segunda-feira, 20 de março de 2017

IMORTAL; e eles pensam que são imortais!

Imortal, vem do Latim immortalis que quer dizer não sujeito à morte; os deuses imortais , conforme escrito na enciclopédia Larousse Cultural.

Será que "eles" pensam que são imortais?

a) Será que são imortais os que deixam pacientes sem os remédios de alto custo ou atrasam na entrega do mesmo, sabendo que as pessoas podem ter seu tratamento prejudicado? Por que não se mantem um estoque regulador para, no mínimo, 60 dias? E os que deixam remédios vencer nas prateleiras dos postos de saúde? Se estiver sobrando deveriam enviar para outros postos de saúde ou para outras cidades. De vez em quando aparecem notícias de remédios vencidos sendo descartados.

b) Será que são imortais os que deixam as pessoas sem atendimento médico ou em macas em corredores de Pronto Socorros e de hospitais? Sabemos que a falta de médicos e outros profissionais da Saúde interfere nessa situação. Existe também a falta de leitos. Aumentou a população, mas o nº de hospitais e de funcionários não acompanharam a demanda. As emissoras de TV mostram isso todos os dias praticamente.

c) Será que são imortais as pessoas que deixam de abastecer alguns hospitais ou postos de saúde com medicamentos e materiais para pronto atendimento? É problema de Gestão?

d) Será que são imortais aqueles que vendem ou processam carne, outros tipos de alimentos contaminados ou com data de validade adulterada? Leia nos jornais as providências da justiça e da polícia federal em 17/03/2017 e do governo federal em (19/03/2017) sobre os procedimentos de algumas empresas. O presidente Michel Temer o o ministro da agricultura Blairo Maggi tomaram uma série de providências para punir os responsáveis e mostrar que o país não pode ser prejudicado pelas atitudes "erradas" dessas pessoas. Todos acreditam que agora vai melhorar a fiscalização desses produtos, desde a produção até chegar no consumidor final. Evite comprar carnes embaladas com refrigeração deficiente e frios que estão em bandejas; peça para cortar os frios na hora. Se perceber gosto estranho ou cheiro ruim devolva onde comprou e peça a devolução do seu dinheiro. Cuidado ao comprar frangos em pedaços que estão em bandejas na geladeira dos açougues ou supermercados, nadando no líquido do descongelamento ou resfriamento; poderá aumentar em muito o nº de bactérias nocivas ao ser humano. 
                                           A bactéria Salmonella, que pode estar presente em alimentos contaminados, causa vários sintomas nos seres humanos.
As 2 fotos abaixo foram copiadas da Internet somente para fins ilustrativos.
                          Wikipedia                                                Tua Saúde
       


e) Será que são imortais os donos dos laticínios que adulteram o leite que vai ser embalado, conforme notícias veiculadas há anos e que agora volta à tona? Uma das marcas colocadas no mercado é o DIA% que informou, 15/03/2017, que recolheria todo o estoque e quem comprou pode devolver e pegar seu dinheiro de volta."ditado antigo"; "Quando a oferta é boa demais até o santo desconfia". Colocar soda cáustica, água oxigenada e outros produtos para mascarar leites com problemas é uma vergonha".
Especificando os produtos utilizados para adulterar o leite in natura temos:
a) Conservantes: H2O2(água oxigenada), hipoclorito de sódio (água sanitária- NaClO) e formol (CH2O).
b) Neutralizantes: Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), Cal(Óxido de Cálcio-CaO) e hidróxido de sódio (soda cáustica- NaOH)).
c) Reconstituintes: Sal,  açúcar e citrato de sódio( Na3C6H5O7) também chamado citrato trissódico( 3 átomos de sódio): tudo isso para mascarar a adição de água no leite.

"SETOR LEITEIRO

 15/03/2017 - 13h13min. Alterada em 15/03 às 13h29min

"Rede Dia reembolsa cliente que comprou produto de laticínio acusado de adulterar leite".


f) "Será que são imortais aqueles que escolhem, politicamente, o novo representante das Academias de Letras"? É só ler o que aconteceu com o  poeta gaúcho Mário Quintana no site www.drzem.com.br. Mário Quintana reclamou muito da politização da ABL; faleceu em 05/05/1994 aos 87 anos. Copiei do site drzem o pequeno texto abaixo escrito por Mário Quintana.


"Diante dos reveses, escreveu “Poeminha do Contra.”, uma resposta bem humorada e sarcástica ao injusto descaso dos imortais da academia".


Poeminha do Contra 

"Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão... Eu passarinho!"

g) Será que são imortais "alguns políticos" que estão na ativa há muito tempo e pouco fazem para seu país e seu povo? Por isso acho importante não poder participar de reeleição no mesmo cargo; embora alguns trabalhem muito, poderão concorrer a um outro cargo. Minha sugestão: mandato de 5 anos, eleições gerais no Brasil, com prorrogação de mandatos atuais para coincidir; os gastos serão menores; também é importante reduzir o nº de partidos para cinco; com isso diminuirá também os gastos absurdos com o chamado Fundo Partidário.  Voto distrital é importante pois facilita a cobrança por parte de eleitores; lista fechada por partido não ajudará em nada para melhorar a política brasileira.

h) Será que são imortais os políticos que prometeram muitas coisas antes das eleições e depois de eleito não cumprem o que falaram, ou por má gestão ou porque não tem verba para fazer? Os eleitores precisam se organizar e cobrar, com educação, as promessas desses políticos.

i) Será que são imortais os que deixam as pessoas que precisam fazer Quimioterapia ou Radioterapia sem tratamento, por falta de medicamentos ou por aparelhagem sem manutenção?

j) Será que são imortais aqueles que desviaram dinheiro público que a mídia mostra todo dia? A justiça tem trabalhado muito e já conseguiu a devolução de parte desse dinheiro.

k) Será que são imortais os que constrói moradias populares que apresentam problemas estruturais pouco depois da entrega? Um povo que espera tanto para ter sua moradia e logo depois tem que correr atrás do prejuízo. Não seria melhor fiscalizar melhor essas construções desde a fundação, alicerce até chegar no acabamento?
Hoje, 24/03/2017, o Bom dia Brasil da Rede Globo de TV mostrou os problemas nas construções das casas populares que foram entregues e as providências do ministério público federal.

l) E as ambulâncias que quebram e não tem manutenção; a mídia mostrou muitas ambulâncias esperando chegar peças para conserto. Algumas também já estão em uso há vários anos, segundo a reportagem da TV. Será que mantendo um oficina mecânica do próprio município os consertos seriam mais rápidos e mais baratos?

Nenhum comentário: