quarta-feira, 12 de abril de 2017

Genética - Fotos e Texto da Revista Super Interessante Especia 119-A de Agosto de 1997- Textos da Infoescola e da Monsanto.

Passados quase 20 anos, tudo que a revista publicou em 1997 é uma grande realidade nos dias de hoje.

Com o advento dos produtos Transgênicos, a produção de grãos, hortaliças  e legumes teve um grande aumento e menor perda na lavoura por causa da maior resistência das plantas a diversos fatores (entre eles um herbicida). Os herbicidas matam as ervas daninhas (mato) mas não matam as plantas (ex:soja, milho).

Obs: Existem muitas controvérsias e estudos sobre os produtos Transgênicos; podem fazer "mal" à Saúde ou "não"? Isso só o tempo e os estudos dos pesquisadores poderá provar!

O que são produtos Transgênicos?

Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.

O texto abaixo, entre aspas, foi copiado do site Infoescola somente para fins informativos.
"A transgenia é um processo pelo qual organismos de uma espécie são modificados geneticamente através da introdução de material genético de outra espécie, utilizando técnicas de engenharia genética. Assim, os alimentos transgênicos são os alimentos derivados normalmente de sementes e plantas cujos materiais genéticos tenham sido modificados com o intuito de obter benefícios tanto para as plantações (resistência a herbicidas, produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas) quanto para os consumidores (aumento da qualidade nutricional ou produção de substâncias medicinais)".


As sementes transgênicas, quando germinam. produzem plantas mais resistentes a um herbicida fabricado pela Monsanto (Randap ou Roundup).

Copiei abaixo, do site da Monsanto, texto sobre o Roundup.


Roundup

Há mais de 30 anos com você no campo. Isso é mais que tradição. É confiança.

O herbicida Roundup®, que há mais de 30 anos revolucionou a agricultura e se tornou ferramenta fundamental no dia a dia dos agricultores continua inovando. Com registro em mais de 130 países, ele é o mais vendido no mundo para o controle de plantas daninhas em pré-plantio das lavouras, pós- emergência da soja Roundup Ready e o maior parceiro do Plantio Direto.
Há mais de 30 anos com você no campo. Isso é mais que tradição. É confiança.
O Roundup® surgiu em 1970, com a síntese do glifosato, ingrediente ativo deste herbicida. Em 1974, Roundup® foi registrado pela primeira vez para uso na Malásia e no Reino Unido e, dois anos depois, nos Estados Unidos. O Brasil recebeu sua primeira amostra para testes em 1972 e, em 1978, o produto, ainda importado, chegava ao país para ser comercializado. Ele passou a ser produzido no Brasil em 1984. Nos Estados Unidos e em outros países, herbicidas à base de glifosato estão entre os poucos autorizados para uso em jardinagem, assim como ocorre na internacionalmente conhecida reserva ecológica de Galápagos e nas ruínas de Pompéia, na Itália.

Colei  algumas figuras da revista, com texto para nossa reflexão.









Nenhum comentário: