analgésico 2 a 3 vezes maior que a morfina. Ela causa dependência física e psíquica. A fabricação é proibida, mas ela é produzida em laboratório clandestino.

04)   Ecstasy : droga alucinógena à base de anfetaminas (remédios para emagrecer). Ela é euforizante (causa euforia) e afrodisíaca. Ela é apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.

05)   Crack: droga potente , resultante de uma mistura de cocaína e bicarbonato de sódio, que após inalada causa excitação e depois depressão; é 7 vezes mais potente que a cocaína.

06) Cocaína : Alcalóide que se extrai das folhas de coca; anestésico de superfície e potente estimulante do SNC( Sistema Nervoso Central). Ela gera dependência psíquica.
  
07)   LSD:  substância alucinógena, cristalina, pouco solúvel em soluções ácidas e alcalinas. Vem do ácido LSD (ácido lisérgico).

08)   Maconha : vem da planta Cannabis sativa ; possui   tetraidrocanabinol  (THC) – no começo o indivíduo tem sensação de bem estar e relaxamento, taquicardia,  confusão de idéias, diminuição da saliva e dilatação das pupilas; na segunda  fase ele sente sonolência, insônia e excitação nervosa, irritação, ansiedade e tensão ; nesta fase aumenta o apetite. O Cannabidiol,  extraído das folhas da Cannabis sativa,  vem sendo usado atualmente para tratamento de convulsões  em crianças.

      Conforme o preparo da planta, temos vários produtos derivados da maconha:

      a) Skunk  (em inglês quer dizer gambá), pelo cheiro forte que produz quando está em uma mistura de duas espécies de cannabis sativa e fica mais potencializada.
    b) Haxixe - tirado de várias partes da planta, produz óleo , resina.
       c) Marijuana: as pessoas  pegam a maconha enrolam em um papel e usam como cigarro.

09)  Álcool ; danos provocados ao organismos, fígado (cirrose, câncer), cérebro, etc. É uma droga lícita, como o cigarro, mas vem causando muitas mortes, desagregação familiar, brigas, agressões e acidentes de trânsito violentos.

10)  Cigarro (Tabaco): danos ao pulmão e outros órgãos , provocando câncer , danos ao bebê (mulher fumante), etc. Embora seja uma droga lícita, vem causando muitas mortes e ocupando muitos leitos em hospitais. O cigarro contém muitos produtos químicos; nele encontramos Nicotina, Alcatrão, metais pesados, monóxido de carbono.


   Resultado de imagem para foto de pulmão de um fumante       
Resultado de imagem para fotos em maços de cigarros       
                                                     Fotos copiadas da Internet só para ilustração.

11)   Merla: Derivada da cocaína – mais potente que o crack. Pastosa, feita com querosene e éter, com cheiro muito  forte. Tratamento difícil, depressão e pode levar ao suicídio.

12)  Oxi: Também derivada da cocaína mas misturada com solventes (acetona) ou produtos do petróleo(querosene ,gasolina )e oxido de cálcio (CaO). Efeito danoso no nosso organismo.

13)  Maconha Sintética: misturada com temperos (orégano, manjericão) chamada de K2, HI-5, Incenso do diabo- conhecida com Spice (tempero em inglês).

14) Cristais de Catinona: Planta Catha edulis usada como agrotóxico e repelente; tem efeito alucinógeno. É vendida como sais de banho; conhecida  como Salt Baths, Miau Miau, Vanilla Sky, Flakka. Pode ser cheirada, fumada ou injetada.

15)   Nbome:É uma Metanfetamina, vendida em ampolas, pílulas ou papel embebido com o líquido alucinógeno (Blotters), da mesma forma como o LSD. Muito usada em festas Ravers e Baladas.



      
Postar um comentário