Nós consumidores temos que tomar muito cuidado na hora de fazer as compras nos Supermercados.
Alguns atitudes do Consumidor são importantes:
a) Leve com você uma lista do que vai ter que comprar, para evitar adquirir por impulso algum produto que é colocado em promoção na hora pelo alto falante e que talvez não faça falta pra você!
b) Verifique a validade dos produtos; numa mesma Gôndola são misturados produtos com várias datas de fabricação e vencimento; normalmente os de vencimento mais longo ficam no fundo.
c) Cuidado ao comprar itens em promoção como: Leve 3 pague 2, ou 50% de desconto no 2º produto.
Muitas vezes o setor que controla os preços que são colocados à venda aumenta o preço individual e se você compra o 2º produto igual com 50%, muitas vezes ao somar os valores você vai perceber que pode não compensar comprar os dois.
Ex: Um azeite que era vendido no dia anterior a R$16,00, o supermercado coloca na oferta no dia seguinte por R$18,00 e desconto de 50% na 2ª unidade. Você então vai pagar pelos dois R$27,00 (R$18,00 + 9,00) . Se fosse aplicado o mesmo desconto de 50% na 2ª unidade quando o preço era R$16,00, você pagaria então R$24,00. Significa que de um dia para outro você pagaria a mais R$3,00.
d) Observar que alguns produtos que estão nos folhetos em promoção podem não ter no estoque e se você questionar, normalmente a resposta é: já acabou ou o caminhão ainda não chegou com as mercadorias. Acredito que isso possa acontecer, esporadicamente, mas...
e) Cuidado com Cartões de Crédito Fidelidade; alguns cobram até perto de R$10,00 mensal para que você compre algum produto com desconto; se sua compra for de valor alto, pode até compensar; mas se for pouco não compensa esse cartão.
Exemplo: Se você gastou R$200,00 e com os produtos em promoção economizou R$5,00, ao quitar o cartão de crédito e pagar junto a mensalidade de R$10,00 (total R$210,00), vai ter um prejuízo de R$5,00.
Exemplo: Se você gastou R$200,00 e com os produtos em promoção economizou R$5,00, ao quitar o cartão de crédito e pagar junto a mensalidade de R$10,00 (total R$210,00), vai ter um prejuízo de R$5,00.
f) Outros tipos de ofertas; Exemplo: Um supermercado anunciou Coxão Mole a R$ 28,99 para compra em 21/09/2017; mas se você for "cliente especial" paga somente R$23,98. O que isso significa fica para o consumidor refletir! Se a R$23,98 o comerciante já está tendo lucro, imagine quando vende a R$28,99 para aqueles que não são "clientes especiais".
g) Um hipermercado de Campinas lançou em promoção de 22 a 28/0917 o detergente líquido de uma marca conhecida por R$1,32 e se levar 3 pagará R$1,04 cada.
Na mesma Gôndola colocaram pacotes com 6 detergentes da mesma marca a R$1,57 cada (total R$9,42).
Quem não prestar atenção na hora da compra acaba pagando R$3,18 a mais porque Seis detergentes avulso colocado em oferta no folheto custa R$6,24.
O correto é o Gerente do setor de material de limpeza pedir para retirar as embalagens com 6 unidades, que estão mais caras, e no dia 29/09/17 voltar a colocá-las.
g) Um hipermercado de Campinas lançou em promoção de 22 a 28/0917 o detergente líquido de uma marca conhecida por R$1,32 e se levar 3 pagará R$1,04 cada.
Na mesma Gôndola colocaram pacotes com 6 detergentes da mesma marca a R$1,57 cada (total R$9,42).
Quem não prestar atenção na hora da compra acaba pagando R$3,18 a mais porque Seis detergentes avulso colocado em oferta no folheto custa R$6,24.
O correto é o Gerente do setor de material de limpeza pedir para retirar as embalagens com 6 unidades, que estão mais caras, e no dia 29/09/17 voltar a colocá-las.
h) Outra Dúvida: Por que, para ser cliente fiel, tem que passar todos os dados pessoais, com CFP. RG, CEP e outros? Posso ser cliente semanal no mesmo supermercado e porque tenho que pagar mais caro na mesma mercadoria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário