sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Inflação , IGPM, Reajuste de Salários da Ativa e dos Aposentados e aumentos na Tarifas Públicas

Índice de Preços no Brasil; Seria Necessário e Prudente, diminuir o nº de índices que determinam a inflação Mensal, Quinzenal, Anual, índice do aumento nos Aluguéis (IGPM), e tantos outros que confundem a cabeça de muitos brasileiros e entre eles muitos especialistas no assunto, até aqueles que tem opiniões divergentes ou convergentes. Temos IPCA, IPCA 15 e muitos outros índices de medição da inflação! "É uma Loucura, não acham!"

Aposentados do INSS, tiveram um aumento de 4,48% em 2020, baseando-se nos dados de 2019. INPC ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2019.

Agora Vejamos alguns aumentos de Tarifas;

01) Sanasa Campinas - segundo dados da Internet, em fevereiro de 2020 aplicou 2,54% de aumento nas Taxas de Água e Taxa de Tratamento do Esgoto. Muitos reclamaram nessa Pandemia alguns aumentos absurdos que tiveram na Conta. A Sanasa alegou que a leitura não era presencial por causa do COVID-19 e agora está fazendo leitura normal; só que em muitos casos pode ter Vazamentos, entrada de AR(na falta de água, segundo alguns), ou fizeram pela média e os clientes aumentaram o Consumo! Tem que ser analisado Caso a Caso e resolver!

02) CPFL - Paulista -Aumento Médio de 6,72% , visto na Internet.

03) IGPM - Índice de reajuste de aluguéis - Baseia-se no "Índices Gerais de Preços do Mercado", que em Novembro de 2020, chegou o anual em 20,93% e previsão para Dezembro-2020, de perto de 18%.

Como boa parte dos  moradores (locatários) não tiveram aumento de salários ou só o índice oficial do governo de perto de 4% de Previsão 2020 (INPC), poderão pagar um reajuste tão alto no seu aluguel. Por isso, a maioria dos Locadores estão fazendo acordo e aceitando receber menos e não perder um inquilino que paga em dia o aluguel.

Infelizmente, há muitos casos, depois da Pandemia, em que muitos Inquilinos perderam o emprego, não conseguem pagar o aluguel e voltam a morar com parentes, até conseguir um nova oportunidade de emprego.

03) Planos de Saúde: A ANS ( Agência Nacional de Saúde) não divulgou a % de aumento para 2020, suspenso por causa do COVID 19- Mas Pode acontecer, depois da Pandemia um aumento; tomara que não seja alto; muitas pessoas não estão conseguindo Pagar e estão voltando para o SUS. E que os Convênios não pensem em Cobrar sobre o que foi suspendo em 2020. Houveram muitas desistências e saídas dos Planos de Saúde, segundo notícias da Mídia.

04) Telefonia; Aumentaram os preços dos planos acima da Inflação em alguns contratos. "cada cliente tem que comparar o Seu Valor atual com o Anterior.

05) Serviço Combo de TV a Cabo, Internet e Telefone Fixo; Também aumentaram a mensalidade e em muitos casos, alguns aumentaram mais que a inflação porque as empresas prometeram por um ano; passa logo e o cliente nem percebe; eles não avisam; simplesmente aplicam o valor atualizado, bem acima da inflação; Acredito que pode ter faltado bom senso e deveriam avisar um mês antes os clientes e até fazer uma Negociação para não perder o cliente para outra Operadora.

Indexação de Preços; Atualmente é discutível; Mas não é justo tanta discrepância nos Índices e nos Aumentos diferenciados. Mas , se continuar assim, alguma coisa vai ter que ser repensada e atitudes firmes pelo governo Federal poderiam ser Tomadas.

Nenhum comentário: