A Matemática é nossa grande aliada em tudo que fazemos nas 24 horas do nosso dia a dia.
01) Recipiente Cilíndrico; para achar o volume do líquido contido no recipiente, multiplicamos a área da base pela altura do líquido.
01) Recipiente Cilíndrico; para achar o volume do líquido contido no recipiente, multiplicamos a área da base pela altura do líquido.
Área da Base=3,14 (PI) x raio ao quadrado A= .R2 (R é o raio).
Exemplo: raio= 3,18 cm e Pi =3,14
R2= 3,18x3,18=10,11
A (área da base de uma latinha)= 3,14 x 10,11 cm2 = 31,75 cm2 aproximadamente.
Exemplo: raio= 3,18 cm e Pi =3,14
R2= 3,18x3,18=10,11
A (área da base de uma latinha)= 3,14 x 10,11 cm2 = 31,75 cm2 aproximadamente.
Altura do líquido dentro da lata= 11,02 cm (aproximadamente)
Volume= Área da Base x Altura do Líquido = 31,75 cm2 x 11.02 cm = 350cm3 = 350 ml (cálculo aproximado), medindo a latinha por fora.
Lembre-se: Para multiplicar potência de mesma base, mantem-se a base e somamos os expoentes.Ex. acima: cm2 x cm = cm3 .
Lembre-se: Para multiplicar potência de mesma base, mantem-se a base e somamos os expoentes.Ex. acima: cm2 x cm = cm3 .
A foto abaixo foi copiada da Internet só para fins ilustrativos!
Lembre-se: 350cm3= 0,35 dm3 = 0,35 litros= 350 ml.
Escala de Transformação de medidas: litro (l), decilitro (dl)=0,1l, centilitro (cl)=0,01l e mililitro (ml)=0,001l.
A foto abaixo (latinha de alumínio), foi copiada da Internet só para fim ilustrativo!
Escala de Transformação de medidas: litro (l), decilitro (dl)=0,1l, centilitro (cl)=0,01l e mililitro (ml)=0,001l.
A foto abaixo (latinha de alumínio), foi copiada da Internet só para fim ilustrativo!
02) Recipiente em forma de um cubo:
Do portal do professor (Mec.gov.br), copiei o desenho abaixo pra você entender melhor.
Lembrar que 1dm3= 1 litro; se você tiver um recipiente em forma de cubo de 10x10x10 cm, conseguirá colocar 1 litro de água sem transbordar.
Na 1ª observação parece que não daria para colocar .
V= 10x10x10= 1.000cm3 = 1 dm3= 0,001 m3 = 1 litro. Como é cúbico, a vírgula tem que ser mudada de 3 em 3 casas.
Anos atrás, quando na ativa, em uma aula sobre Transformação de Medidas, explicando sobre o assunto, falei sobre um cubo de 10 cm., sem tampa; um aluno se prontificou e trouxe uma caixa de madeira bem vedada de 10x10x10 cm, igual ao desenho acima. Quando trouxe, pedi para ele ir no bebedouro da escola, colocar 1 litro de água numa garrafa PET e trazer na sala de aula; alguns alunos, no primeiro momento, não acreditavam que esse litro de água caberia na Caixa; colocando devagar, ficou provada a experiência.
Obs: Esse litro de água, depois da experiência, foi usado para molhar as plantas dos vasos dos corredores da escola.
Tabela de Transformação de Medidas de Volume: Copiada do site "Mundo Educação"
De uma medida maior para menor multiplicamos por 1000 e de uma medida menor para maior dividimos por 1000.
Obs: Esse litro de água, depois da experiência, foi usado para molhar as plantas dos vasos dos corredores da escola.
Tabela de Transformação de Medidas de Volume: Copiada do site "Mundo Educação"
De uma medida maior para menor multiplicamos por 1000 e de uma medida menor para maior dividimos por 1000.
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