quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Dengue tipo I e tipo II - Zika Vírus e Febre Chikungunya

Com as chuvas e o acúmulo de Água em vários tipos de recipientes (Calhas nos telhados,Pratinhos de Vasos, Pneus ao Ar livre,Garrafas com a boca pra cima nos quintais, copinhos jogados em terrenos baldios e outros), 3 doenças graves provocadas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, poderão vir com intensidade  se a população não cooperar, eliminando os criadouros do mosquito e conversando com seus vizinhos para que faça o mesmo. Os agentes de Saúde devem continuar seu trabalho, visitando as residências, verificando casas abandonadas ou vazias, terrenos com muito mato e lixo dos mais variados. Se não houver uma UNIÃO de todos os envolvidos (população, agentes de saúde e autoridades), teremos novamente uma epidemia dessas doenças. O trabalho nas escolas deve continuar; os alunos, junto com seus familiares, devem entregar o folheto da Dengue (fornecido pela SUCEN) para seus vizinhos e conversando também sobre o Zika Vírus  e Febre Chikungunya .

O texto abaixo, publicado no "Jornal Correio Popular"-Campinas-SP, se refere ao trabalho que eu fazia na escola estadual quando estava na ativa. Fiz a sugestão de entrega de folhetos da Dengue em 2013 ao prefeito de Valinhos e também  na Secretaria de Educação de Campinas (novembro 2013), que aceitou e mandou imprimir um folheto para orientar os alunos das escolas municipais de Campinas e seus familiares. Houve até uma apresentação pública de teatro feita pelos alunos, com a presença do prefeito, secretários e outras autoridades.

Dengue
Alcinio
Professor, Campinas
No Verão aumenta o número de pessoas contaminadas pelo vírus do mosquito da dengue. Há mais de 10 anos retiro na Sucen-Campinas, ou recebo na escola em que trabalho, em Valinhos, folhetos para fazer um trabalho conjunto com aluno, escola e família. Cada aluno leva para casa 6 folhetos. Com a companhia dos pais ou responsáveis, vão até 5 vizinhos e fazem um trabalho de conscientização para evitar os criadouros do mosquito. Marcam no caderno o nome da pessoa que recebeu o folheto, rua, número e bairro. Eles são avaliados por isso e praticam um ato de cidadania.  Tenho plena certeza de que, se todas as escolas municipais e estaduais fizessem o mesmo, o número de casos diminuiria bastante e isso ajudaria em muito os agentes de saúde. Em várias cidades vemos prédios (em construção) abandonados há anos, terrenos baldios com lixo, que podem conter os criadouros.
Campinas,26/02/2013.   "CorreioPopular. Correio do Leitor".




Obs: Copiei abaixo apenas os sintomas; quem quiser saber mais sobre as 3 doenças é só pesquisar no site "Portal da Saúde" do Ministério da Saúde do Brasil.

DENGUE

"Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue". Fonte: Portal da Saúde do SUS.

A Dengue tipo 2 está infectando muitas pessoas atualmente.

Do site saude.abril.com.br/medicina/dengue tipo 2,copiei o pequeno texto abaixo:



"A circulação do sorotipo 2 da dengue em 19 cidades foi detectado em São Paulo e colocou o estado em alerta. Desde 2016, apenas o sorotipo 1 trafegava nos municípios paulistas. Pessoas infectadas por subtipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais grave da doença".

 Febre  do ZIKA vírus

"É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias". Fonte: Portal da Saúde do SUS.

Perigo do Zika vírus; nas mulheres grávidas o bebê poderá nascer com microcefalia. Importante  o uso de repelentes. Conversar sempre com seu médico.

FEBRE CHIKUNGUNYA


"Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas". Fonte : Portal da Saúde do SUS.

Nenhum comentário: