quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Asfalto ou Paralelepípedo; Qual o melhor para a nossa Saúde e para o Meio Ambiente?

Quando começa a época de chuvas um assunto sempre vem à tona; qual o motivo de se colocar asfalto em vias públicas se a impermeabilização do solo pode provocar enchentes e inundações.

A resposta é fácil; com Ruas e Avenidas Asfaltadas o trânsito flui melhor e são evitados congestionamentos; será verdade isso? Com o aumento do nº de veículos rodando nas médias e grandes cidades os congestionamentos são inevitáveis.

O que é melhor para o Meio Ambiente? Fica claro que o revestimento com paralelepípedos é melhor porque a água é absorvida com maior rapidez, evitando enxurradas.

Não podemos esquecer que para nossa Saúde o revestimento com pedras é melhor; o asfalto quando aplicado ou aquecido pelo sol libera vários produtos tóxicos, nocivos à saúde. E os trabalhadores que fazem o serviço com asfalto nas ruas e rodovias são os que mais sofrem; alguns não usam máscaras e luvas  para aplicação da massa asfáltica segundo dados publicados na Internet. Os exames feitos na pele das mãos desses trabalhadores confirmaram a presença de vários produtos tóxicos.

Relação de alguns produtos liberados pela massa asfáltica:

"01) Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos: podem provocar Câncer. Exemplos de alguns: Fluoreno,Naftaleno,Pireno, Compostos de Benzo (vários) e outros.

02) Solventes Aromáticos:(BTX); Benzeno, Tolueno e Xileno.

03) Gases: Metano (CH4), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Nitrogênio (NO2)".  

Algumas ruas Centrais e do bairro Bosque de Campinas-SP-Brasil, ainda tem paralelepípedos.  A falta de manutenção, a infiltração das águas das chuvas  e o trânsito de veículos pesados provocam ondulações e desníveis. Esperamos que o setor responsável da Prefeitura Municipal de Campinas coloque equipes de funcionários para nivelar os paralelepípedos, para fluir melhor o trânsito nessas ruas.


Portal de entrada do Bosque.
Espaço próprio para Caminhada.

Cotias

    Fotos acima do Bosque dos Jequitibás (Campinas-SP), copiadas da Internet só para Ilustração.

Tirei algumas fotos das ruas com paralelepípedos e coloquei no final do texto; são elas: Lusitana, Uruguaiana, Dr. Quirino, Duque de Caxias, Cônego Cipião, Irmã Serafina, Padre Vieira. A que precisa de manutenção mais urgente é a Rua Uruguaiana, ao lado do Bosque dos Jequitibás, antes de chegar na Rua Padre Vieira; os paralelepípedos desnivelados dessas ruas podem causar danos nas suspensões dos veículos que por lá passam.

Sugestão:
Como o uso do asfalto é irreversível seria importante que cada casa com quintal, deixasse pelo menos 2 metros quadrados sem revestimento (cimentado ou piso), para que a água penetre no solo e vá para lençóis subterrâneos; dá para o morador plantar flores ou algum tipo de alimento e sem agrotóxico. Essa atitude diminui a quantidade de água que vai para os bueiros e tubulações da Sanasa, evitando o aumento da pressão e possibilidade de estourar os encanamentos.




 

 

 

 

                            

 



Nenhum comentário: