quinta-feira, 13 de abril de 2017

Febre Amarela Silvestre, Malária e outras doenças provocadas por picada de mosquitos- Alterações nas Cadeias e Teias Alimentares Provocadas pelos Seres Humanos.

O Desmatamento, as Queimadas, a Caça e Pesca Predatória, o uso indiscriminado da terra para a agricultura e pecuária, desmatar para construção de Condomínios, provocadas pelos Seres Humanos são responsáveis pelas alterações nas Cadeias e Teias Alimentares; as consequências disso muitas pessoas sabem, mas providências importantes não são tomadas pelos nossos governantes e autoridades e se são tomadas não temos fiscais em nº suficiente para fiscalizar tudo. O Brasil tem extensão continental, o que dificulta esse controle.

Os pássaros, rãs, sapos, peixes (guaru ou barrigudinho da foto abaixo) e outros seres vivos que se alimentam de insetos ou de suas larvas, tiveram suas populações muito diminuídas pela ação dos seres humanos.
Com essa atitude as Cadeias e Teias Alimentares foram prejudicadas.
                   Foto copiada da Internet (G1-Globo) só para ilustração.

Algumas doenças provocadas pela picada das fêmeas de mosquitos:

a) Febre Amarela Silvestre - mosquitos: Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus. Foto abaixo copiada da Internet só para ilustração.

b) Malária - mosquito Anopheles. Temos 4 tipos de plasmodium que provocam febre e mal estar com intervalos de tempo diferentes.

01) Plasmodium falciparum.
02) Plasmodium vivax.
03) Plasmodium malarie.
04) Plasmodium ovale.(África)
                                           Foto do mosquito Anopheles-cópia da Internet só para ilustrar.
"Tipos de febre palúdica- Copiado do site "medicina geriátrica.com.br"
  1. Febre terçã (ciclo de 48 horas) maligna – Causada pelo P. falciparum que é o mais patogênico, e pode causar a morte se não diagnosticado e tratado precocemente, principalmente em pessoas em sua primeira infecção.
  2. Febre terçã (ciclo de 48 horas) benigna –  Causada pelo P. vivax,  raramente produz infecções fatais, mas tem uma ampla distribuição mundial sendo a espécie mais prevalente na maioria das regiões malarígenas fora do continente africano. P. ovale é responsável por outra forma de febre terçã benigna, mas está restrito ao continente africano.
  3. Febre quartã (ciclo de 72 horas) – Causada pelo P. malariae que apesar de ser encontrado no mundo todo, apresenta uma distribuição muito pontual"
Curiosidade: Malária vem do italiano "Mal aire", que em português é mau ar. Acreditava-se, na época, que a doença vinha da baixa qualidade do ar.

c) Leishmaniose  ou Úlcera de Baurú- Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis) que inocula o protozoário Leishamania chagasi.  Forma feridas na pele de difícil tratamento.
A foto abaixo do mosquito Palha foi copiada da Internet para fins meramente ilustrativo. "Infoescola".


d) Dengue - mosquito Aedes aegypti. flavivirus (DEN,1,2,3,4). São 4 tipos de vírus. Foto copiada da Internet só para ilustração.


e) Zika Vírus - mosquito Aedes aegypti.

f) Febre Chikungunya - mosquito Aedes aegypti.

g) Filariose (elefantíase)- Mosquito Culex fatigans- verme Wulchereria bancrofiti. Pernas muito inchadas parecendo com pernas de elefantes ( por isso o  nome popular). A foto abaixo foi copiada da Internet somente para fins de ilustração.


Obs: Nomes científicos são escritos em latim e com tipo de letra em itálico.

Nenhum comentário: