sábado, 25 de março de 2017

Venenos Ocultos- Revista Planeta de Março de 2012- Ano 40- edição 474

"UNESCO/PLANETA- Patrimônio Científico- Texto de Sarantuyaa Zandaryaa; especialista do Programa de Gestão de Água Urbana e de Qualidade da Água da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)".

Ao ler o texto dessa revista, achei importante fazer um resumo e publicar. Quem quiser ver a reportagem inteira, é só pegar a edição 474 da revista Planeta de março de 2012.

Em destaque na página 68 temos: "Novas substâncias presentes em vários produtos de uso rotineiro como remédios,artigos de higiene pessoal e de limpeza- estão contaminando a água e o solo, num risco à saúde ainda pouco estudado".

"Resumo:páginas 69, 70 e 71 da revista".
"a) Mais de 60 milhões de substâncias orgânicas e inorgânicas foram documentadas pelo Registro da Sociedade Americana de Química.

b) Todos os dias entram no mercado mundial 12 mil produtos químicos."dados de 2012"

c) Muitos se infiltram no solo, no ar em rios e no mar.

d) Ao longo do século XX , a indústria química mudou seu foco dos processos químicos pesados para a química orgânica (com o uso do carbono e outras substâncias produzidas pelos seres vivos).

e) O progresso na fabricação de drogas eliminou várias doenças, deixando a vida mais confortável.

f) Os contaminantes emergentes de uso diário como farmacêuticos e de higiene pessoal, pesticidas, insumos químicos industriais e domésticos, metais, sulfatantes presentes nos detergentes, shampoos e inseticidas, aditivos químicos e solventes industriais, podem causar problemas para o homem e meio ambiente.

g) Desreguladores endócrinos que interferem no sistema hormonal humano e animal. Aparecem também em medicamentos como os fitoestrógenos, usados na proteção contra o câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios cerebrais, no combate à osteoporose na mulher quando entra na menopausa.

h) Alguns produtos farmacêuticos podem ser detectados em águas residuais e em rios como analgésicos, cafeína, antibióticos, redutores de colesterol e antidepressivos.

i) Poluentes Orgânicos: usados nos pesticidas ou em preparo de produtos industriais como PVC(Cloreto de polivinila),Dioxinas, DDT(proibido).

j) Há evidências que muitos produtos podem causar tumores cancerígenos, defeitos congênitos, distúrbios de desenvolvimento, podendo afetar a fertilidade e saúde reprodutiva.

k) Estudos mostram a influência dessas substâncias na vida aquática selvagem".

Sugestões da Unesco e de outros setores de proteção ambiental:

01) Políticas para reciclar produtos farmacêuticos.
02) Agricultura Orgânica.Compostagem. Adubação verde.
03) Evitar jogar produtos químicos nos rios e outros mananciais.
04) Tratamento do esgoto.
05) Aterros sanitários, com tratamento do Chorume.
06) Coleta seletiva do Lixo, reciclando a maioria dos materiais descartados.
07) Biocombustível.
08) Carros elétricos.
09) Energia Solar e Eólica.
10)Melhorar o Transporte Coletivo, principalmente nas Grandes Regiões Metropolitanas.

Nenhum comentário: