quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Futebol e a doença Covid -19

Prevenção: Sabemos que muitas coisas estão envolvidas no Mundo Do Futebol; são vários os Comentários a Respeito das decisões tomadas pelos dirigentes de futebol em acordos com as Federações de cada estado e o órgão Máximo do nosso futebol que é a CBF. Inclui-se também os Patrocinadores que, em propagandas nas Emissoras de TV, Rádio, aplicam verbas que ajudam a manter os clubes de futebol.

Mesmo sem a presença da Torcida e os Testes de Covid-19 dias antes dos jogos e  talvez nas vésperas dos jogos, não devemos nos esquecer que as pessoas se movimentam: a pé, de carro, de ônibus,de Trem, de Metrô, de avião, de embarcações, etc. O que vemos nos jogos da TV; quando comemoram um GOL, se abraçam, aumentando o perigo da contaminação; mesmo com os cuidados tomados ultimamente com Testes antes dos jogos. Dúvida será que os Testes Rápidos conseguem descobrir se todos os jogadores estão livres da Covid-19? Só os especialistas podem responder a esse questionamentos.

Se algumas dessas pessoas, no caso jogadores, tiveram contato com alguém contaminado, ele poderá pegar a doença COVID-19 e passar, segundo estudos para 8 pessoas,e, numa Progressão Geométrica; nesse caso, 8 vira 64 , 64 podem passar para 512, e assim sucessivamente. Muitos times , desde a volta do futebol, sem torcida, tiveram e estão tendo jogadores e funcionário contaminados.

Economia Globalizada: Quando você tem isso, não podemos esquecer que Globalizamos coisas boas mas também  Globalizamos as Doenças e outras coisas que podem ser ruim.

Todo dia e toda hora, vemos vários times de futebol com jogadores, treinadores e comissão técnica, funcionários, diretores e outros. De acordo com a movimentação dessas pessoas, o vírus da Doença também se movimenta, ou pelo ar ou no contato físico com familiares ou amigos. Muitos jogos foram adiados por causa do COVID-19.

O uso da Máscara é essencial, bem como lavar bem as mãos com sabão ou sabonete e fazer uso do Álcool em Gel para limpeza das mãos.

Atenção: Se sabiam desde agosto de 2019, segundo alguns e confirmado em Dezembro de 2019, muitas vidas seriam salvas se algumas decisões fossem tomadas quando veio essas informações.

Economia; A Preocupação , talvez tenha sido com as Viagens Internacionais Pagas, chegadas e vindas nos diversos países, a trabalho ou férias, hotéis com reservas pagas e reservas de quase 100%, Carnaval em fevereiro de 2020, onde as escolas de samba principais, ensaiaram o ano inteiro de 2019, trabalho para milhares de pessoas e desfiles das principais com mais de 3.000 componentes. Imaginem, se no meio de tanta gente, nos aviões, escolas de samba, quantas pessoas poderiam estar com o COVID-19 e passado para muitas outras pessoas. Esse comentário sobre Aviões pra todo lado do mundo, Hotéis lotados, Carnaval e outras Concentrações de Público como o Futebol, foi feito por várias pessoas especialistas e leigos também.

É muito triste mas sempre vem a TONA o ditado; " Não adianta chorar o Leite que Foi Derramado"! Mas, logo que começaram os óbitos, se tivessem sido tomadas medidas mais drásticas logo no começo do Ano de 2020, com a Prevenção da Higiene Pessoal das mãos, uso obrigatório de Máscaras, teriam muito menos Óbitos, com certeza. Mas, ônibus e outros transportes  públicos lotados, pessoas sem máscaras, pode ter provocado o aumento dos contaminados.

Perigo: Só as Autoridades começarem a mudar de Cor (Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul) nas questões de Diminuição de uso das UTIs e dos hospitais de Campanha, muitos brasileiros relaxaram e deixaram de se precaver. Deu pra ver pessoas com máscaras abaixada para uso do Celular, mutas sem máscaras, Bailes Funk nas periferias e o outros descasos com a doença e com seus amigos e familiares.

Obs: Será que aprenderemos com essa Tragédia, que está difícil de chegar ao FIM, ou teremos que enfrentar uma segunda Onda do Covid-19, pelas "atitudes e decisões precipitadas de algumas autoridades".

Sabemos que a Economia tem que estar Ativa; todos dependemos dela e os Governos precisam arrecadar para fazer frente às despesas mas, infelizmente, temos que escolher; Arrecadar mais ou diminuir o número de pessoas Contaminadas e as que poderão morrer!

É uma decisão muito difícil de ser tomada; uns falam uma coisa, outros falam outra coisa! Mas se cada um de nós fizermos a nossa parte a situação poderá ser Minimizada e a doença ficar bem controlada e com o ADVENTO das diversas vacinas em estudo, erradicar esse vírus e torcer para que não venha outra mutação do mesmo.


Nenhum comentário: