sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Aedes aegypti - Reprodução nas Bocas de Lobo e Bueiros com água parada.

Quando na ativa, como professor, orientei os alunos e familiares da importância de prevenção para evitar a Dengue; a mídia e outras pessoas informavam que o mosquito Aedes aegypti só se desenvolvia  quando a fêmea depositava seus ovos em água limpa acumulada nos mais diversos recipientes (pratos de vasos, pneus, calhas, garrafas, etc). Anos atrás quase não se falava no Brasil sobre Zika vírus e Febre Chikungunya.

Aedes aegypti
Resultado de imagem para foto do aedes aegyptiResultado de imagem para foto do culex pipiens  Resultado de imagem para foto do culex fatigans
                    Fotos copiadas da Internet somente para fins meramente ilustrativos

Muitos,como eu, não acreditavam nessa colocação de que a reprodução só acontecia em água limpa; o pernilongo comum (Culex pipens, Culex fatigans) se propraga tanto em água parada limpa ou suja. Será que só o Aedes aegypti teria o privilégio de se desenvolver em água limpa?

Convém lembrar que os ovinhos da fêmea do Aedes aegypti podem ficar inertes em locais secos  por mais um ano e se entrarem em contato com a água, num período aproximado de 7 dias, se desenvolvem e eclodem.

Obs: Todos os nomes científicos são escritos em latim (língua morta) e usamos o tipo de letra Itálico.

Em tempo: Vai chegar a época das Chuvas e o perigo de aumentar essas doenças é muito grande. A prefeitura de Campinas, através das secretarias de Educação e Saúde já faz um trabalho de conscientização nas escolas municipais, promovendo reuniões com Pais, professores e alunos, atuando firme na prevenção para evitar os criadouros do mosquito.


Essa prática de cidadania deveria ser utilizada por todas as escolas do município. Quando lecionava, retirava todos os anos na SUCEN- Campinas, Rua São Carlos, folhetos sobre a Dengue. Depois de orientar meus alunos sobre o perigo que a Dengue representa e conscientizá-los da importância da prevenção, entregava a cada aluno 5 folhetos, que junto com pais ou familiares maiores de idade, entregavam para 5 vizinhos pedindo  a colaboração de cada um, no sentido de  evitar os criadouros do mosquito; cada aluno pedia ainda a seus vizinhos, que  fossem multiplicadores desse ato de cidadania. Só um trabalho efetivo, em sintonia com as autoridades, poderá minimizar a situação.

     BOCAS DE LOBO E BUEIROS: LIMPEZA E MANUTENÇÃO.

Resultado de imagem para fotos de bocas de lobo suja e entupidas Resultado de imagem para fotos de bocas de lobo suja e entupidas  Resultado de imagem para fotos de bocas de lobo suja e entupidasResultado de imagem para FOTO DE BUEIRO  Resultado de imagem para FOTO DE BUEIRO  Resultado de imagem para FOTO DE BUEIRO
                Fotos de bocas de lobo e bueiros tiradas da Internet só para fins meramente ilustrativos.

Notícia da Semana: O mosquito que provoca dengue e outras doenças está se reproduzindo também em águas paradas nas bocas de lobo.

Prevenção: É muito importante que o setor responsável pela limpeza de cada cidade, oriente e fiscalize a retirada do lixo das bocas de lobo, evitando, com isso, o acúmulo de água parada.


Importante: As secretarias de Educação e de Saúde poderiam se unir e fazer um folheto explicativo; entregar no centro da cidade para a população em geral ,para os gerentes e  funcionários do comercio, dos bancos e também nos prédios para os funcionários autônomos e moradores residenciais.


                             Bocas de lobo não é lixeira !

As 3 fotos abaixo foram tiradas no Centro de Campinas - duas na Av. Dr. Campos Sales e  uma na Rua Dr. Quirino com Aquidaban.






01)Os comerciantes, moradores e os funcionários que varrem a calçada da rua ou avenida que fica em frente aos prédios comerciais ou residenciais devem colocar o lixo na lixeira, evitando que o mesmo vá para a boca de lobo. Muitas bocas de lobo exalam um mau cheiro quando o lixo orgânico se decompõe. 

Se chover forte e as bocas de lobo estiverem entupidas com terra e lixo, poderá ocorrer enchentes e inundações nas casas, prédios e lojas comerciais.

02)Comunicar pelo fone 156 quando notar sujeira e água acumulada nas bocas de lobo. Só a fiscalização das prefeituras não vão dar conta da situação; por isso, pratique Cidadania e ajude a manter a sua cidade limpa e livre de muitas doenças. Não devemos esquecer também que as águas das chuvas também levam lixo para as bocas de lobo.

Nenhum comentário: