segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Novembro Azul - Prevenção do Câncer de Próstata

Ditado Antigo: " Prevenir é melhor que Remediar" - Copiei abaixo algumas imagens e alguns dados (Textos)  do Site da Cabesp - Empresa de Qualidade no Ramo de Convênios Médicos, para aumentar o leque de Leitura sobre esse Tema Tão Importante; muitos homens ainda resistem ( Talvez por Preconceito), em fazer os Exames Preventivos com o seu UROLOGISTA  que são o Toque Retal e Exame de PSA, Anualmente ou de acordo com a Orientação Médica.

"Copiei e colei  em Itálico os textos publicados no Site da Cabesp".









"O QUE É CANCER DE PRÓSTATA"?

"Câncer de Próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista".


"Sinais e sintomas do câncer de próstata"

"- Dificuldade de urinar;

- Demora em começar e terminar de urinar;

- Sangue na Urina;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite".


"Quais os fatores de risco"?

"Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

Como prevenir o câncer de próstata?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

- Ter uma alimentação saudável;

- Manter o peso corporal adequado;

- Praticar atividade física.

- Não fumar;

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.


"Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata"?

"Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.


Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado".


"Qual o tratamento para o câncer de próstata"?

"O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)."


OBS: Se estiver no início a Neoplasia de Maligna de Próstata, pode ser que o Oncologista indique a BRAQUITERAPIA de Próstata, que é a colocação, por meio de aparelhagem moderna, de sementes Radioativas de IODO 125- Baixa dose em alguns casos específicos. Só o Profissional Médico pode indicar o melhor Tratamento, analisando caso a caso. Tudo vai depender da dosagem do PSA e da Escala Gleason depois da Biópsia.

"Explicando o sistema de Gleason": Copiado do  Site : WWW. Oncoguia.Org. Br

"Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor. Por exemplo, no relatório que constar “adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)”, significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6".
16 de ago. de 2019

Nenhum comentário: