sábado, 6 de junho de 2015

Escola. Qual sua função? Muitas coisas podem ser feitas para melhorar o ensino no Brasil !

É importante que o aluno saiba ler, escrever, interpretar um texto, saber tabuada e as quatro operações básicas; mas no meu modo de ver existem coisas tão importantes quanto para ajudar no desenvolvimento do aluno desde a pré escola até os cursos superiores.

Um cidadão consciente tem que ser ético, trabalhador, responsável, honesto, perseverante, ter fé e desenvolver durante sua vida outros valores que foram deixados de lado há muito tempo por algumas pessoas.Não se resolve o problema de um país somente colocando todos numa faculdade ou universidade; todos poderão e deverão ter o direito de se formar em alguma profissão mas, não seria melhor ajudá-los a se conscientizar sobre seu papel na cidadania? A escola não pode ser só conteudista e a participação da família é super importante para que a criança ou jovem tenha segurança.

As escolas técnicas que estão se expandindo no Brasil, vão ajudar muito, pois faltam no nosso país técnicos em várias áreas de atuação e muitos técnicos ganham mais que muitos colegas que tem curso universitário. Muitos filhos se espelham nos pais para seguir uma profissão; às vezes dá certo mas muitas vezes pode virar frustração. Se tivéssemos 1 ou 2 anos básicos para que o aluno decidisse qual curso realmente quer fazer, poderíamos formar profissionais mais competentes e trabalhando naquilo em que realmente se sentirão bem, felizes e produtivos.

Sala de Aula: Deveriam ter bancadas, cadeiras ou bancos altos para facilitar a movimentação dos alunos nas atividades que estão sendo desenvolvidas, pequenos laboratórios, bibliotecas na sala. 

Claro que deveria ter no máximo 30 alunos para que o espaço seja bem utilizado. Observamos que ao ficar 5 horas sentados (mesmo com o intervalo entre as aulas), boa parte dos alunos ficam inquietos e com problemas de postura.Como as cadeiras e carteiras são iguais(tamanho), os mais altos não conseguem ficar bem acomodados. Com mais espaço, os alunos poderão fazer alongamento e outras atividades lúdicas na sala de aula.

Obs: Um canal de TV mostrou uma sala de aula nos EUA, com móveis (carteira e cadeira), ilustração abaixo à direita, que os alunos podem  regular a altura, tem apoio para movimentar os pés: isso ajuda a circulação do sangue nas pernas,mantem a postura e evita dores na coluna vertebral.


        

Atividades fora da sala de aula tradicional; Ajudam na disciplina, com melhorias no comportamento e concentração.

a) Horta na escola; Podem ser plantadas algumas verduras, legumes, plantas medicinais. Colocar placa com nome em Português, em Latim (nome científico) e em Inglês.

b) Matemática: Quadra de futebol de salão: dá para calcular área, perímetro, tanto da quadra inteira como dos diversos desenhos de figuras geométricas que fazem parte da quadra. Medir circunferência de uma árvore, calcular altura de um poste ou árvore através da comparação da sombra da árvore com a altura e sombra de uma pessoa. Usar papel dobradura para fazer figuras geométricas e aprender o que é vértice, face e aresta. aprender razão e proporção com figuras geométricas e outros. Jogos de Xadrez, Dama e outros ajudam no desenvolvimento do raciocínio e na concentração dos estudos.

c) Ciências e Biologia: aulas externas para observação e anotação sobre o meio ambiente. Placa de Petri para mostrar a importância da Higiene (principalmente das mãos); gelatina transparente e cotonete para passar em teclados, maçanetas, mãos sem lavar e lavadas, banheiro, mouse, carteiras, sola de sapatos e tênis; depois de alguns dias dá para perceber a formação de colônias de bactérias e fungos. Laboratório para experiências diversas( ex:reações químicas). Carrinho de controle remoto para estudar física. Verificar célula vegetal no microscópio e muito mais coisas.

Trabalho de prevenção de várias doenças provocadas por vermes, por bactérias, por fungos, por protozoários, por vírus, principalmente o combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti que provoca vários tipos de doenças como a Dengue comum, Dengue hemorrágica, Zika, Chikungunia. Segundo estudos recentes da FIOCRUZ, os casos de microcefalia, que vem atingindo crianças  recém nascidas no Nordeste do Brasil, tem relação com o vírus Zika

d) Sala de Leitura; oferecer várias opções de livros para que o aluno, dentro da sua faixa etária, leia com satisfação e faça parte da história.

e) Sala de informática, sala de vídeo e outros ambientes podem ser utilizados para o aprendizado.

f) Visita às casas vizinhas da escola com acompanhamento da Guarda Municipal. Ex: entregar folhetos sobre a Dengue e pedir a colaboração dos moradores para evitar os criadouros. Incentivá-los  a fazer o mesmo trabalho junto aos vizinhos. Pode ser falado sobre o Lixo, Reciclagem, economia de água e energia e outros.

g) Visita às margens dos rios; verificar o desmatamento e falta da mata ciliar; em convênio com a prefeitura da sua cidade, verificar a possibilidade de se fazer o plantio de árvores nativa da região para recompor a mata ciliar e evitar o assoreamento dos rios, córregos, ribeirões e outros mananciais.

Itens para Reflexão:

Muitas coisas que acontecem dentro e fora da escola, podem ser melhoradas se houver participação efetiva da comunidade. Devemos refletir sobre os itens abaixo, discuti-los e aplicar o que for melhor para todos.

01-  Falta de respeito e indisciplina de alguns alunos na sala de aula. Quais as sugestões para melhorar?

02- Postura correta  dos alunos nos intervalos das aulas, respeitando os colegas e agentes escolares.



03- Trânsito em frente às escolas (fila dupla) e em outros locais; falta de respeito às Leis de Trânsito, tanto motoristas como pedestres. Uso indevido do celular, velocidade excessiva para o local, estacionar em locais proibidos ou nas calçadas, ultrapassar o farol vermelho; muitos motoristas fazem coisas erradas no trânsito e o filho dentro do veículo fica observando.


04- Saber porque as Drogas fazem mal para a saúde e comportamento, tanto as lícitas (tabaco,álcool) como as ilícitas (Cocaína, Crack, Oxxi, Skank, Maconha, Ecstasi, LSD, Heroína e tantas outras). Incentivá-los a ler  e pesquisar sobre o assunto e as consequências do uso dessas drogas ilícitas.

Existem também as Drogas Lícitas (Remédios vendidos nas Farmácias), que só devem ser usados por indicação médica. O  álcool e tabaco (cigarro) são drogas lícitas mas que causam muito mal na Sociedade.O uso de bebidas alcoólicas provocam muitos acidentes de trânsito e brigas nas famílias. O Cigarro pode provocar no fumante vários tipos de Cânceres; o fumante passivo que vive ao lado do fumante ativo também pode sofrer com doenças.

05- Deveria voltar as aulas de Educação Moral e Cívica?
Em Campinas, um vereador está discutindo um projeto com a Comunidade que visa a volta da disciplina "Educação Moral e Cívica".

06- O perigo das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que, segundo pesquisas, algumas doenças como Aids, Sífilis(está voltando), Blenorragia (Popular Gonorréia), Monilíase, Candidíase e outras, estão atingindo cada vez mais jovens. Muitos ainda não usam preservativo, apesar das informações.


07- Saber que o Conhecimento é muito mais importante que as notas obtidas nas provas; notas boas são bem vindas mas o que você realmente aprendeu não esquece jamais, tanto em conteúdo ou em simples palavras proferidas pelo educador.

08) Orientação dos pais para as filhas e filhos pré e adolescentes; os cuidados com o assédio feitos  por adultos, tanto por quem está por perto como pelas redes sociais na Internet.

Nenhum comentário: