sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Réveillon - São Silvestre - Virada do Ano e os Fogos de Artifício -

"Reunião e ceia festiva de passagem de ano".
"Prosopopeia relacionada ao início de um novo ano. Ao contrário do que pode parecer, tal palavra não faz parte do cotidiano francês. Significa um neologismo abrasileirado nitidamente relativo às comemorações do ano novo".(dicionário informal.com.br)

prosopopeia- significado-Google
"substantivo feminino"
  1. 1.
     figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge.

  2. metagoge- o que significa?- Google.

    1. substantivo feminino
      "figura de retórica que consiste em atribuir características peculiares dos seres humanos aos animais e às coisas inanimadas; prosopopeia, personificação".
  3. 2.
     discurso empolado ou veemente.

Quem foi São Silvestre? site Wikipedia


"Papa Silvestre I. São Silvestre I (Roma, 285 - 31 de dezembro de 335) foi Papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja".

 FOGOS DE ARTIFÍCIO
"Os fogos de artifício são explosivos dotados de um pavio para iniciar a combustão. A combustão inicial provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente". Wikipedia

Apesar dos fogos coloridos mostrarem desenhos bonitos nos céus, todo cuidado é pouco quando for soltar fogos!
Muitas pessoas são afetadas por queimaduras de diversos graus (1º,2º,3º) e algumas morrem.
Algumas cidades proibiram a soltura de fogos na virada do ano; (Campinas-SP-Brasil) é uma delas.
Para Reflexão! Se muitas prefeituras, não  tem dinheiro para pagar em dia os salários dos funcionários, para que gastar dinheiro com queima de fogos?






Nenhum comentário: