Principais fraudes e adulterações-
Fonte: ANP= Agência Nacional do Petróleo
“Para entender melhor quando é hora de
denunciar, conheça as fraudes e
adulterações mais frequentes em postos de combustíveis”:
·
“Etanol: uma adulteração
comum é o chamado “álcool molhado”. O fraudador mistura etanol anidro ao etanol hidratado
(o etanol combustível). Esta prática é proibida. Somente a gasolina pode receber adição de etanol anidro (de cor alaranjada) à proporção de 27% prevista na legislação.
·
Gasolina: a principal irregularidade eventualmente
encontrada na gasolina é o excesso de etanol anidro
(quando fica acima da porcentagem
máxima permitida por lei).
·
Óleo diesel: a principal irregularidade eventualmente encontrada no diesel é o
aspecto, que deve estar límpido e isento de impurezas. O que varia entre os
tipos de diesel comercializados é a quantidade de enxofre que contêm: o S-500
tem 500 partes de enxofre por milhão; o S-10, 10 partes por milhão.
·
Todos
os combustíveis líquidos: uma fraude frequentemente praticada por revendedores
desonestos é a chamada “bomba
baixa”, em que a quantidade de combustível abastecida no
tanque do carro é menor do que a registrada na bomba”.
Obs: Etanol anidro ou
álcool puro tem menos de 1% de água. É misturado na Gasolina em até 27%. No começo eram misturados 20% de álcool
anidro na gasolina e depois a ANP foi
autorizando o aumento na mistura.
O Etanol
hidratado- tem de 4,6 a 7,5% de
água. Do lado da bomba de álcool tem um frasco transparente que
mostra se o etanol está dentro das normas;
é só olhar o indicador vermelho dentro
e que altura ele está, para ver se está dentro dos padrões de qualidade.
Tem que ter de 92,5 a 95,4 % de álcool e
o restante é água.
Testes que o consumidor
pode solicitar (e o posto é obrigado a fazer)
“Postos de combustíveis são
obrigados a manter no estabelecimento, em perfeitas condições de uso, os
equipamentos que testam qualidade e quantidade dos produtos. E, caso o
consumidor solicite, não podem recusar-se a fazer os testes abaixo.
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Teste
da Proveta: se suspeitar da
qualidade de uma gasolina, você pode e deve solicitar que se faça, na hora, o
teste da proveta, que mede a porcentagem de etanol anidro misturado à gasolina.
O percentual deve ser de 27%. O teste de teor de etanol presente na gasolina é
feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 10% p/v,
isto é, 100g de sal para cada 1 litro de água.
·
Teste
de volume: caso suspeite estar
levando menos combustível do que comprou (fraude conhecida como “bomba baixa”),
exija que o posto faça o teste na sua frente, usando a medida padrão de 20
litros aferida e lacrada pelo Inmetro. Se o visor da bomba registrar quantidade
diferente da que foi adicionada ao recipiente de teste, reclame e denuncie. A
diferença máxima permitida é de 100 ml para mais ou para menos.
·
Teor alcoólico do etanol: o produto deve ter entre 92,5% e 95,4% (etanol
premium deve ter entre 95,5% e 97,7%). Para este teste, o equipamento é o
termodensímetro, que deve estar fixado nas bombas de etanol. Observe o nível
indicado pela linha vermelha, que precisa estar no centro do densímetro – não pode
estar acima da linha do etanol. Observe também se o etanol está límpido, isento
de impurezas e sem coloração alaranjada. Caso constate uma situação diferente,
entre em contato com a ANP pelo Centro de Relações com o Consumidor (CRC)”.
Os dados acima foram
tirados do site www.anp.com.br
Fone para fazer
denúncia: 0800-970-0267
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