quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Aditivos Químicos nos Alimentos e Saúde - Doenças Relacionadas segundo pesquisadores.

O Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária tem Várias Normas que deverão ou deveriam ser seguidas pelas Empresas que fabricam os mais variados tipos de Alimentos e usam Aditivos Químicos na Produção.

Resolvi publicar novamente para que os leitores do Blog façam a leitura e Análise.

Prevenção: As pessoas que tem alergia por algum tipo de aditivo químico devem ler bem o rótulo dos alimentos antes de comprá-los e consumirem. Cada Organismo reage de um jeito no caso dos Conservantes, Corantes, Acidulantes e outros Aditivos.



     sexta-feira, 19 de junho de 2015 –postado 12:11 horas - data  publicação original.

Aditivos Químicos - Causam problemas na nossa saúde ? Leia sempre os rótulos! A poluição e contaminação do ar, da água e do solo também causam doenças! O que são produtos Transgênicos?
Além dos problemas respiratórios e outras doenças causadas pelo ar, água e solo (contaminados e poluídos), temos um outro grande problema que são os Aditivos Químicos colocados nos mais diversos tipos de alimentos o que poderá aumentar a procura por especialistas nas mais diversas áreas da medicina, com destaque para Alergologistas, Dermatologistas, Pneumologistas e em alguns casos (Oncologistas). As aplicações dos aditivos estão na 1ª tabela depois do texto.

Obs: Como são muitas as informações, leia com atenção.
              
Obs: Muitas alergias também podem ser provocadas por auto medicação ou remédios com receita médica, ácaros em blusas de frio ou cobertor guardados; importante colocar essas blusas e cobertor para tomar sol.

Se um medicamento provocar Urticária ou outro tipo de alergia, siga orientação médica para resolver o problema .

Edema de Glote: Algumas pessoas alérgicas a medicamentos, alimentos com aditivos químicos, picadas de insetos (ex: abelha africana) podem sofrer choque anafilático e precisar de socorro médico urgente. Muitas pessoas tem alergias a frutos do mar, leite de vaca, gluten,etc


O Decreto nº 55.871 de 24/04/1965 regulamenta o uso de aditivos químicos nos alimentos e a divulgação obrigatória nos rótulos das embalagens é datada de 17/02/1976, segundo o livro "Alimentos em Pratos Limpos" , edição de 1994, Editora Atual, , escrito por Egídio Trambaiolli. Dele foram tiradas as tabelas colocadas no final do texto, para divulgação e análise dos leitores.Como são usados letras do nosso alfabeto e nº romanos para classificar os aditivos químicos, a maioria dos consumidoresnão tem paciência de ler o que está escrito nos rótulos dos alimentos e as  consequências,ao consumir, para sua saúde e de seus familiares. De vez em quando, aparecem em alguns programas de TV, nutricionistas e especialistas explicando e orientando aos telespectadores os prós e contra dos mais diversos tipos de alimentos.
Várias portarias e resoluções foram publicadas pela 
ANVISA, desde 1997, regulamentando o uso dos aditivos químicos pelas indústrias, para produção dos mais variados tipos de alimentos.
PARA REFLEXÃO :
Será que há necessidade de uma grande variedade de alimentos ter seu prazo de validade  de um a dois anos na embalagem fechada? Após aberta a embalagem, cada alimento tem seu prazo para consumo. Não seria melhor colocar menos aditivos e  validade menor para diminuir o nº de consumidores com  problemas alérgicos? Como as indústrias precisam produzir em grandes quantidades para ter um preço menor no atacado e no varejo, pode ser que não tenham interesse em mudar a sua rotina de produção. Talvez a redução de impostos e uma Lei mais rígida  para o controle da produção  de alimentos (menos aditivos) possa diminuir o nº de pessoas que necessitam de atendimento médico e hospitalar.

Em tempo: Quando as casas das famílias tinham quintal e se  plantavam hortaliçasem canteiros com adubo orgânico, criavam seus animais sem antibióticos e hormônios e mesmo sem geladeira, não tínhamos tantos problemas de saúde. Com  aumento da população, houve a necessidade de uma maior produção de alimentos; começaram a ser usados adubos químicos (NPK), agrotóxicos (inseticidas, pesticidas, herbicidas) e outros produtos para aumentar a produção; mas as consequências para a saúde da população ainda estão em estudos.  Não devemos esquecer que a maioria dos quintais são cimentados e como os casais na sua maioria, trabalham fora, o interesse em cuidar de uma horta ficou de lado, ou por falta de tempo ou outro problema.

 E os 
Transgênicos fazem mal ou não? Os cientistas continuam pesquisando.

Transgênicos: São alimentos produzidos nas plantações em que foram usadas semente geneticamente modificadas para resistir a um herbicida mais potente e produzir de 30 a 35% mais de grãos por hectare. Essas sementes são muito usadas nas plantações de soja que hoje representa quase 46% da produção de grãos no Brasil. Na safra 2013/2014, dos 191 milhões de toneladas de grãos, quase 87 milhões foram de soja. A soja representa perto de 50% da produção de grãos no Brasil. 

Segundo o site 
Infoescola, temos os pontos positivos e negativos na produção deTransgênicos:


Pontos positivos
·                                    Aumento da produção
·                                    Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
·                                    Resistência aos agrotóxicos
·                                    Aumento do conteúdo nutricional
·                                    Maior durabilidade e tempo de estocagem
Pontos negativos
·                                    seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
·                                    Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
·                                    Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.

Curiosidade Histórica: Nicolas Appert ( 1749/1841), confeiteiro e inventor francês, descobriu em 1809 que, recipientes  hermeticamente fechados conservavam os alimentos por muito mais tempo, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Em 1911, foram encontradas no Ártico uma lata de ervilha e uma de carne; elas foram abandonadas pelo explorador inglês Sir William E.Perry em 1824; portanto, passados 87 anos, os alimentos não estavam deteriorados. Foi Napoleão Bonaparte que incentivou Nicolas Appert a inventar esse tipo de embalagem. Motivo: Produzir alimentos em grande quantidade, embalar hermeticamente, para a alimentação dos soldados durante a guerra. No início Appert colocava os alimentos em recipiente de vidro grosso com tampa de rolha; só mais tarde vieram as latas e a invenção dos abridores pois no começo usavam martelo e talhadeira para abrir as latas. Pasteurprovou mais tarde (1846) que, na verdade, quem eliminava as bactérias, principalmente as que provocam o Botulismo, era a fervura por que passava os alimentos e não só por ser embalagem hermética; para Pasteur, os microrganismos estão presentes nos alimentos e no meio ambiente e destacou a importância da higiene na manipulação dos alimentos e na esterilização dos objetos usados pelos médicos nos hospitais.


"TABELAS ABAIXO foram  COPIADAS DO LIVRO "ALIMENTOS EM PRATOS LIMPOS"- DE 1994".




.

 Não se auto medique quando tiver Alergias; Vá ao Médico; Para evitar Edema de Glote  e problemas Respiratórios.

Nenhum comentário: