terça-feira, 30 de agosto de 2016

Imóveis e Veículos - Os cuidados na hora de Comprar.

Todos os dias vemos ou ouvimos na mídia os casos em que pessoas descuidadas ou mal informadas acabam caindo em algumas armadilhas e perdendo seu dinheiro na compra de um imóvel ou veículo com problemas na documentação ou ainda fazendo compra pela Internet de algo que na realidade pode não existir.

01) Os cuidados que devemos ter na compra de um imóvel, novo ou usado.




                                  Fotos copiadas da Internet somente para fins de ilustração.

a) Escolher uma empresa do ramo imobiliário conceituada. Verificar as condições do imóvel como: parte elétrica, hidráulica, portas, janelas, telhado (casa), localização.

b) Não adiantar nenhum sinal de pagamento sem antes verificar a documentação, se o imóvel está em processo de partilha ou outra pendência. Cuidado com imóvel a preço muito abaixo do de mercado; o proprietário pode estar vendendo com valor menor por algum motivo particular ou pode ser outra coisa.

c) Conversar com o escrevente de um Cartório de Notas de sua cidade, acompanhado do corretor ou vendedor apresentando a documentação do imóvel com o devido Registro do mesmo.

d) A Certidão do Registro do imóvel tem que ser atualizada e depois disso só vale por 30 dias.
Lembre-se: O registro atualizado é importante pois pode acontecer de se ter várias escrituras do mesmo imóvel só que o dono real é o que tem o registro no seu nome. Como registrar uma escritura fica muito caro, muitas pessoas acabam por não fazer o registro, o que é um erro. Pode causar transtornos no futuro.

e) Verificar se a escritura e o registro estão no nome da mesma pessoa ou de alguma construtora.

f) Pedir Certidão Negativa do IPTU que tem que estar pago até o mês da escritura.

g) Normalmente os Cartórios que fazem a escritura de Compra e Venda, pedem outras Certidões; dos Cartórios de Protestos, Vintenária, Certidão Negativa Conjunta da Receita Federal, Certidão do Condomínio se for o caso e outras. Verificar se os pagamentos de contas de Luz e Água estão em dia.

h) Não entregue dinheiro ou cheque para pessoas que você não conhece; normalmente as Imobiliárias pedem um cheque nominal cruzado no nome do vendedor do imóvel  só para garantia de reserva de compra e funciona como caução. Eles devolvem o cheque no ato da assinatura da escritura pelas partes e a TED comprovante de pagamento. Se for imóvel financiado ou para financiar, o banco pedirá os documentos pessoais e outros comprovantes.

i) Com toda documentação em ordem aprovada pelo Cartório de Notas você pode ligar no Banco e pedir para passar uma TED bancária na conta e nome do vendedor.

j) Imóveis Novos: Verifique no contrato os termos de Garantia da Construtora  ou do Construtor Particular e se já tem o Habite-se aprovado pela Prefeitura de sua cidade. O escrevente do Cartório de Notas explica para o comprador e vendedor todos os documentos necessários para lavrar a escritura.

Obs: Na dúvida tire mais informações com o funcionário do Cartório de Notas e do Registro de Imóveis responsável pela área em que foi construído o imóvel; algumas cidades tem mais de um cartório.


x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

02) Cuidados na Compra de Veículos Usados :  




                                  Fotos copiadas da Internet só para fins meramente ilustrativos

a) Verificar se toda a documentação está em dia com pagamento atualizado do IPVA do DPVAT  e das multas se houver. Verificar se o carro está alienado ou foi financiado por algum banco ou financeira. Converse com um despachante para ele te orientar.

b) O veiculo tem que ter um Laudo de Vistoria de firmas autorizadas pelo DETRAN que verifica se os nº do chassi e motor estão corretos se o carro teve alguma colisão mais grave, etc.

c) Procure sempre uma agência de veículos ou firma de revenda quando for pesquisar ou efetuar uma compra ou venda.

d) Só pague se toda documentação estiver correta. A transferência de carros usados é feita em Cartório de Notas pelo Tabelião com firma reconhecida. A documentação  do carro novo ( zero Km.) é entregue junto com a nota fiscal da concessionária.

e) Apesar de ser carro usado é importante fazer seguro do mesmo; converse com um corretor de seguros ou no seu banco e compare os preços e condições do seguro (coberturas por exemplo). Se cobre contra roubo, terceiros, passageiros, vidros, faróis, lanternas , retrovisor, incêndio, enchentes, tipos de franquia e outros.



Nenhum comentário: