sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Eleições 2018 - Reforma Política Incompleta.

Infelizmente, nossos representantes no Congresso Nacional, não se deram conta do clamor da Sociedade Brasileira e fizeram um Reforma Política tímida, com receio de não se reelegerem em 2018.

Sugestão: Para um desempenho melhor da Classe Política muitas coisas que poderiam ser feitas não o foram, como:

01) Diminuir o nº de Partidos Políticos para no máximo 10 (embora eu acredite que 5 seriam suficientes). Para alguns não é democrático diminuir o nº de partidos mas, se observarmos com cuidado, poderemos verificar que alguns partidos menores foram formados por dissidência de alguns políticos de um partido maior, embora a ideologia é muito parecida.

02) Ao diminuir o nº de Partidos Políticos, cada politico  que se encaixe no Programa Partidário do partido que escolher.

03) Acabar com a reeleição em todos os níveis.

04) Mandato de 5 anos para todos os Cargos Políticos.

05) Coincidir a data das eleições, para vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República.

06) Todos devem terminar o mandato de 5 anos, sem mudar de partido.

07) Quem sair de um cargo, depois de 5 anos, poderá se candidatar a outro cargo diferente do seu.
Ex: Se for deputado federal, depois de 5 anos poderá disputar qualquer outro cargo menos o de deputado federal.

08) Só depois de 10 anos, poderá disputar um cargo pelo qual já foi eleito anteriormente.

09) Os que tiverem mais votos serão eleitos; acabaria com o puxador de votos como o que acontece atualmente; uma pessoa conhecida consegue milhares de votos e carrega consigo candidatos com pouquíssimos votos.

10) Voto Distrital Misto e Voto Distrital.

11) Candidatos com processo em andamento ou ficha suja deveriam ser impedidos de concorrer pelo TSE.

12) Diminuir os Valores do Fundão Partidário e aplicar mais dinheiro na "Educação e Saúde".

13) Os Candidatos, além do acesso aos Programas do Partido na TV, deveriam gastar um pouco de sola de sapato ou tênis e manter o contato face a face com os eleitores de sua cidade e região.

"Voto Distrital Misto"- Senado Notícias

"É uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário. Os eleitores tem dois votos: um para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos). Os votos em legenda (sistema proporcional) são computados em todo o estado ou município, conforme o quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos). Já os votos majoritários são destinados a candidatos do distrito, escolhidos pelos partidos políticos, vencendo o mais votado".
“Nos pequenos municípios não se faz necessária a adoção do sistema distrital misto. A probabilidade de empates em cada distrito não é desprezível, e o eleitorado já reduzido já permite a aproximação do eleitor com seus vereadores. A criação de distritos nesses casos seria um exagero custoso”, afirmou Raupp".

Voto Distrital Puro

"O que é o Voto Distrital Puro? Copiado do  Site  ipbraganca.com.br"

"O modelo que defendo para o Brasil, e que também é defendido pelo Movimento Liberal Acorda Brasil e diversos cientistas políticos do país, é o Voto Distrital Puro. Nesse sistema o Brasil é dividido em 513 distritos, sendo 70 deles no estado de São Paulo. O tamanho do distrito é determinado pelo número de eleitores ali registrados, com distritos abrangendo varias cidades e outros apenas alguns bairros. Tudo é proporcional ao número de eleitores. Este é o melhor sistema, pois é o único modelo que atende a três princípios essenciais ao mesmo tempo:
  1. Transparência: é o modelo mais cristalino, pois é simples. É como se fosse uma eleição de governador, só que para um pequeno distrito. Quem atingir maioria simples ganha.
  2. Custo: como a maioria dos distritos será pequena, o custo de campanha despenca. Em alguns casos o candidato poderá percorrer seu distrito a pé, facilitando a propaganda face a face com o eleitor. Fundo Partidário para que? A campanha vencedora será a da melhor porta a porta.
  3. Representatividade: como o distrito é pequeno e o deputado precisa morar ali, a proximidade entre eleitor e eleito é a maior possível. Melhor de tudo, com o voto distrital o recall de mandato se torna possível. Não existe modelo que proporcione mais representatividade".




Nenhum comentário: