terça-feira, 3 de novembro de 2020

NOVEMBRO Azul - Prevenção do Câncer de Próstata

Todos os Anos no mês de Novembro, O Ministério da Saúde, as Secretarias de Estados da Saúde e Secretarias de Saúde dos Milhares de Municípios Brasileiros, promovem na Mídia de TVs, Jornais e Rádios, a importância da Prevenção do Câncer de Próstata, com exames anuais ou semestrais,de acordo com a Avaliação Médica do Urologista.

Importante:

01)Orientação Médica : A partir de 45 anos, para quem já tem ou teve na Família pessoas com Câncer de Próstata e a partir dos 50 anos quem não teve, consultar um Urologista, fazer o exame de Toque Retal e o Exame de Sangue chamado PSA- Sigla Inglesa que quer dizer ( Antígeno Prostático Específico).

Obs: Muitos Homens ainda tem algum preconceito sobre esse tipo de exame; pode sentir incomodado de ter que ser submetido ao Toque Retal.

Ao fazer o Toque Retal , o Urologista pode perceber se tem alguma alteração na Próstata ( Órgão pequeno, do tamanho de uma Nozes com casca).

A Maioria dos Homens pode ter somente uma HPB (Hiperplasia Benigna da Próstata) , em que o médico poderá indicar medicamentos para que ela diminua de tamanho e não faça com que o Paciente tenha que fazer um esforço para Urinar e em muitos casos, gota a gota. Isso acontece porque a Próstata inflamada aperta a Uretra e dificulta a passagem da Urina. Se não for tratada essa anormalidade na Próstata, o paciente poderá ter uma Neoplasia Maligna de Próstata ( CID 10 C61-X).

Tratamento:

a) Medicamentos e acompanhamento médico no Caso da HPB-acima.

b) Braquiterapia; O Oncologista, com aparelhagem moderna coloca sementes radioativas de IODO 125, de acordo com cada paciente e se a Neoplasia estiver no início. Exemplo: Biopsia que mostra as células malignas na Escala Gleason 3 +3 = 6.

c) Quimioterapia; Usada em alguns casos junto com a Hormonoterapia; só a Quimioterapia, segundos os médicos, não seria a solução. Por isso, o Oncologista estuda caso a caso e faz a melhor indicação.

d) Radioterapia Externa. Com indicação do Oncologista.

e) Prostatectomia Radical - Retirada da Próstata quando o Câncer está em estado muito avançado e as prescrições acima não resolvem. Ela pode ser feita de várias maneiras e só o Oncologista, analisando caso a caso, poderá definir como será feita essa retirada.

Obs:

Recidiva da Neoplasia de Próstata após a Braquiterapia: O Oncologista, analisa as Imagens e resultados do Exame Moderno que existe atualmente que  se chama PET CT PSMA; ele verifica se tem células malignas na membrana da Próstata. Pode ser feito com Marcador Gálio 68 (Ga68) ou Flúor 18 (F18). Normalmente é feito esse exame quando o PSA, depois da Braquiterapia, e alguns anos, atinge 2,0 ng/ml ou mais. Neste caso quem define e indica esse exame é o Oncologista. Por isso é importante o acompanhamento semestral ou anual após a Braquiterapia.

Só que poucos pacientes tem acesso a esse Tipo de Exame ( PET CT PSMA) - Particularmente  o preço dele pode chegar a R$ 4.700,00 ( Quatro mil e setecentos reais ) , segundo pesquisa nessas empresas que fazem esse exame.

Nenhum comentário: