quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aquecimento Global ou Glaciação- Maiores Poluidores

Aquecimento Global:O aquecimento global é um fenômeno climático de grande extensão — um aumento significativo da temperatura da superfície terrestre  -  que vem atingindo o planeta nos últimos 150 anos. Este fenômeno ocorre em consequência das alterações ocorridas no planeta, sejam elas de causas naturais ou antropogênicas (causadas pelo homem).

As principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural intensificam o efeito de estufa. Ao queimar essas substâncias são produzidos gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se o planeta estivesse dentro de uma estufa de plantas, como consequência desse processo temos o aumento da temperatura. 

Os desmatamentos das florestas e as constantes impermeabilizações do solo são fatores que também contribuem de forma significativa para as alterações climáticas. O asfalto usado nas ruas, avenidas, rodovias e outros lugares, além de impermeabilizar o solo provoca quando aquecido com a Luz Solar a liberação de gases nocivos à saúde dos seres vivos.

Outra consequência do aquecimento global é o degelo das calotas polares. De acordo com especialistas, a região mais afetada é a do oceano Ártico. Nos últimos anos, a camada de gelo que cobre este oceano se tornou 40% mais fina e sua área sofreu uma redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do planeta também estão perdendo sua massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes reduziram aproximadamente  40%, e, de acordo com artigo publicado na revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, poderá desaparecer nas próximas décadas.


Fonte: Site Só Geografia e comentário do autor do Blog.



GLACIAÇÕES

Resultado de imagem para fotos do degelo polar Resultado de imagem para fotos do degelo polar  Resultado de imagem para fotos do degelo polar
Fotos do degelo nos Polos; copiadas da Internet só para fins ilustrativos.

As glaciações foram períodos da história da terra em que a temperatura do planeta caiu drasticamente causando o aumento das calotas polares e uma alteração brusca nas formas de vida do planeta e relevo.

Atualmente estamos em um período denominado de “interglaciar”, ou seja, entre um período de glaciação e outro (provável) com o gelo ocupando cerca de 10% da área total do planeta e concentrado principalmente nas regiões polares. Durante os períodos de glaciação o gelo chegou a cobrir 32% da terra e 30% dos oceanos, desta forma, passou a se acumular também no topo de montanhas e, devido à força da gravidade e ao próprio peso, enormes massas de gelo e neve chamadas de “glaciares” (ou geleiras) foram se deslocando causando profundas alterações no relevo.

Fonte: Site Infoescola.


DEZ Maiores Poluidores do Planeta Terra: China, EUA, Índia, Russia, Japão, Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã.

Sugestão: Vários pesquisadores e cientistas de várias partes do planeta vem sugerindo há anos que se diminua o consumo de combustíveis fósseis (Petróleo, Carvão Mineral), que façamos o Reflorestamento e recuperação das Matas Ciliares.

Que se faça uso das Energias Solar e Eólica, manusear com cuidado os metais pesados para evitar que haja poluição das águas e do solo.

Infelizmente, a ganância e falta de consideração com seus semelhantes faz com que muitas pessoas não se interessem em fazer o bem, para evitar as catástrofes que estamos vendo ultimamente.

Nenhum comentário: