sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Saúde Bucal - A importância da Prevenção!

Uma boa Saúde Bucal depende de vários fatores e a Prevenção é muito importante.

01) Alimentação Saudável; ter uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite, cereais, evitando-se, principalmente, alimentos ácidos e açucarados que tornam o meio bucal mais ácido, que favorecem o aparecimento das cáries.

02) Escovar sempre os dentes, após a alimentação e não esquecer de  usar fio dental com cuidado para não sangrar as gengivas. Como, geralmente, a água tratada tem flúor na sua composição, o (a) dentista vai analisar, caso a caso, e verificar se tem que passar flúor ou orientar para fazer bochecho em casa com Fluoreto de Sódio 0,05%.

03) Visita ao dentista de 6 em 6 meses para uma limpeza dos dentes e acompanhamento da sua Saúde Bucal. Se notar algum problema, antes dos 6 meses, marque uma consulta com o seu dentista. Além da dentição, o dentista verifica também se tem algum outro problema na sua boca, como pequenos nódulos ou outro tipo de inflamação.

04) Gestantes; tem que manter sempre uma boa saúde bucal para evitar infecções bacterianas e até possível parto prematuro do bebê.

Quais as principais doenças que atingem os nossos dentes, gengiva e periodonto?

a) Cáries: é uma doença infecciosa e transmissível, provocadas por bactérias que se alimentam de alimentos, principalmente açucarados que originam ácidos responsáveis e destroem o esmalte do dente.

b) Gengivite: inflamação da gengiva.

c) Periodontite: é provocada pela placa bacteriana (bactérias e resíduos alimentares) que inflama a gengiva e o periodonto (estrutura que sustenta os dentes).

Obs: Esse é apenas um pequeno resumo dos cuidados que devemos ter com nossos dentes para evitar outras doenças.


Nenhum comentário: