quarta-feira, 24 de agosto de 2016

AGROTÓXICOS E SUA RELAÇÃO COM O CÂNCER- A DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO DE ABELHAS (Responsáveis pela Polinização).

Para aumentar a produção de alimentos, muitos agricultores estão usando de maneira errada os agrotóxicos (Inseticidas e Herbicidas). Fica a dúvida! Será que antes de aplicá-los estão diluindo de maneira correta, seguindo a orientação dos fabricantes desses produtos químicos? Será que um país tão grande tem necessidade de usar tantos Agrotóxicos para aumentar a produção e ganhar mais dinheiro? Não podemos esquecer que os Herbicidas são usados para aumentar a produção de alimentos Transgênicos, principalmente a SOJA e o MILHO. A reportagem da TV em 24/08/2016, mostrou uma região do estado do Rio Grande do Sul onde a incidência de Câncer de Pulmão é muito alta, provavelmente causada pelo uso em excesso e sem cuidado dos agrotóxicos ou também causado pelo tabaco (fumantes). Seria importante que o repórter do canal de TV que fez a reportagem voltasse ao local para perguntar às pessoas que estão em tratamento de  Câncer se elas sempre fizeram o uso de equipamentos de proteção ao aplicar manualmente os agrotóxicos.

Obs: "As 2 fotos abaixo, da Plantação de Soja e Milho, foram copiadas da Internet só para fins meramente ilustrativo"-Revista Globo Rural.

                      



É importante salientar que as pessoas podem ser diagnosticadas com Câncer não só pela exposição sem equipamentos na hora de aplicar o agrotóxico mas também pelos alimentos contaminados, água e ar. Infelizmente o excesso de agrotóxicos penetra no solo e contamina também os lençóis freáticos, rios, córregos e outros mananciais.

Polinização: são várias as causas da diminuição da população de abelhas (importantes na produção de maçãs em Santa Catarina); parte do texto abaixo foi publicado na Internet e copiei para que todos entendamos um pouco mais sobre o assunto.

"A escassez de polinizadores já afeta alguns cultivos" -Físico Paulo de Souza.
"Pragas  Além dos pesticidas, vírus, fungos, bactérias e outros parasitas são apontados como vilões. O principal é o ácaro Varroa destructor, que se agarra às abelhas, suga sua hemolinfa (o “sangue” dos insetos) e pode transmitir vírus aos animais". Revista Veja -Juliana Santos- 01/02/2014. Quem tiver interesse pode ler o texto completo da reportagem na Internet.
"Foto copiada da Internet:  Jornal Folha de São Paulo de 01/12/2016,somente para fins ilustrativos"!


"CÂNCER"-   Texto entre aspas copiado da Internet.
"A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal.
Pesquisas recentes mostram a relação da exposição a essas substâncias com doenças do sistema nervoso.
Em 2010, a Academia Americana de Pediatria fez uma pesquisa com 1.100 crianças e constatou que as 119 que apresentaram transtorno de déficit de atenção tinham resíduo de organofosforado (molécula usada em agrotóxicos) na urina acima da média de outras crianças".


        ANVISA:A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTOS E AGROTÓXICOS. E a nossa Saúde? Explicações abaixo da  lista da Anvisa foram copiadas da Internet (www.Cupeid.com) para que a nossa população leia e fique ciente dos problemas causados por alguns alimentos.

"Lista da ANVISA dos alimentos com maior nível de contaminação".




Nenhum comentário: