terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Enchentes - Matas Ciliares - Moradias nas Encostas dos Morros - Lixo e Entulho Jogados nos Rios e Córregos.

01) Enchentes - Todo Ano, no Verão, são os mesmos acontecimentos; O excesso de Chuvas em determinados lugares provocam transtorno para a população e, infelizmente, mortes.

Problemas que precisam de soluções: Melhorar a  Gestão Pública , usar corretamente os valores arrecadados em impostos e taxas, ter sempre um bom planejamento com pessoas que entendem e trabalhem, para minimizar o sofrimento, principalmente das pessoas mais carentes que se submetem a morar e viver em lugares sem Saneamento Básico e sujeitos à deslizamento de pedra e lama.

02) Matas Ciliares: se as Leis fossem respeitadas, se as pessoas tivessem consciência, não construiriam suas moradias nas margens dos Rios e Córregos. "Devemos ressaltar que podem ter pessoas interessadas em entrar na política"  que incentivam as pessoas mais simples a ocupar lugares impróprios para construção de qualquer tipo de moradia, tanto de alvenaria como de madeiras. Em algumas casas a água barrenta pode passar de 1 metro de altura, provocando a perda de bens materiais e em alguns casos mortes. Temos que reflorestar as margens dos rios e oferecer  moradias dignas, num lugar seguro, para essa população que vive em condições de vulnerabilidade. Será que o novo Código Florestal, Lei 12727/12, com normas para uso das terras às margens dos rios, recuperando as Matas Ciliares e determinando as distâncias das margens para uso das Terras,  (para a Agricultura e Pecuária), de acordo com a largura dos Mananciais (Rios, Ribeirões e Córregos), está sendo cumprido e fiscalizado?

03) Moradias nas Encostas dos Morros: São milhares de famílias que constroem suas moradias em locais perigosos. Nesses morros tem pedras enormes que, com a infiltração das águas das chuvas acabam deslizando morro abaixo e levando tudo que aparece pela frente; toda semana vemos na TV notícias da morte de pessoas que são soterradas pela lama. 

04) Lixo e Entulho jogados nos Córregos, Rios e Ribeirões: Infelizmente a falta de educação ambiental e Cidadania faz com que muitas pessoas ainda joguem diversos tipos de lixo nos Mananciais (Rios, Córregos e Ribeirões). A Rede Globo de TV mostrou, dias 18 e 19-02-2019, no Programa Bom Dia São Paulo e Globo News, os problemas causados pelos diversos tipos de lixo levados pelas águas do Rio Tietê em Salto-SP. Tirei as fotos abaixo da TV para mostrar o tanto de lixo boiando no Rio Tietê-Salto-SP (Garrafas Pet, Plásticos diversos e outros).

As escolas trabalham o Tema há muito tempo; só que as famílias tem que dar o exemplo e colocar o lixo no lugar correto, separando o Lixo Orgânico e o Lixo que pode ser Reciclado (Papel, Papelão, Metais, Plásticos, Vidro). A Secretaria de Meio Ambiente de cada cidade deve pedir pra alguns dos seus funcionários façam um trabalho de Conscientização da população que moram nessas áreas de risco. Só que também tem que ter a Coleta Seletiva do Lixo Também. As prefeituras devem solicitar verba ao Governo Federal para construção de moradias dignas para essa população e não permitir mais a construção nas encostas e margens dos Rios e Córregos.

"As fotos abaixo tirei da TV, programa da Globo- Bom dia SP  e Globo News,(dias 18 e 19-02-2019), Rio Tietê na cidade de Salto-SP), para ilustração do texto".





Nenhum comentário: