sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Matemática: Volume contido num recipiente. Como calcular?


A Matemática é nossa grande aliada em tudo que fazemos nas 24 horas do nosso dia a dia.

01) Recipiente Cilíndrico; para achar o volume do líquido contido no recipiente, multiplicamos a área da base pela altura do líquido.
Área da Base=3,14 (PI) x raio ao quadrado             A= http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1481/imagens/pi.jpg.R2  (R é o raio).

Exemplo: raio= 3,18 cm e Pi =3,14 
R2= 3,18x3,18=10,11
A (área da base de uma latinha)= 3,14 x 10,11 cm2   = 31,75 cmaproximadamente.
Altura do líquido dentro da lata= 11,02 cm (aproximadamente)

Volume= Área da Base x Altura do Líquido  = 31,75 cm2 x 11.02 cm = 350cm3   = 350 ml (cálculo aproximado), medindo a latinha por fora.

Lembre-se: Para multiplicar potência de mesma base, mantem-se a base e somamos os expoentes.Ex. acima: cm2  x  cm = cm3 .

A foto abaixo foi copiada da Internet só para fins ilustrativos!
Lembre-se:  350cm3=  0,35 dm3  = 0,35 litros= 350 ml.

Escala de Transformação de medidas: litro (l), decilitro (dl)=0,1l, centilitro (cl)=0,01l e mililitro (ml)=0,001l
A foto abaixo (latinha de alumínio), foi copiada da Internet só para fim ilustrativo!



02) Recipiente em forma de um cubo:
Do portal do professor (Mec.gov.br), copiei o desenho abaixo pra você entender melhor.

Lembrar que 1dm3= 1 litro; se você tiver um recipiente em forma de cubo de 10x10x10 cm, conseguirá colocar 1 litro de água sem transbordar.

Na 1ª observação parece que não daria para colocar .
V= 10x10x10= 1.000cm3   = dm3= 0,001 m3 = 1 litro. Como é cúbico, a vírgula tem que ser mudada de 3 em 3 casas. 

Anos atrás, quando na ativa, em uma aula sobre Transformação de Medidas, explicando sobre o assunto, falei sobre um cubo de 10 cm., sem tampa; um aluno se prontificou e trouxe uma caixa de madeira bem vedada de 10x10x10 cm, igual  ao desenho acima. Quando trouxe, pedi para ele ir no bebedouro da escola, colocar 1 litro de água numa garrafa PET e trazer na sala de aula; alguns alunos, no primeiro momento, não acreditavam que esse litro de água caberia na Caixa; colocando devagar, ficou provada a experiência.

Obs: Esse litro de água, depois da experiência, foi usado para molhar as plantas dos vasos dos corredores da escola.

Tabela de Transformação de Medidas de Volume: Copiada do site "Mundo Educação"

De uma medida maior para menor multiplicamos por 1000 e de uma medida menor para maior dividimos por 1000.


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