quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Alimentos embalados; os cuidados que devemos ter ao comprar carnes, frios e outros produtos embalados em bandejas (ou sacos plásticos) como verduras, legumes e frutas.

As grandes redes de Supermercados, pequenos mercados, mercearias, quitandas, feiras livres, tem como praxe vender produtos embalados para agilizar as vendas e tentar facilitar para os clientes.

Mas, todo cuidado é pouco; segue abaixo algumas sugestões para que os consumidores não levem para casa produtos impróprios para o consumo que podem causar séries problemas de saúde e entre eles infecção intestinal, diarreia e outros.

01) Observar a data da embalagem e data de validade para consumo.

02) Verificar a qualidade do produto; poderá acontecer de misturarem nas bandejas produtos com problemas na qualidade.

03) Verifique se a embalagem está bem fechada e se não foi violada.

04) Procure comprar frios fatiados na hora e na sua frente; dá para você perceber a qualidade do produto. Há o perigo de se trocar a embalagem e colocar nova data de vencimento. Se comprar e perceber cheiro ou sabor diferente não consuma; devolva no local que comprou. Pergunte se lavaram;  limparam as Lâminas de Corte dos frios; se ficar muito tempo sem limpeza pode aumentar o nº de bactérias e provocar problemas de saúde nas pessoas. Testes recentes mostraram o perigo.

05) Procure comprar carne moída na hora e na sua frente; peça para limpar a máquina pois em muitos lugares só tem uma máquina de moer e nela os funcionários moem carne de boi de 1ª e de 2ª, além de outros tipos de carne. Muitas vezes compensa pagar um pouco mais e escolher um açougue limpo e higiênico.Algumas carnes em pedaços também podem estar com problemas (escuras e com mau cheiro).

                    
06) Se o produto estiver com mau cheiro não consuma; leve a nota e faça a troca por outro.

07) Produtos embalados com muito gelo dentro (principalmente peixes); devemos tomar cuidado: ou já veio assim do distribuidor ou por queda de energia o produto começou a degelar e depois da volta da mesma o produto congelou novamente. Pode ser perigoso para nossa saúde devido o possível aumento de bactérias.

08) Se você for comprar frango fresco (peito, coxa, sobrecoxa ou outra parte), olhe bem se a bandeja em que estão colocados estão bem secas; caso contrário não compre pois começa a aumentar o nº de bactérias quando se forma uma quantidade de líquido no fundo da mesma, podendo provocar mau cheiro e o produto deve ser descartado.

09) Cuidados também devem ser tomados nos produtos embalados com vencimento para até 30 dias após aberto, como certos tipos de margarinas, maioneses, ketchups (catchups), molhos e outros.

10) Mantenha sempre a geladeira limpa para evitar bactérias e fungos. Siga a norma do fabricante para limpá-la.

11) Legumes, Verduras e Frutas; algumas redes de Hortifrut costumam embalar os produtos em porções para vendas; além de verificar a qualidade verifique sempre e compare o preço da embalagem fechada e o peso com o preço para venda a granel. Como as embalagens tem pesos diferentes, muitas vezes comprar avulso na banca fica mais barato e você pode escolher não tendo o perigo de levar para casa produtos que poderão estar misturados na embalagem fechada.

Obs: Algumas  cidades já tem Lei para evitar a venda de Carne Moída em embalagens prontas de isopor e Filme.

Nenhum comentário: